retrospectiva-aprendizado-ano-novo

Retrospectiva de aprendizado: Valorize as pequenas vitórias

O famoso fim de ano chegou e com ele os pensamentos de conquistas e objetivos que foram ou não concluídos no ano que termina. Momento de retrospectiva e análise de evolução. Já passou por isso? Dessa vez, eu quis colocar por escrito minha retrospectiva como forma de reflexão. Assim podendo ajudar quem tiver nesse momento de análise e planos.

É um momento que esquecemos coisas simples e pequenas vitórias, focamos em algo grande e esquecemos de ver o que já superamos. Deixamos passar batido as pequenas vitórias do dia a dia.

Muito mais do que fazer planos para o próximo ano, precisamos analisar como foi o atual para que façamos novamente o que deu certo e que não cometamos os mesmos erros novamente no futuro.

Controle financeiro pessoal do ano

Há mais de 4  anos utilizo uma planilha de controle financeiro pessoal que me orienta sobre como anda minhas finanças, com o que mais gasto e o que eu recebi, de trabalhos, freelas etc.

Esta época do ano é a melhor para saber onde ficou apertado e analisarmos como podemos economizar em áreas que esbanjaram e investir em outras que possam ser úteis, como cursos, viagens entre outros. E até mesmo avaliar que tipo de trabalho que foi feito está sendo rentável ou não.

Criar essa recorrência de avaliação, ajudará a perceber oportunidades e até mesmo caminhos que você não deva continuar. Além de te dar um norte do que o próximo ano reserva para você.

Estudo e aprimoramento de Língua

Voltei a fazer algo que sempre arranja desculpas para empurrar para outra época. Aprimorar inglês e começar uma nova língua, no meu caso dessa vez, espanhol. Si, Yo no Hablo español.

Voltei a fazer curso, com datas e horas definidas para evitar que eu falhe com meu eu do futuro. Já o espanhol para diminuir o custo de investimento em estudos e ainda assim continuar aprendendo, comecei em um curso online do Duolingo. É uma ótima maneira de conhecer novas línguas utilizando de 10 a 20 minutos diários. Você não sairá fluente, claro, mas conseguirá sobreviver a algum aperto, caso venha acontecer.

Cursos de curta duração da sua área profissional

Cursos de curta duração sempre são ótimas alternativas para retornos rápidos e incrementação de currículo. A quanto tempo você não tem uma atualização no seu perfil do LinkedIn por aprendizados ou experiências? Quando foi a última vez que escreveu sobre alguma coisa ou ensinou algo à alguém?

Tudo isso é material para você aprender, e querendo ou não fazer sua imagem profissional.

Eu por exemplo, da área de marketing, aproveitei para fazer cursos gratuitos da RD Station, Universidade Rock Content, Hubspot e Enterprise DNA com um curso iniciante de Power BI.

E adivinha? Todos gratuitos! Sim, é possível se qualificar utilizando material gratuito e se por acaso você achar que não foi o suficiente para sua necessidade, no mínimo agora você consegue avaliar um curso que será bom através da ementa e quem sabe adquirir um curso pago que agregue mais.

Cursos de produtividade e performance

Além da sua área profissional, temos o lado humano de autodesenvolvimento. Este ano por exemplo fiz cursos que me ajudaram em performance e desempenho, como oratória (para me comunicar de maneira mais eficiente evitando ruídos e aprender a falar em público), curso de digitação (para digitar mais rápido e com uma postura melhor economizando tempo em tarefas simples e mecânicas)

Além disso, diversos outros curso que podem ser feitos, como gestão de tempo, organização, de português empresarial (ajudando a diminuir tempo revisando e-mails complexos), técnicas de persuasão, gestão de problemas e conflitos, e quem sabe aulas de skate, violão ou DJ? Pois, nem tudo que aprendemos, precisa ser usado no dia a dia do trabalho. Podemos usar para nossa satisfação e lazer também.

Feedbacks construtivos e elogios

E se por acaso você não sabe por onde começar, pense nos feedbacks que você recebeu do seu chefe, amigos, colegas e familiares sobre alguma atitude ou dificuldade. Ou até mesmo sobre elogios.

Reflita nestas perguntas

  • O que tem destacado mais?
  • Onde você pode melhorar?
  • O que você quer melhorar?

Respondendo a estas perguntas, tudo que você precisa fazer, é sair da inércia e começar seu plano de ação, que pode ser, separar 10 minutos por dia para fazer um curso online.

Vida pessoal e carreira

Este ano tive diversas mudanças na minha vida, principalmente profissional. O ano em que fui Customer Success (Sucesso do cliente), Consultor de Marketing, Consultor de treinamentos online e Professor de pós-graduação.

Isso influenciou em novas amizades, novo estilo de vida, mudança de percepção de como as coisas funcionam.

São coisas que deixamos passar, aquele conselho que um colega te deu e que te ajudou a superar um momento ou a construir algo melhor. Aquela carne vermelha que você parou de comer na segunda para ajudar o mundo a ser menos carnívoro. Pequenas melhorias e doses de dopamina que precisamos para continuar lutando e seguindo em frente.

Isso acontece todo dia, mas esquecemos de olhar os detalhes e ficamos pensando no todo. Vamos erguer a cabeça para as coisas boas que já fizemos não importa o tamanho e seguir em frente sempre tentando ser melhor amanhã do que fomos hoje.

Esta é a reflexão que deixo para um ano novo que se inicia onde tudo pode ser refeito e agora com mais experiência.

Boas festas!

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.