Aprenda a construir a sua presença digital

Presença digital: qual a importância dela e como construir a sua

A presença digital é crucial para quem quer vender um produto ou serviço online. A princípio, ela é o que vai ajudar a empresa ou marca a serem populares. Então, veja neste artigo os conceitos básicos desse termo e como colocar ele em prática.

Qual a importância dessa presença?

A razão de estar presente no mundo digital se dá porque sem ela, ninguém existe. Ou seja, é como se uma pessoa ou empresa sequer sejam lembradas. Do mesmo modo, nenhum cliente em potencial vai tê-los como referência.

Para que entenda melhor, no mundo físico, seria como uma companhia sem endereço ou telefone. Portanto, essa presença é uma forma de ocupar um espaço dentro do mundo virtual nos dias atuais.

A ideia de presença digital se dá muito por causa de como a tecnologia avançou. Dessa maneira, o marketing evoluiu para a sua versão digital que trata muito disso. Acima de tudo, hoje se sabe que marcas fortes estão todas no meio online para atrair mais clientes.

Quais os três tipos de presença?

O conceito é muito amplo por si só, visto que ele engloba muito conteúdo. Nesse sentido, o usuário pode se deparar com, pelo menos, três formas de ocupar espaço no ambiente digital, sendo elas:

  • Material online que a empresa produz e mantém: presença própria;
  • Monitorar resultados: de forma orgânica ou gratuita;
  • Conteúdo com vínculo em sites pagos: presença paga.

A presença digital tem quantos pilares?

São quatro pilares cruciais que sustentam esse tipo de prática nos dias de hoje. E não importa quem seja, esse é um cenário que qualquer pessoa ou marca participa. Agora, veja quais são esses tópicos:

  • Criar conteúdo;
  • Monitorar;
  • Posicionar-se;
  • Relacionar-se.

Criar Conteúdo

Para fazer valer esse espaço no mundo virtual, é preciso produzir muito conteúdo na rede. Além disso, esse material deve ser de qualidade e não só ter capacidade de impactar seu público-alvo, como também, mantê-lo interessado.

Monitorar

Esse conteúdo não pode ser só jogado na web na expectativa de gerar algum resultado. Ou seja, o autor deve usar das estatísticas a seu favor e monitorar de perto. Ainda mais hoje, que é possível acompanhar tudo em tempo real.

Posicionar-se

Esse ponto da presença trata de como a pessoa ou empresa se coloca para o mercado. Portanto, é diferente do conceito de imagem, que parte da premissa de como o mercado vê a marca.

Relacionar-se

A forma e a frequência de produção dá ao autor uma credibilidade maior sobre o assunto. Dessa maneira, ele se torna mais popular e influente, o que impacta na forma como seu público interage.

Como construir uma presença digital em três passos?

Para começar, com um site, uma página em rede social e com muito conteúdo. Acima de tudo, porque tudo que há na internet hoje se inicia em um desses pontos, ou usando todos eles ao mesmo tempo.

1 – Crie um site na web

Esse passo é o básico para quem quer fazer negócios mais a sério. Afinal, um site é a forma com que a empresa se apresenta aos usuários. Porém, apenas criar e deixá-lo sem atualizações não é o ideal.

A criação envolve não só deixar uma plataforma no ar, mas torná-la mais rica. E isso se faz com um bom layout e uma gama de informações variadas. Logo, é como se fosse um cartão de visitas virtual.

Inclusive, a melhor forma de garantir um bom resultado é por meio de especialistas na área. Assim, eles vão levar em conta todos os detalhes para deixar o portal de acordo com a identidade visual da companhia.

2 – Fazer perfis ou páginas nas redes sociais

A presença digital não quer dizer aparecer em todas as redes sociais que existem. Acima de tudo, a melhor opção é estar presente naquela em que o seu público usa mais. Porém, se for necessário, adicione essa ideia em sua estratégia, desde que ela faça sentido.

É válido pensar qual rede mais combina com o serviço ou produto que está oferecendo. Por exemplo, se deseja usar mais imagens, o ideal pode ser o Instagram. Do mesmo modo, caso precise mais de mensagens curtas e rápidas, o Twitter pode ser a melhor opção.

Isso já vai te dar uma boa ideia de como se deve fazer a gestão dessas plataformas. Por fim, não esqueça de manter a página sempre atualizada com novidades. Além disso, tente interagir com seus seguidores para criar uma boa relação e gerar engajamento.

3 – Elabore conteúdo com frequência

No final das contas, sua presença digital vai depender muito da produção de conteúdo online. Portanto, aqui é onde não se deve poupar esforços e recursos para obter bons frutos.

Essa é a base de tudo porque é o que vai garantir novos seguidores e clientes. É também o que vai tornar a sua marca mais popular e confiável nas redes. Enfim, é o elemento mais importante para conquistar o seu espaço.

Os benefícios são inúmeros, a começar por ser uma forma de se apresentar nesse mundo. Dessa maneira, esse passo é a chave para manter sua estratégia de pé e acredite, é essencial ter uma.

Construa sua presença digital com eficiência

Ao longo desse texto, você viu como pode construir a sua presença de forma eficaz. No entanto, saiba que isso é apenas o início de um projeto de longo prazo. Acima de tudo, é algo que não pode ser feito de modo aleatório.

Vale lembrar também que essas etapas não são garantia de sucesso dentro da rede. Afinal, esse nível depende de vários fatores como o número dos clientes e como eles crescem, entre outros.O trabalho, ainda assim, deve seguir sendo feito com inteligência e com persistência. Portanto, siga os planos que tiver e não se decepcione caso não obtenha os resultados desejados logo de cara.

Foto de ANTONI SHKRABA no Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.