Os 4 Ps do marketing são estratégias utilizadas pelas grandes marcas para ter sucesso, conheça aqui como funciona esse conceito

Conheça os 4 Ps do marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção

Os 4 Ps do marketing representam a definição dos quatro pilares essenciais para uma estratégia de sucesso de qualquer empresa. Além disso, esse conceito também é chamado Mix de Marketing. Entenda melhor esse termo e para que ele é usado. 

O que são os 4 Ps do Marketing?

Eles são os quatro pilares de uma estratégia e significam Preço, Produto, Praça e Promoção. Assim, são eles os responsáveis por definirem a chegada de uma marca até o seu público-alvo, posicionando no mercado e atingindo suas metas. 

De fato, existem definições essenciais para o marketing e que nunca deixam de ser utilizadas. Por exemplo, esses 4 Ps, que mesmo com a mudança no modo de consumo, continuam sendo um conceito importante.no planejamento das empresas. 

É claro que essa estratégia, criada em 1960, já passou por diversas atualizações, em especial no atual período. No entanto, segue sendo uma das táticas mais aplicadas entre várias empresas em todo o mundo.  

Qual a origem do conceito? 

Foi em 1960 que essa estratégia começou a ganhar mais espaço. Dessa forma, o autor Jerome Mccarthy foi quem propôs esse conceito em seu livro “Marketing Básico: Uma abordagem gerencial”.

Mesmo assim, só em 1967 que Phillip Kotler, o pai do marketing moderno, em seu livro “Gestão de Marketing”, apresentou esses quatro pilares de forma concisa. Portanto, foi a partir daí que esse assunto começou a se popularizar.

A importância dos 4 Ps do marketing para as empresas

Mesmo após décadas, o Mix do Marketing continua sendo estudado e usado. Sua importância é grande para o sucesso das empresas, sendo a ferramenta que orienta como planejar e tornar qualquer estratégia efetiva dentro do mercado atual

Para consolidar uma marca e ter um bom posicionamento é necessário seguir cada definição de Preço, Produto, Praça e Promoção. Afinal, elas são responsáveis por formar a imagem da empresa para os clientes. Veja outros motivos que tornam os 4 Ps importantes: 

  • Criam estratégicas com foco no público-alvo;
  • Constroem a imagem da marca no mercado, trazendo para o consumidor uma experiência direta com o produto;
  • Trazem uma melhor experiência para o cliente; 
  • Tornam-se a marca única e relevante para o público, bem como a diferencia dos concorrentes.

Foto: Os 4 Ps do marketing são essenciais para definir as estratégias de crescimento de um negócio. 

Preço 

Quando o assunto é marketing, o preço nem sempre é considerado. No entanto, esse é um fator muito importante para se construir a imagem de uma marca de sucesso. Além de ser o P responsável em gerar receita nas empresas. Diante disso, ele envolve questões como:

  • Formas de pagamento como cartão de crédito, dinheiro ou Pix;
  • Preço sugerido pelos fabricantes;
  • Formação para o preço final de venda;
  • Variações de preço para cada região;
  • Políticas de desconto;
  • Condições para pagamento. 

A relevância do Preço

O Preço, um dos 4 Ps do marketing, é importante, pois se refere ao valor que o consumidor pagará por um produto ou serviço. Então, os benefícios que o produto entrega serão considerados. Assim, envolve fatores psicológicos e emocionais para a compra. 

Pode-se dizer que quanto mais emoção um produto gera nos clientes, maior será o valor final dele. Dessa forma, um exemplo são os celulares de última geração, que as pessoas acabam pagando cerca de R$10 mil, só para tê-los em mãos.

Ao colocar Preço em um produto, a empresa deve considerar não apenas emoção, mas os custos que ele teve e o lucro. Além disso, é essencial analisar o valor oferecido pelos concorrentes. 

Produto 

Sem um produto não há uma marca ou empresa. Ainda, ele é responsável por satisfazer a necessidade do cliente e oferecer benefícios para esse grupo. Também, é em torno desse elemento que os outros Ps são criados e as seguintes decisões são tomadas: 

  • Opções e características, como cor, tamanho;
  • Qualidade do material ou serviço;
  • Embalagem;
  • Design;
  • Linhas de outros produtos desta mesma categoria;
  • Posicão da marca em relação a esse produto;
  • Serviços inclusos como assistência técnica ou tempo de garantia. 

Com base nessas decisões, o consumidor reconhece os atributos e qualidade que esse produto tem a oferecer. Assim, por exemplo, ao comprar uma Ferrari, o cliente deseja potência. No entanto, o status social que essa marca oferece também torna-se um fator. 

Praça 

A praça refere-se aos canais de distribuição e aos pontos de venda do produto. Assim, podem ser estabelecimentos físicos ou virtuais. Ou seja, é por meio desse P que se define como o cliente receberá o serviço, logo, isso envolve as decisões abaixo: 

  • Canais e cobertura da distribuição;
  • Pontos e regiões de vendas;
  • Locais para o estoque;
  • Logística do frete. 

Alguns produtos requerem uma estratégia de Praça mais ampla, por conta da possibilidade de logística, de custos e tempo que envolve a entrega. Por isso, é essencial que seja bem estruturado esse conceito. 

Promoção

De todos os 4 Ps do Marketing, a promoção é algo que todos já estão acostumados. Portanto, ela se associa de modo mais simples com as estratégias usadas no marketing. No entanto, não confunda esse P com descontos absurdos ou liquidações. 

Essa estratégia pretende estimular a procura do público-alvo pelo produto, despertando o interesse do consumidor. Diante desse cenário, as decisões tomadas pela Promoção são: 

  • Publicidade;
  • Merchandising;
  • Redes sociais com o auxílio de influenciadores; 
  • Propaganda. 

Para se ter sucesso com esse P, é necessário não estar apenas no offline, mas sim na internet. Com isso, as campanhas de promoção tornam-se atrativas para esse público que está sempre online.

Utilize os 4 Ps em seu negócio e tenha sucesso 

Ao entender melhor o uso dos 4 Ps do marketing fica mais fácil criar estratégias de sucesso para o seu negócio. Portanto, coloque esses conceitos em prática e destaque a sua empresa de toda a concorrência.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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