Marketing B2C tendências que não podem ser ignoradas

Marketing B2C: 3 tendências que não podem ser ignoradas

O mercado do marketing é bastante dinâmico. Ele muda constantemente. Diariamente, surgem novas tendências, tecnologias e táticas. Por isso, você deve se manter atualizado com as últimas novidades. Caso contrário, poderá ter dificuldades para alcançar um diferencial competitivo em sua área.

Pensando nisso, resolvemos listar quais são as principais tendências do Marketing B2C para este ano, destacando como elas funcionam, características e benefícios. Então, não perca mais tempo, continue com a leitura e tire suas dúvidas hoje mesmo. 

1- SEO

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre o SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um grupo de estratégias que tem como objetivo posicionar um site ou blog nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo. 

Para alcançar bons resultados, você deve investir em diversas técnicas. 

  • Criação de conteúdo;
  • SEO onpage;
  • Link building
  • Experiência do usuário;
  • E muito mais. 

O lado positivo é que a internet tem vários cursos gratuitos de Marketing Digital. Então, separe um horário em sua agenda e aprenda mais detalhes sobre essa área que está ganhando cada vez mais destaque no mercado. 

E os números comprovam o poder do SEO. Para se ter uma ideia, cerca de 64% dos profissionais de marketing investem ativamente em otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). ( HubSpot , 2020). 

Outro ponto positivo é que o SEO gera 1000% + mais tráfego do que a mídia social orgânica. (BrightEdge, 2019). Se você quer se destacar no mercado, vale a pena estudar as estratégias, provavelmente, terá mais sucesso na carreira. 

2- Pesquisa por voz 

Sem dúvidas, a pesquisa por voz (voice search) será uma das principais tendências nos próximos anos. Os usuários dos mecanismos de busca utilizam a voz para encontrar um determinado tema ou uma palavra-chave. É um jeito prático de tirar a sua dúvida, especialmente se tiver executando outras atividades, como dirigir um veículo. 

É impressionante o poder dessa ferramenta. 52% dos usuários de assistentes de voz dizem que usam tecnologia de voz várias vezes ao dia ou quase todos os dias. (The Smart Audio Report, 2020). 

Já 24% dos americanos com 18 anos ou mais possuem um alto-falante inteligente, ou cerca de 60 milhões de pessoas. (The Smart Audio Report, 2020). No mesmo local, 62% das pessoas com mais de 12 anos usam assistentes operados por voz. (Edison Research, 2020).

3- CRM 

A próxima tendência da nossa lista é um sistema em que as organizações podem gerenciar o relacionamento com os clientes de forma prática e eficiente. Uma das principais vantagens é que ele organiza todas as etapas para encantar e vender para o consumidor com facilidade. 

Por meio desse software, a sua equipe consegue entender o que e como fazer para impressionar mais clientes em curto espaço de tempo. A tecnologia ainda consegue eliminar tarefas robóticas e transformar o vendedor em um consultor ou facilitador. 

O CRM tem o poder de influenciar até na cultura da empresa. Com a aprimoração de processos, a sua equipe não perde tempo com burocracia e consegue melhores resultados, tanto em performance como financeiro. 

Ao contrário do que todo mundo imagina, a implementação do sistema é prático. Ele é fácil de utilizar, inclusive, para os colaboradores que nunca trabalharam com a tecnologia. 

Se você é um gestor ou pretende assumir um cargo de liderança, não pode ignorar o uso do CRM no dia a dia. Atualmente, 61% dos líderes com alto desempenho usam a tecnologia para automatizar partes do processo de vendas, contra 46% dos líderes com baixo desempenho. ( HubSpot , 2020). 

Estudos apontam que 65% dos profissionais de vendas usam um CRM e 97% consideram a tecnologia de vendas “muito importante” ou “importante” (LinkedIn, 2020). Já 53% dos vendedores de alto desempenho têm um nível de confiança mais alto em seus dados de CRM do que seus colegas. (LinkedIn, 2020). 

No mercado, o Pipedrive e Hubspost são uma das melhores opções quando o assunto é CRM. Elas ajudam a gerar leads qualificados, transformam leads em clientes e ajudam na conversão dos clientes em promotores. 

Conhecer essas tendências é fundamental para o sucesso de um profissional. No entanto, recomendamos investir em atualizações constantemente, uma vez que o mercado é bastante mutável e novas técnicas podem surgir durante a sua trajetória. 

Após descobrir quais são as tendências de Marketing B2C, entenda porque o Clubehouse perdeu para o Telegram, outra tendência que ganhou destaque nos últimos meses. 

Foto de Kaboompics .com no Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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