Currículo

Fábio Gomes da Silva - Melhor Consultor e Especialista em emarketing e Hubspot no Brasil
Consultor de Marketing Digital & Revenue Operations

Fábio Gomes da Silva

Veja em Português | See in English | Ver LinkedIn

Consultor de Marketing Digital e produtos digitais

Brasileiro, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, especialista em comunicação digital, atuo com foco em consultoria de marketing digital há mais de 15 anos.

Tenho experiência gestão de CRM, automação de marketing, aquisição de leads para funil de vendas, gestão de projetos digitais, mídias pagas(PPC) e Otimização de sites para motores de busca(SEO).

Escolaridade e Formação

Business Program
Innovation and Leadership in Project Management – Maio/2023 a Junho/2023
INDEG-ISCTE Executive Education – Lisboa – Portugal

Business Program
Marketing Executive Program – Jan/2017 a Fev/2017
Business English – Jan/2017 a Fev/2017
Ohio University – Athens/OH – USA

Pós-Graduação/Especialização
Gestão de Pessoas – Set/2015 a Nov/2016
IEC Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) – BH/MG – BRA

Pós-Graduação/Especialização
Desenvolvimento de Aplicações Web – Set/2011 a Abr/2013
IEC Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) – BH/MG – BRA

Graduação
Produção Multimídia – Ago/2008 a Dez/2010
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) – BH/MG – BRA

Experiências Profissionais

Senior Revops – Sales and Marketing Operations

Loadsmart (USA Company)

  • HubSpot Operations: Desenvolvi e mantive fluxos de trabalho, processos de distribuição automática e garanti a integração perfeita com o Salesforce, sem erros de sincronização. Criei fluxos de trabalho personalizados para as equipes de vendas e marketing.
  • Zendesk Operations: Gerenciei e dei suporte à comunidade e ao Centro de Ajuda da Loadsmart voltados para os clientes, oferecendo orientação técnica e operacional.
  • SalesLoft Operations: Configurei e mantive cadências de vendas, integrei o SalesLoft ao Salesforce e forneci suporte às equipes de vendas e marketing.
  • ZoomInfo Operations: Liderei a integração do ZoomInfo com Salesforce, HubSpot e SalesLoft, incluindo funcionalidades como WebSights, FormComplete e Intent Data.
  • LinkedIn Sales Navigator Operations: Gerenciei usuários e treinei as equipes em estratégias de prospecção utilizando o LinkedIn Sales Navigator.
  • Team Training & Process Improvement: Foquei em capacitar as equipes de vendas e marketing, treinando-as no uso de ferramentas tecnológicas, reduzindo o ciclo de vendas e maximizando a eficiência das ferramentas para melhorar o desempenho.

Coordenador de Desenvolvimento e CRM

VHSYS (ERP para pequenas e médias empresas)

Responsável pela implementação e migração de CRM próprio para a plataforma Hubspot incluindo reestruturação de algumas áreas para adequação e treinamento dos times e stakeholders envolvidos.

Posição anterior: Especialista em CRM e Automação Hubspot

Consultor de Marketing , Expert Services

Rock Content (Marketing de Conteúdo & Marketing Digital)

Responsável pela criação e acompanhamento das estratégias de Inbound Marketing de empresas Enterprise (Grande porte) na Rock Content. Auxílio estas empresas a atingirem seus objetivos de receita e crescimento através do Inbound Marketing.

Foco em:

  • Alinhamento entre Marketing e Vendas;
  • Geração de Leads e automação de Marketing (RD Station, Hubspot, MailChimp, Salesforce Pardot, Salesforce Marketing Cloud, Dinamize e LeadLovers);
  • Estudo e implantações de CRM;
  • Automação Inteligente de nutrição para os leads.
  • Otimização de sites e blogs para o crescimento orgânico e para aumentar as taxas de conversão;
  • Criação de campanhas especializadas e segmentadas no meio digital;
  • Consultoria de boas práticas de SEO, redes sociais, vendas e e-mail;
  • Melhoria de conversão de visitantes em leads.

