Desenvolvendo habilidades e superando limites

Desenvolvendo habilidades e superando limites

Este tema é complicado de se falar, pois é necessário enxergar suas limitações e sua natureza para lidar com ela.

Um livro muito bom que fala sobre o assunto é o de Flip Flippen, “Pare de se sabotar e dê a volta por cima”. Recomendo a leitura e este artigo vai abordar alguns de seus pensamentos.

Na busca pelo sucesso pessoal sofremos por inúmeras forças contrárias. Muitos obstáculos podem ser inesperados ou considerados até injustos. Não importa qual seja o fator externo que venha, você é o único capaz de controlar como reagirá a ele. Portanto, se as respostas não estão vindo conforme gostaria, reflita sobre a maneira como você as busca.

Lembre-se: se você não fizer essa escolha consciente, ela será feita sem que você perceba.

Identifique suas limitações

Todos temos limitações pessoais e não será possível superar aquilo que não querermos encarar. Enquanto não enfrentá-los, você o estará agarrando deixando mais forte.

Defina um plano de tração, como diz o autor do livro Tr”Ação”. Basta seguir a lista e agir.

Estabeleça o objetivo final, veja quem você quer ser ou o que você quer fazer e crie uma lista de coisas para se chegar lá.

Identifique seus pontos fortes, faça uma listagem de suas qualidades e peça opinião de amigos e colegas de trabalho.

Aborde suas limitações principais, visualize os sintomas e pegue as mais prejudiciais para começar agir.

Elabore etapas de tração específicas, escreva com precisão os comportamentos que quer adquirir.

Afirme seu comprometimento envolvendo uma ou duas pessoas que te ajudarão a observar mudanças e evolução. Deixe que eles monitorem você e peça incentivos e sugestões. Você não precisa agir sozinho. 🙂

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.