Gestão de marca: saiba o que é preciso para melhorar a imagem da sua empresa no mercado

A gestão de marca é vital para a construção de uma identidade visual de uma empresa no nicho de mercado do qual atua. Contudo, para entender mais sobre esse conceito, leia mais detalhes nos tópicos deste artigo.

Leia também:

O que é gestão de marca?

A gestão de marca, ou Branding, é todo o trabalho feito com o objetivo de melhorar a imagem de um negócio no mercado. Em síntese, a ideia consiste em criar estratégias e ações que contribuam numa identidade visual que tenha maior efeito, para:

  • trazer reconhecimento à marca;
  • deixá-la mais forte;
  • fazer com que o público a deseje.

O intuito é gerar uma aproximação maior com o consumidor através dos valores, qualidade nos produtos e serviço que a empresa oferece. Dessa forma, a marca pode ter diversos benefícios, como aumentar as suas vendas, conquistar e fidelizar clientes, e lucrar muito. 

Muitos gestores ignoram a importância deste conceito, principalmente os que têm pequenos e médios negócios, pois não entendem sua eficiência. Todavia, isso acontece pela falta de visão empreendedora e que não sabem o poder que a gestão de sua marca pode oferecer.

Com o mercado cada vez mais competitivo, tudo pode fazer a diferença na hora de gerar uma venda ou atrair clientes. Por isso, a empresa que tem uma presença digital sólida em seu nicho de atuação, tem mais chances de fazer sucesso com o público.

Uma boa gestão de marca envolve conceitos básicos sobre a percepção de mercado. Imagem de fauxels no Pexels.

O que envolve a gestão de marca?

A gestão de marca envolve a percepção de alguns conceitos vitais em uma administração. Por isso, entendê-las é essencial para que as ações e estratégias de criar uma boa  identidade visual sejam mais eficientes, confira nos tópicos a seguir.

Gestão de marca com propósito

Esse conceito significa dizer que a sua marca deve definir um objetivo para alcançar. Todavia, isso vai além de cumprir com essa meta para com os clientes, a ideia é que o propósito seja o combustível para o trabalho.

Consistência

Todos os canais de comunicação da empresa, bem como o atendimento ao cliente precisam estar em perfeito alinhamento e pronto para lidar com situações adversas. Ou seja, não importa por onde o público entre em contato com a marca, a postura deve ser a mesma.

Flexibilidade

Uma marca flexível tem muito mais vantagem sobre as outras, uma vez que a postura dos clientes pode mudar, o que é natural. Por isso, é vital que a empresa se adapte aos desejos e comportamentos do público. 

Isso é de suma importância para não perder a confiança do consumidor e mostrar o valor que o negócio pode oferecer a eles. Além disso, ajuda a sua marca a não perder a identidade, sendo mais consistente.

Em uma gestão de marca, ser flexível é um grande diferencial para a empresa se destacar. Imagem de RODNAE Productions no Pexels.

A emoção

Muitas marcas usam apenas o lado racional para conduzir os seus negócios, o que não é errado, mas uma gestão mais humanizada é vital. Ao passo que, ao usar a emoção, há mais chances de atrair os clientes com boas ações de marketing e fidelizá-los.

Envolver os colaboradores

Os funcionários, na maioria das vezes, são o primeiro contato que o cliente terá com a marca, o que aumenta a importância deles. Em síntese, o ideal é treiná-los com uma boa gestão de pessoas, assim, eles saberão como lidar com o público e engajar o negócio.

Ser leal aos clientes

Esse conceito de gestão de marca é muito importante para a sua empresa, ao passo que os clientes fiéis são vitais para o negócio. Por isso, uma boa forma de ser leal a eles é ser grato com algum tipo de bonificação ou promoções.

Aprenda com a concorrência

Os seus concorrentes sempre estão em busca de aprimorar seus produtos e serviços, por isso, você deve fazer o mesmo para satisfazer os clientes. Então, aprenda com eles, observe as suas estratégias e busque fazer ainda melhor.

Por que é importante trabalhar a gestão de marca?

A gestão de marca ajuda o seu negócio a ter mais valor para o público. Em síntese, mesmo que os produtos e serviços que ofereça sejam de qualidade, há outras empresas que também podem fazer um mesmo.

O trabalho dos tipos de  marketing e publicidade será de suma importância para mostrar o porquê que uma marca é diferente das demais, como os seus:

  • atributos;
  • promessas;
  • valores;
  • qualidade.

Tudo de forma simples para ficar na mente do cliente e ele passe a associar aquilo que consome com a sua empresa. Por fim, lembre-se que quanto melhor forem as estratégias e ações, maiores serão os resultados. 

Imagem de fauxels disponível em Pexels.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.