movimento, reflexão e progresso

Movimento é diferente de progresso

Esta é uma frase que me marcou recentemente, acredito que todos precisam saber a diferença entre este dois termos. Apesar de obvio, sempre estamos nos movimentando. Mas será que este movimento está trazendo uma evolução ou apenas nos mantendo ocupado?

Você está sempre ocupado? No fim do dia você fez tanta coisa que não fez nada? Isto é um pouco do que quero puxar sobre a diferença de Movimento e Progresso.

Nem todo movimento é sinal de progresso”

Esta sábia frase de Peter Drucker é curta, mas diz muito.

Abaixo algumas definições:

Progresso: Substantivo, Significado: Desenvolvimento, especialmente social e tecnológico, da civilização.

Movimento: Verbo ou Substantivo, Significado: Ato ou efeito de mover, deslocar-se.

Na nossa preparação devemos ter bem claro que movimento é muito diferente de progresso!

Reflexão

O fato de você todo dia acordar cedo e estudar tantas horas por dia, por exemplo, não necessariamente te conduzirá ao progresso nos estudos.

Para ter progresso você deve estudar com inteligência, de maneira objetiva e focada. Você tem que planejar e executar seus movimentos de maneira correta.

Vendo desta forma, se você estudar de maneira errada, com materiais de pouca qualidade, ou o contexto errado, você estará se movimentando, mas gerando pouco progresso. Você precisa ver sempre maneiras de superar obstáculos e entender limites.

E com o tempo, à medida que você não percebe evolução no seu estudo, você começa a ceder espaço para a desmotivação, e o trem vai descarilhar neste sentido.

Nunca se esqueça. Mais vale a pena “perder” tempo planejando seu dia, sua semana, seu mês, seu ano, sua vida, detalhadamente, do que começar agir desesperadamente ou está sempre em movimento, por que o ócio aparenta ser uma desocupação.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.