MArketing Partner Customer Success

Rock Content (Marketing de Conteúdo & Marketing Digital)

  • Gerenciamento da carteira de clientes de diferentes perfis e segmentos;
  • Desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo que resultarão em sucesso para o negócio dos clientes;
  • Ensinamento de conceitos e táticas de marketing digital;
  • Acompanhamento da “saúde” dos clientes e resolução de seus problemas antes que saibam;
  • Negociação de novos contratos (upsell) visando o resultado dos clientes e ações contra churns/cancelamentos;
  • Definicição de objetivos, prestação de consultoria, acompanhamento de métricas dos clientes, próprias e do setor;
  • Trabalho de gestão de entregas para garantir que os clientes receberão conteúdos de altíssima qualidade.

Participações Significativas:

  • Participação de treinamento para freelancers da comunidade Rock Content;
  • Treinamento de Inbound Marketing, na vista técnica, para colaboradores.

Professor (Pós-graduação)

Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC Barbacena)
Facilitador no curso de Pós-graduação em Marketing Digital de Alto Desempenho.
Disciplinas: Inbound I e Inbound II (Sábados)

Professor (Pós-graduação)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Facilitador no curso de Pós-graduação em Gestão de Marketing Digital e Mídias Sociais.
Disciplinas: Gestão de Mídias Sociais I e Gestão de Mídias Sociais II (Turno noite)

Participações Significativas:

  • II Encontro de Empreendedores (2018). Painel e palestra sobre “Como seus concorrentes estão usando o marketing de conteúdo para  interceptar clientes e leads que deveriam ser seus”.

Analista de Marketing & CRM

ATS (Sistema para Automação e Gestão Empresarial – ERP para o Varejo)
Responsável pelo treinamento e monitoramento do CRM e processo de vendas dos canais diretos e de distribuição no território nacional. Também atuei na presença online da marca em mídias sociais e do SEO e SEM(Google Adwords,Facebook Ads, Instagram e LInkedIn).

Participações Significativas:

  • Desenvolvimento do produto Resulth Poynt para pagamentos mobile;
  • Implantação e treinamento do CRM e controle de vendas dos canais diretos e indiretos;
  • Responsável por enriquecer a comunicação das Marcas nos ambientes digitais com a finalidade de incentivar a venda;
  • Acompanhar resultados e KPIs das ações em mídias sociais, PPC, e-mail marketing, campanhas em geral;
  • Prospecção e análises do público-alvo através de técnicas do marketing digital como SEM, SEO, Inbound Marketing, Remarketing, Analytics e blogs. (Google Adwords, Bing, Facebook ADs e LinkedIn Ads);
  • Criação do planejamento de mídia para o marketing offline e online;
  • Organização de ações externas, tais como, lançamentos e divulgações de produtos e serviçoes;
  • Contato com agências de publicidade, fornecedores e gráficas;
  • Organização e produção de eventos, feiras e convenções da empresa;
  • Acompanhamento e estudo sobre o perfil do cliente, definição de persona para os produtos e serviços;

Programador Multimídia (Estúdio)

Easy To Learn / Instituto FACEB / IBPAC / ALIS
Desenvolver projetos interativos para web usando HTML5, JavaScript, JSON, XML e CSS, tais como Jogos, aulas dinâmicas e documentos.

Configuração e gerenciamento das plataforma de E-Learning Blackboard e Moodle.

Criação de propostas gráfica do projetos com base nas informações do briefing e identidade visual do cliente a partir dos storyboards.

Gerenciamento de transmissões ao vivo, fotografia, vídeos, suporte à cursos e webinars de clientes e parceiros.

Head of Softwares & Systems Development

Eduplix (StartUp)
Desenvolvimento e adaptação de aplicativos Web para cognição e análise de competências juntamente com a equipe de Neuropsicólogos, psiquiatras e especialista da educação.

Web Designer (Marketing)

ATS (Sistema para Automação e Gestão Empresarial)
Elaboração de comunicados internos e externos, criação de lâminas e books publicitários impressos, atualização do site institucional, criação de sistemas internos, utilizando tecnologias Web, geração de conteúdo para eventos institucionais e feiras, monitoramento de SEO e campanhas publicitárias e fotografia e acompanhamento de feiras nacionais e internacionais relacionadas à empresa.

