A gestão de marca é vital para a construção de uma identidade visual de uma empresa no nicho de mercado do qual atua. Contudo, para entender mais sobre esse conceito, leia mais detalhes nos tópicos deste artigo.
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O que é gestão de marca?
A gestão de marca, ou Branding, é todo o trabalho feito com o objetivo de melhorar a imagem de um negócio no mercado. Em síntese, a ideia consiste em criar estratégias e ações que contribuam numa identidade visual que tenha maior efeito, para:
- trazer reconhecimento à marca;
- deixá-la mais forte;
- fazer com que o público a deseje.
O intuito é gerar uma aproximação maior com o consumidor através dos valores, qualidade nos produtos e serviço que a empresa oferece. Dessa forma, a marca pode ter diversos benefícios, como aumentar as suas vendas, conquistar e fidelizar clientes, e lucrar muito.
Muitos gestores ignoram a importância deste conceito, principalmente os que têm pequenos e médios negócios, pois não entendem sua eficiência. Todavia, isso acontece pela falta de visão empreendedora e que não sabem o poder que a gestão de sua marca pode oferecer.
Com o mercado cada vez mais competitivo, tudo pode fazer a diferença na hora de gerar uma venda ou atrair clientes. Por isso, a empresa que tem uma presença digital sólida em seu nicho de atuação, tem mais chances de fazer sucesso com o público.
Uma boa gestão de marca envolve conceitos básicos sobre a percepção de mercado. Imagem de fauxels no Pexels.
O que envolve a gestão de marca?
A gestão de marca envolve a percepção de alguns conceitos vitais em uma administração. Por isso, entendê-las é essencial para que as ações e estratégias de criar uma boa identidade visual sejam mais eficientes, confira nos tópicos a seguir.
Gestão de marca com propósito
Esse conceito significa dizer que a sua marca deve definir um objetivo para alcançar. Todavia, isso vai além de cumprir com essa meta para com os clientes, a ideia é que o propósito seja o combustível para o trabalho.
Consistência
Todos os canais de comunicação da empresa, bem como o atendimento ao cliente precisam estar em perfeito alinhamento e pronto para lidar com situações adversas. Ou seja, não importa por onde o público entre em contato com a marca, a postura deve ser a mesma.
Flexibilidade
Uma marca flexível tem muito mais vantagem sobre as outras, uma vez que a postura dos clientes pode mudar, o que é natural. Por isso, é vital que a empresa se adapte aos desejos e comportamentos do público.
Isso é de suma importância para não perder a confiança do consumidor e mostrar o valor que o negócio pode oferecer a eles. Além disso, ajuda a sua marca a não perder a identidade, sendo mais consistente.
Em uma gestão de marca, ser flexível é um grande diferencial para a empresa se destacar. Imagem de RODNAE Productions no Pexels.
A emoção
Muitas marcas usam apenas o lado racional para conduzir os seus negócios, o que não é errado, mas uma gestão mais humanizada é vital. Ao passo que, ao usar a emoção, há mais chances de atrair os clientes com boas ações de marketing e fidelizá-los.
Envolver os colaboradores
Os funcionários, na maioria das vezes, são o primeiro contato que o cliente terá com a marca, o que aumenta a importância deles. Em síntese, o ideal é treiná-los com uma boa gestão de pessoas, assim, eles saberão como lidar com o público e engajar o negócio.
Ser leal aos clientes
Esse conceito de gestão de marca é muito importante para a sua empresa, ao passo que os clientes fiéis são vitais para o negócio. Por isso, uma boa forma de ser leal a eles é ser grato com algum tipo de bonificação ou promoções.
Aprenda com a concorrência
Os seus concorrentes sempre estão em busca de aprimorar seus produtos e serviços, por isso, você deve fazer o mesmo para satisfazer os clientes. Então, aprenda com eles, observe as suas estratégias e busque fazer ainda melhor.
Por que é importante trabalhar a gestão de marca?
A gestão de marca ajuda o seu negócio a ter mais valor para o público. Em síntese, mesmo que os produtos e serviços que ofereça sejam de qualidade, há outras empresas que também podem fazer um mesmo.
O trabalho dos tipos de marketing e publicidade será de suma importância para mostrar o porquê que uma marca é diferente das demais, como os seus:
- atributos;
- promessas;
- valores;
- qualidade.
Tudo de forma simples para ficar na mente do cliente e ele passe a associar aquilo que consome com a sua empresa. Por fim, lembre-se que quanto melhor forem as estratégias e ações, maiores serão os resultados.
Imagem de fauxels disponível em Pexels.