Entre o tráfego pago e o orgânico existem algumas diferenças. Mas, os dois geram bons resultados para as empresas que investem nesses recursos. No entanto, ainda é preciso descobrir qual é o melhor para o seu site junto com o marketing de conteúdo.
Conheça os conceitos de tráfego pago e tráfego orgânico
O tráfego tem a ver com o movimento de usuários em um site ou blog. Ou seja, o número de visitantes que acessam uma página. Dessa forma, se é um bom volume, as chances de taxa de conversão é maior.
A qualidade é mais importante do que a quantidade de acessos. Isso porque, quanto mais visitas, significa que o conteúdo da página é bom. Mas, apenas isso não basta, se não há conversão de usuários em clientes.
Quais as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico
No tráfego orgânico, os visitantes vão chegar ao site de forma voluntária. Isto é, ao fazer uma pesquisa no Google, que vai direcioná-lo até a sua página. Por isso, os conteúdos precisam ser de qualidade e atrativos para ganhar atenção desse buscador.
Com o tráfego pago, as empresas precisam investir nos anúncios em plataformas. Com isso, uma mídia desse tipo pode:
- Estar no Google;
- Ou em uma rede social;
- Aparecer em sites de entretenimento ou notícias.
Serve para fazer divulgações de promoções também, mas requer um investimento financeiro constante. Já que, só com uma campanha ativa é que os acessos se mantêm. Então, é uma opção que gera resultados mais imediatos.
Tem um melhor que o outro?
No caso do tráfego pago e tráfego orgânico não existe o melhor. Afinal, depende dos objetivos de cada empreendedor ou ainda:
- Caso tenha dinheiro para investir;
- Ou se prefere estudar o SEO para ter relevância.
Muitos não sabem, mas os dois conseguem caminhar juntos para gerar mais vendas. O orgânico sozinho, pode ser considerado demorado e toma muito tempo. Agora, usar apenas o pago, tem chances do retorno não ser o que se esperava.
Quando usar o tráfego pago
É uma escolha para quem precisa de um resultado imediato. Além disso, não exige conhecimentos técnicos para poder usar essa ferramenta. O que precisa ser estudado é como funcionam as plataformas de anúncios.
O melhor momento para usar esse recurso, é em situações quando não se tem uma equipe. Bem como, criou o site há pouco tempo e não consegue muitas visitas. Ou até mesmo, quando vai fazer um blog e quer garantir visibilidade.
Como funciona
Existem dois métodos para pagar o tráfego e conseguir mais exibição do seu conteúdo. Com isso, a ordem de exposição depende deles e precisa escolher entre:
- CPC (Custo por Clique);
- O CPM (Custo por Mil Impressões).
O primeiro significa que se paga pela quantidade de vezes que os usuários clicaram no anúncio. Por outro lado, o segundo é mostra quanto o anunciante paga a cada 1000 visitantes que veem o conteúdo.
Tráfego orgânico deve ser contínuo
Entre o tráfego pago e tráfego orgânico, este é o que precisa de uma estratégia. Portanto, alguns pontos precisam de atenção, que são:
- SEO;
- Palavras-chave e persona;
- Copywriting;
- Link Building.
Os recursos acima são muito importantes para que você tenha sucesso a longo prazo. Além disso, a falta de atualizações em sites, vai fazer com que ele caia no ranking. Por isso, muitas empresas estão investindo nos empreendedores e criadores de marketing.
Quais as vantagens?
O custo-benefício é melhor e pode fazer a diferença agora e continuar por mais dez anos, por exemplo. Ou seja, diminui os gastos com marketing e aumenta o lucro em seu negócio. Mas, é difícil chegar ao topo com tanta concorrência de outras marcas.
Por conta disso, o SEO é importante para ajudar a escalar as páginas para as primeiras buscas. Assim, os especialistas que estudam esse método realizam um trabalho completo. Ainda mais, evitam erros que podem prejudicar as empresas a longo prazo.
Como os tráfego pago e orgânico trazem resultado para seus negócios
Apesar de exigir muito empenho para conseguir bons frutos na internet, vale a pena. Principalmente, com o modo pago que gera respostas de imediato. Porque, chega aos usuários no exato instante em que ele precisa do conteúdo ou produto.
Ele também ajuda a ficar em primeiro nas pesquisas, o que é bem vantajoso. Além disso, gera acessos e não precisa do algoritmo padrão das redes. Afinal, não é determinado para quem chega, apenas é entregue para todos.
Já o orgânico também traz um ótimo resultado para os negócios e ajuda a dar autoridade a sua marca, pelo fato da empresa estar bem ranqueada no Google. Assim, acontece o reconhecimento e identificação, o que é bom para a conversão de clientes.
Quais os benefícios?
A diferença entre o tráfego pago e orgânico, é que o primeiro serve para situações certas. Ou seja, é quando precisa de algo ágil e que economize bastante tempo. Mas, o orgânico, atende muito bem com longos prazos e rankings.
O melhor é tentar usar os dois, para garantir mais resultados. Sem dúvida, alinhar as duas estratégias é o ideal para não só alcançar mais público, mas também para fidelizá-los.
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