Participações Significativas:

  • Criação da Área Restrita para clientes;
  • Monitoramento de campanhas publicitárias online (Google Adwords e banners publicitários de sites parceiros);
  • Participação direta na usabilidade e design dos novos produtos;
  • Redefinição do conceito de marketing e institucional da empresa;
  • Criação do sistema para Telemarketing;
  • Criação da Intranet;
  • Criação do sistema de gerenciamento de revendas autorizadas;
  • Otimização do site para mecanismos de buscas.

Coordenador

Data Byte – Escola Profissionalizante
Treinar professores, elaborar e monitorar planos de aulas, recrutamento de professores, reuniões de pais, marketing institucional.

Posição anterior: Instrutor

Ministrar cursos de Operador de Microcomputador, Web Design, Designer Gráfico, Analista Técnico de Computadores e Redes, Palestras Profissionalizantes, Digitação, Lógica com programação em Delphi e Banco de dados.

Participações Significativas:

  • Mérito em participação, 2007;
  • Padronização dos cursos da escola, 2008/09;
  • Criação de eventos extracurriculares para alunos, 2008;
  • Instrutor destaque 2008;
  • Construção do site Data Byte, 2009;
  • Criação do campeonato de digitação online, 2009;
  • Criação do Curso de Multimídia, 2009.

Conhecimentos tecnológicos

Desenvolvimento Web
Conhecimento avançado em HTML, CSS, XML, Banco de Dados MySQL, Action Script, Java Script, JQuery, e PHP.
Conhecimento intermediário em Java e Desenvolvimento Android Mobile.

Design

Corel Draw, InDesign, Illustrator, Photoshop, Premiere, After Effects, Encore, Sony Vegas, Sony DVD Architect, 3DS Max.

Office

Windows, MAC OS, Microsoft Office Word, Excel, Access, PowerPoint, Open office e Google Docs.

Participações em Palestras e Workshops

Google Analytics, Google Adwords, Google Adsense, Google Data Studio, Semrush, Administração, Marketing Digital, CRM, ERP, Fotografia, Edição de vídeo, Design, Usabilidade, UX e UI Design, Ergonomia na Web, Arquitetura da informação, Gestão de Projetos Digitais, Big data, Empreendedorismo, SEO (Search Engine Optimization), Mobilidade e Comunicação Digital, Web Responsivo, BPM, SCRUM, Padrões Web, Liderança, Gestão de Pessoas e Estratégias competitivas.

Certificações

  • OKR Essencial: Defina Metas com OKRs – Feedz – 2020
  • Adv SEO Course – Craig Campbell SEO – 2020
  • SEO Manager Certification – BlueArray – 2020
  • Link Building Test – SEMRush – 2020
  • Inteligência emocional – Escola Conquer – 2020
  • Certificação em PDCA e SDCA – Rock Content – 2019
  • Feedback – Rock Content – 2019
  • RD Station Marketing – RD University – 2019
  • Channel Sales Partners Education – Facebook – 2018
  • HubSpot Trainer Certification – Hubspot – 2019
  • Especialista em Mídias Sociais (Social Media Certified) – Hubspot – 2018
  • Especialista em Inbound Marketing  – Rock Content – 2017
  • Especialista em Customer Success – Rock Content – 2017
  • Especialista em Marketing de Conteúdo 2.0 – Rock Content – 2017
  • Especialista em Inside Sales – Rock Content – 2017
  • Especialista em Blogs Corporativos – Rock Content – 2017
  • Especialista em Mídias Sociais – Rock Content – 2017
  • Especialista em Email Marketing – Rock Content – 2017
  • Especialista em Branding & Buzz – Rock Content – 2017
  • Especialista em SEO (Search Engine Optimization) – Rock Content – 2017
  • Especialista em Produção de Conteúdo para Web 2.0 – Rock Content – 2017
  • Inbound Certified – Hubspot – 2017
  • SIMM Flex – Search – 2017
  • Google Apps – Google Apps Management – 2016
  • Android Developing – Framework System – 2016
  • Mentoria Google Apps – QI Network Google Cloud Partner – 2016
  • Google Adwords – Basic principles of advertising – 2013
  • Google Adwords – Google Display Network Advanced Search – 2013
  • Mecanismos de Busca – Assespro Nacional – 2013

Idiomas

Português (Nativo): Fluente
Ingês (CEF or CEFR): Avançado – C1
Espanhol (QECR)
: Intermediário – B1

Setembro 2024 – Belo Horizonte – MG / Brazil