Habilidades essenciais para qualquer profissional em sua carreira

Habilidades essenciais para qualquer profissional em sua carreira

Já parou para pensar por quê as pessoas gostam mais de alguns profissionais e menos de outros? Você pode não concordar de primeira, mas você sempre terá uma pessoa que você confia mais ou contrataria para trabalhar contigo em algum momento no meio da sua equipe de trabalho.

Neste artigo vou comentar sobre as principais habilidades para te tornar um melhor profissional e desejado pelo mercado de trabalho. Pois, não é pela formação ou cargo que possui, e sim pelas pequenas habilidades que ele aplica no dia a dia, mesmo que inconsciente.

Veja abaixo as principais habilidades recomendadas para se destacar.

Planejamento a longo prazo

A falta de planejamento é o que mais afeta sua rotina. Sem um planejamento básico, você não terá tempo nem de interagir com seus colegas, seja para distrair ou ajudá-los em algo.

Pensar que você poderá ajudar uma pessoa hoje, que ela poderá ser seu chefe daqui a uns anos a frente, é algo a se pensar. E acredite, acontece muito.

Nunca pense apenas no agora, tanto nas relações como nos trabalhos. Crie conexões e soluções que sirvam para anos a frente e você será lembrado.

Leitura Rápida

Mais do que ler, acredito que seja essencial para qualquer profissional, ter um leitura rápido é algo que precisa de tempo de experiência. Quanto mais você lê, mais você aprende, melhor se desenvolve, tanto na escrita como na técnica de velocidade de leitura.

Essa habilidade te ajudará a ter uma leitura ágil com entendimento, afinal, tempo é dinheiro.

Trabalho intenso

Ninguém é reconhecido positivamente sendo preguiçoso, ninguém cresce na carreira sem trabalho, ninguém fica rico sem gerar resultado. Trabalhar é necessário, mas não apenas por trabalhar. Quando você tem o desejo de fazer acontecer, as coisas fluem melhor, você gera mais contato e consequentemente mais resultado.

Quanto mais focado você for em suas atividades, melhor seu desempenho. Lembre-se que não é o tempo que trabalha que trará resultado, e sim a eficiência com que trabalha.

Trabalhando com foco
Trabalhando com foco

Conhecimento em softwares de escritórios

Conhecer de ferramentas básicas de escritório é essencial para qualquer profissional da área administrativa. Além de te tornar produtivo, você consegue acostumar facilmente a qualquer outra ferramenta, fazendo que você se destaque nos assuntos técnicos. Isso envolve softwares como, Microsoft Word, Excel, Power Point, ou até mesmo, digitação rápida.

Filtro de informação

Somos bombardeados de informações o tempo inteiro, porém, não podemos e nem devemos prestar a atenção à tudo. Ter atenção a tudo que ocorre, ou se preocupar com qualquer coisa que se movimente à sua volta, consome energia e você se cansa mais rápido.

Tente filtrar fofocas, informações que não levarão a lugar algum. Foque em coisas que te darão resultado ou que possa ajudar alguém a se desenvolver.

Retenção de Memória

Memória é algo que sempre pode falhar. Mas não quer dizer que você precisa ter 100% das informações necessárias sempre na memória. Use e abuse de tecnologia para te ajudar a relembrar de informações. Para lembrar coisas sobre os clientes, utilize um CRM, para lembrar datas e atividades, use uma agenda digital como Google Calendário ou mesmo um bloco de notas.

Não confie demais na sua memória, use dela como um recurso de organização da informação e entenda seus limites, mas não perca informações por achar que sua memória é boa. Nós falhamos em algum momento e precisamos trabalhar os riscos.

Escrita e redação

Saber se comunicar é um dom, mas também é uma habilidade. Assim como qualquer outra habilidade, é treinável. Um dos processos que envolve a comunicação é uma boa escrita. Saber escrever, ter um bom vocabulário te deixará a frente de muitos outros. Um ótimo exemplo disso, são testes e seleções como o ENEM, que exigem uma redação.

Pensamento inquisitivo

Você pode até aceitar o que é imposto a você, mas questione o por quê das coisas. Isso ajudará de várias formas. Trazer pensamento crítico sobre as situações e participação ativa em processos. Entender tudo que está a sua volta é importante, e quanto mais você entender, melhor conseguirá agir e ajudar.

Autodisciplina

Nem tudo que vemos e aprendemos será ensinado, as vezes precisamos aprender. Isso quer dizer que, se você não tiver disciplina de aprender sozinho, você corre o risco de estagnar e ficar para trás.

Hoje em dia podemos aprender qualquer coisa a qualquer momento, mas ainda assim, pagamos por cursos e coachs. Isso ocorre por duas maneiras, ou para poupar tempo ou por que não temos disciplinas de fazer o processo por conta própria e preferimos ficar preguiçosos.

Pontualidade

Seja no trabalho ou vida pessoal, temos que concordar que não gostamos de quem chega atrasado. Bom, isso é uma coisa que é reparado de uma maneira mais precisa quando não acontece.

Geralmente as pessoas não irão elogiar por chegar no horário ou por fazer as coisas no prazo, afinal, é sua obrigação. O jeitinho brasileiro tornou o atrasado como algo que pode acontecer. Mas não leve isso adiante, tente ser a pessoa que cumpre prazos e horários. Isso te tornará uma pessoa melhor.

Networking e habilidades sociais

Uma habilidade que tenho certeza que consegui ao longo da minha carreira é a habilidade de interação e criação de laços entre colegas de trabalhos, amigos, clientes e fornecedores.

A interação humana em si, é o que difere profissionais no que se diz networking. O networking não é apenas ter a pessoa como uma conexão no LinkedIn, é você conseguir agregar valor para suas conexões de forma que isso crie um laço de confiança.

Aprender com os erros (os seus e dos outros)

Aprender é sempre um honra, mas sabemos que aprendemos mais com os erros do que com acertos. Mas não quer dizer que você precise errar sempre. Entender por que as pessoas erram e crie soluções a partir disso. Não precisamos cometer todos os erros para superá-los.

Culinária saudável

Uma coisa que está ligado ao seu humor e produtividade é sua alimentação e bem-estar. Por incrível que pareça aquela feijoada no horário de almoço pode sim mudar seu humor e sua produtividade. Controle suas emoções também pela boca (se achar necessário) afinal, alimentação acaba sendo pessoal e cada um tem seu metabolismo.

Finanças pessoais

O principal fator que interfere nos seus pensamentos durante o trabalho é sua vida fora do trabalho. Sua família, sua saúde e suas finanças.

Portanto, ter um controle financeiro pessoal, doméstico e até do trabalho, fará total diferença na sua rotina. Procure aprender mais e ter maior controle, afinal, se chegar no fim do mês e você continuar com dívidas, nenhum trabalho irá trazer uma satisfação para continuar.

Estes foram alguns tópicos que já consegui perceber e que acredito que me tornaram um profissional melhor na carreira. Sentiu falta de algum? Conte abaixo nos comentário!

Foto de Headway em Unsplash

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.