como crm pode ajudar em negocios online

Como um sistema CRM pode dar um UP no seu negócio online?

Um sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta essencial para toda empresa que deseja crescer, sobretudo na Internet. Fácil de ser utilizada e com baixo custo, esse tipo de plataforma tem alto retorno de investimento.

Mesmo pequenos negócios podem se beneficiar de um sistema CRM. É ainda uma saída para empresas que tenham que trabalhar remotamente, um cenário bem comum após a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Abaixo, você confere como um sistema CRM pode dar aquele up no seu negócio.

1 – Encontre os clientes certos

O principal erro de quem administra um empreendimento é desconhecer quem são os seus clientes. Pode ser algo óbvio, mas infelizmente o cenário não é esse. Por ano, centenas de empresas acabam fechando suas atividades justamente por não conhecerem o público-alvo.

Para evitar esse contratempo, um sistema CRM empresarial é bastante eficaz. Um de seus benefícios, por exemplo, é a captação de leads. Todo o processo é realizado de forma automática e simplificada.

Primeiro, é necessário realizar a integração entre a plataforma de CRM e um aplicativo de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp Business e até mesmo o Instagram. A partir desse momento, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem, o sistema CRM cadastra essa pessoa como um novo lead.

Simultaneamente, esse novo cliente em potencial é encaminhado para o funil de vendas. Isso significa que a empresa já pode realizar a prospecção com foco em uma pessoa que está, de fato, interessada no produto ou no serviço.

2 – Melhor relacionamento

Ainda baseado no exemplo acima, sua empresa pode usar um sistema CRM para promover o relacionamento com o cliente. Ao ser cadastrado no sistema, esse cliente em potencial recebe um cartão de lead.

Neles, sua empresa pode inserir dados como telefone, e-mail de contato, cargo na empresa, entre outros dados. Você pode ainda acessar todo o histórico da conversa. Ao analisar o que deixa o cliente satisfeito, e quais são os pontos de objeção dele, seu negócio online tem a oportunidade de ajustar as formas de atendê-lo.

É relevante lembrar que esse procedimento pode ser realizado também com clientes que você cadastra diretamente na plataforma.

3 – Venda mais

Pesquisas indicam que a probabilidade de vender para um novo cliente é de no máximo 20%. Faz todo o sentido. Afinal, o cliente que desconhece a empresa, tem maior rejeição a novas ofertas.

Por outro lado, um cliente de longa data tem até 70% de chances de realizar uma nova compra. Essa é a razão pela qual ter um sistema de CRM para vendas tem impactos positivos nos negócios.

Basta verificar os dados que a plataforma oferece, e analisar as oportunidades. Se os clientes estão comprando mais a partir de um determinado estágio do funil de vendas, vale a pena continuar o investimento nessa estratégia. Agora, se eles estão desistindo, há formas de melhorar esse desempenho.

Um sistema CRM permite a integração com ferramentas de automação de marketing. Isso possibilita ao seu negócio online desenvolver diferentes estratégias para manutenção de clientes.

Se você tem um e-commerce, por exemplo, é possível programar o disparo de um e-mail sempre que um cliente colocar um produto no carrinho e desistir da compra. Assim, quando ele sair do site sem comprar nada, a ferramenta de automação de marketing dispara uma mensagem para ele.

O conteúdo você define. Pode ser apenas um lembrete ou até mesmo um desconto para que ele finalize a compra. Especialistas afirmam que essa estratégia pode retornar até mesmo 10% dos clientes. Um número bem relevante, ainda mais se considerarmos que a venda estava praticamente perdida.

4 – Ofereça um atendimento de excelência

Por mais que o objetivo do seu negócio online seja vender, você precisa se preocupar com outras questões que podem impactar o seu empreendimento. Uma delas é o atendimento dos seus clientes. Para essa função, um sistema de CRM é muito útil. Ainda mais para quem trabalha exclusivamente na Internet.

Como já apontado anteriormente, o CRM pode realizar a integração com diferentes aplicativos de mensagens. Dessa forma, independentemente se o cliente enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou pelo Facebook Messenger, todas elas irão para uma única caixa de entrada.

Essa facilidade permite que você responda sem sair do software ou pular de um aplicativo para outro. Essa metodologia permite que o seu negócio responda com os clientes com muito mais precisão e rapidez.

Hoje, os clientes não querem esperar para serem atendidos. Pesquisas apontam que eles acabam consumindo mais de empresas que oferecem um atendimento veloz.

Portanto, ter um sistema CRM é uma vantagem competitiva. Com ele, o seu negócio online tem a oportunidade de conquistar novos clientes e ainda manter satisfeito os clientes de longa data.

Post apoiado por: AmoCRM

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.