melhor consultor de marketing digital brasileiro

O que é um consultor de marketing digital?

Se você chegou a este artigo, está querendo saber o que é um consultor de Marketing Digital, não é mesmo? Pensando nisso, desenvolvemos um guia completo explicando o que faz, quais são os serviços que ele executa, quanto ganha, entre outras questões. 

Quer se destacar no mercado? 

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora. 

O que faz um consultor de marketing digital? 

A partir de agora, vamos mostrar quais são os serviços que grande parte das empresas solicitam para os consultores de marketing digital. 

Visão geral do negócio 

O diagnóstico de visão geral do negócio é um dos serviços mais requisitados pelas empresas. Sem dúvidas, o consultor de marketing é um dos melhores profissionais para desempenhar esse papel. 

  • Pesquisa;
  • Avalia;
  • Analisa; 
  • Identifica. 

O profissional ainda descreve quais são as ações mais indicadas para a sua empresa, seja para otimizar os resultados ou ajustar aquelas que estão com os números abaixo do mercado. 

Em outras palavras, o consultor é contratado para identificar quais são os problemas e apontar as melhores opções para solucioná-los.

Indicações de profissionais 

Uma das principais vantagens do consultor em marketing digital é que ele conhece todos os detalhes da sua área. Ele sabe quais são os melhores profissionais para desenvolver um trabalho de SEO, redes sociais, mídia paga, Marketing de Relacionamentos, entre outros. 

Identificação de erros e acertos 

O trabalho de um consultor de marketing é semelhante ao de um médico. Ele é responsável por colocar o dedo na ferida, ou seja, ele enxerga problemas que os colaboradores da organização nunca haviam visualizado. Apesar de ser uma situação complicada, o especialista é transparente e prático, indicando quais são as melhores soluções para mudar o jogo. 

Quanto ganha um consultor de marketing? 

O salário de um consultor de marketing é estabelecido conforme as suas experiências. Este tipo de trabalho é feito por especialistas comprovados com anos de experiências. Geralmente quanto mais trabalhos e projetos ele participou, maior seu conhecimento e logo sua hora de trabalho.

Os consultores podem ser especializados por áreas também, por exemplo consultor em mídias sociais ou consultor em implementação de CRM SalesForce ou Hubspot, por exemplo.

Geralmente, quanto mais específico e/ou mais avançado, mais caro será a hora desse profissional. Portanto é sempre bom ter um time interno ajudando este profissional para ter um melhor proveito de sua hora.

Consultor de marketing deve ter ensino superior? 

Ao contrário do que muita gente imagina, um consultor de marketing digital não precisa ter uma formação acadêmica no currículo. Porém, investir em conhecimento nunca é demais e traz várias oportunidades para a sua vida. 

Geralmente, os profissionais são formados nas seguintes áreas. 

  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Públicas;
  • Ciência da computação;
  • Produção Multimídia;
  • Desenvolvimento de sites;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Marketing;
  •  Jornalismo;
  • Ou várias delas somadas.

É possível encontrar ainda especialistas em tecnologia e cursos de vendas que atuam nessa área. A regra é clara: quanto mais conhecimento, mais chances você tem para garantir um diferencial competitivo no mercado. 

Como ser um consultor em marketing digital?

Agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como ser um consultor em marketing digital. 

Busque especializações 

O primeiro passo para ser um especialista em marketing digital é ter sede por conhecimento, principalmente em um mercado que sofre alterações constantemente. 

Você pode utilizar vários tipos de mídias para aprimorar os estudos. Vale visitar com frequência blogs da área, assistir a vídeos e cursos de profissionais experientes no assunto, ouvir podcasts no caminho de casa ou do trabalho e ler as melhores obras do mercado. 

O mais indicado é mesclar o aprendizado entre ferramentas que fazem parte da rotina dos profissionais, métricas e conceitos importantes da área. Na internet, existem cursos gratuitos de marketing digital. Vale a pena visitar este artigo sobre fontes de estudo em marketing avançado

Encontre um mentor 

Outra dica interessante é buscar um mentor para acompanhá-lo durante a sua jornada. Esse tipo de profissional ajuda a mostrar quais são os melhores atalhos da carreira, os obstáculos, desafios, as dicas para ter sucesso como consultor de Marketing Digital. 

Um dos principais benefícios dessa parceria é que o especialista pode mostrar ainda quais são os erros que ele cometeu ao longo da carreira e o que fez para solucioná-los. Dessa forma, você estará mais preparado para enfrentar os desafios. 

Escolha um nicho de atuação 

Você deve escolher o seu nicho de atuação. É possível atuar em diversas áreas.

  • Site;
  • Blog;
  • Mídia paga;
  • Mídias sociais;
  • Gestão e Otimização de processos;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing de relacionamento; 
  • CRM e ferramentas de vendas;
  • E muito mais. 

Com uma especialização, você terá mais chances no mercado de trabalho

Crie um blog 

A construção de um blog pode ser um ótimo portfólio para a sua carreira. Por meio dele, os clientes conhecem as suas principais competências, tipo de escrita, habilidade em design, entre outras características. Essa é uma ferramenta que pode trazer bastante diferença em um processo seletivo.

Um consultor de marketing é um profissional que tem visão de mercado em vários clientes, atua em diversos tipos de segmento, mostra soluções criativas, tem um perfil multidisciplinar e habilidades técnicas. É um especialista fundamental para o sucesso do seu negócio. 
Após descobrir o que é um consultor de Marketing Digital, conheça as suas suas múltiplas inteligências e conquiste um diferencial no mercado.

Caso precise de uma consultoria especializada, basta falar comigo!

Photo by Adeolu Eletu on Unsplash

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.