Ícone do site CV do Fábio

Previsibilidade e usabilidade na Internet

usabilidade-previsibilidade-foco-usuario

Os visitantes do seu site não devem precisar pensar no que fazer. Essa é a primeira lei da usabilidade de Steve Krug. Os comandos, as opções, os menus, enfim, todos os elementos presentes na página devem ser evidentes, até mesmo, para o mais leigo dos internautas.

Este artigo visa entender que previsibilidade está ligado à usabilidade, principalmente nos meio digitais, incluindo a proposta que não é apenas a identidade visual, mas sim a jornada de compra ou entendimento do seu cliente.

Steve Krug é especializado em arquitetura de informação e autor de “Don’t Make me Think”. Onde sua ideia principal é trabalhar o conceito de boa experiência em um website, um dispositivo eletrônico ou um automóvel, evitando a frustração das pessoas por não saberem ou não conseguirem utilizar algum recurso ou funcionalidade.

Obrigar as pessoas a pensarem quando chegam ao seu website é algo que consome suas energias mentais. Dessa forma, se encontrarem dificuldade para continuarem a navegação, não demorará até que muitos se sintam mentalmente exaustos e saiam, fazendo com que você perca sua audiência.

Este tipo de trabalho é responsabilidade de um profissional de marketing, seja ele UX, UI ou designer. Geralmente estas atribuições estão relacionadas dependendo do nível de experiência do profissional.

A verdade da leitura digital

Se você parar para refletir por um minuto, constatará que a MAIORIA (por que, sim, existem exceções) das pessoas não lêem uma página na internet palavra por palavra. Nós a olhamos, pulamos de uma parte a outra e clicamos no primeiro link que acreditamos ter o que procuramos.

Designers costumam propor layouts considerando que os usuários considerarão cada item presente na tela. Mas a melhor analogia é que, as páginas parecem mais com um outdoor a 100 km/h.

Reflita ao construir uma estrutura de informação

Quando vamos criar ou atualizar uma navegação digital é interessante trabalharmos com alguns conceitos que nos ajudarão a ajudar os leitores e usuários.

Para uma estrutura de websites e blogs podemos considerar estes itens, imaginando que de repente uma pessoa caiu em sua página.

Usabilidade

Segundo International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto ou serviço pode ser usado por usuários para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11).

Checklist para agregar uma boa experiência em usabilidade

Sempre que construir algo, esteja pronto e disponível para testar e receber críticas. Não é necessário acatar a todas as recomendações sugeridas, mas refletir sobre elas e entender o real impacto que pode ter, é o mais importante para sua persona.

Não olhe com seus olhos para sua “criação”, entenda como as pessoas o vêem para melhorar. Afinal, experiências trazem uma evolução constante.

Sair da versão mobile