Habilidade mental para se trabalhar Foco (binoculo)

Habilidade de Foco

A atenção hoje em dia é um recurso escasso e é tema de vários profissionais coach para desenvolvimento e aprendizado. Esse é o tema fundamental do livro que escolhi falar hoje, Foco – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso, do autor Daniel Goleman. E sim, prestar atenção é uma habilidade esquecida, mas cada vez mais valiosa.

À medida que o mundo evolui aceleradamente, torna-se cada vez mais fácil distrair-se, isolar-se e sentir-se perdido com tanta informação e tantas coisas acontecendo.

No entanto, se você quer ser bem sucedido, produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais melhores, precisa desenvolver seu foco e atenção,

Prestar Atenção, uma Habilidade Chave para o Foco

Muitas vezes pensamos que o mundo atual e o volume imenso de informações ao qual estamos expostos pode acabar com nossa atenção.

Porém, para Goleman, a grande verdade é que a atenção funciona como um músculo. Se você o utiliza pouco , ele pode se atrofiar, mas se você trabalha este músculo, ele cresce e se desenvolve.

Atenção é algo que molda a realidade das pessoas. Pense no quanto a sua visão de mundo é moldada pelas coisas nas quais você presta atenção. Principalmente se você vive em uma “bolha” e sempre está preso nos mesmos assuntos e contextos.

Não vamos entrar no assunto de viver em bolha agora, pois isso é um outro tema bem abrangente, no qual há pessoas prós e contras.

Cada coisa na qual você decide focar é um filtro na maneira como você vê o mundo e aprende. Goleman cita o grandioso mestre Yoda, de Star Wars, nesta passagem: “Seu foco é a sua realidade!”

É essencial, portanto, que escolhamos com cautela onde “gastamos” ou “investimos” nossa atenção, para determinar o que queremos ver e ser.

Os 2(dois) tipos de distrações: Sensorial e Emocional

Existem dois tipos principais de distrações. As distrações sensoriais e as emocionais.

Distrações sensoriais são fatores externos que estimulam nosso cérebro, como, por exemplo, barulhos, novas cores, sabores, cheiros e sensações. Ao longo do tempo, nosso cérebro é bastante eficiente para se desligar deste tipo de distração.

Já a distração emocional ocorre quando, por exemplo, ouvimos nosso nome, temos um problema em nossas vidas ou terminamos um relacionamento.

É preciso saber lidar com esses dois tipos de distrações para manter nossa atenção focada. Se você tem a atenção focada, o cérebro conecta as informações que já sabemos às novas informações, criando novas conexões neurais. Quando não estamos focados, nosso cérebro não faz estas conexões, o que prejudica a retenção do conhecimento.

Mente bottom-up e Mente top-down

O cérebro possui dois sistemas mentais semi-independentes e cada um deles têm suas características. Um deles funciona de baixo para cima (mente bottom-up) e outro que funciona de cima para baixo (mente top-down).

Trabalhando a Mente top down e bottom up - Foco

Mente bottom-up: Possui alta capacidade de processamento, resolvendo problemas de forma involuntária e automática. Não somos capazes de perceber seu funcionamento.

Mente top-down: Nossa consciência reside aqui, onde temos controle e a gerenciamos através das nossas intenções. Essas atividades mentais ocorrem no neocortex; monitoram e podem, de certa forma, direcionar a mente top-down.

Ela é mais lenta e consome esforço e energia para ser utilizada, por isso ela não é capaz de trabalhar por muito tempo sem pausas, geralmente requer esforço voluntário para ser utilizada.

Divagação e foco solto

Manter seu foco aberto e manter seus pensamentos à deriva também tem um papel importante. Porém, em vez de divagar em direção a algo perdido, é sempre possível ir na direção de coisas que sejam valiosas e daí surgirem grandes insights.

Obviamente, é cada vez mais dificil ter tempo para ficar sozinho com você mesmo, relaxar e refletir, mas é muito importante que você tenha estes momentos, pois eles são capazes de aumentar dramaticamente seu potencial criativo e sua imaginação.

Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática (Apple) - Foco
Steven Paul Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática (Apple)

Steve Jobs sempre aconselhou que não devemos deixar a voz de outras pessoas apagarem nossa voz interior. É preciso também seguir nossos corações e intuição, pois eles sabem o que queremos ser e onde queremos chegar, ele dizia.

Com isso sempre será mais produtivo e mais importante, terá qualidade de vida fazendo o que você faz.

Conseguiu focar?

De zero a dez, qual o seu nível de concentração enquanto lê este artigo? Chegou a se distrair em algum momento da leitura e precisou voltar um pouco? Em algum momento se perdeu ao pensar em outras coisas?

Se você quer trilhar um caminho de sucesso e potencializar o próprio talento, é fundamental manter o foco.

As melhores experiências da vida são vivenciadas quando a disciplina é cultivada para tomar a decisão de prestar atenção somente no que importa, deixando de lado outras questões que façam perder de vista o objetivo final. Foco é uma ferramenta que precisa estar em tempo integral.

Sem foco, o nível de eficiência das atividades diminui consideravelmente. Não importa se a tarefa é pequena ou gigantesca, quando não há foco as metas ficam para trás.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.