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Maneiras de motivar o aprendizado durante treinamentos ou cursos

A motivação é a força que leva as pessoas a satisfazer uma necessidade. Se você puder aproveitar a motivação intrínseca de um aluno – em que um indivíduo é recompensado pelo aprendizado em si ou por um objetivo interno – você o fez. Mas, tanto no ambiente de trabalho quanto no acadêmico, as pessoas geralmente não são motivadas, porque precisam fazer cursos nos quais não têm interesse.

Isso coloca designers e desenvolvedores de produtos de aprendizagem em uma posição difícil. Se torna necessário trabalhar duro para criar experiências que envolvam e motivem o público.

Não é a mesma ideia para palestras e treinamentos, pois, nestes casos, as pessoas estão interessadas no assunto. Porém, algumas técnicas podem ser aproveitadas também.

Aqui estão algumas estratégias que podem ser utilizadas para motivar os alunos e aprendizes.

Crie experiências de aprendizagem úteis e relevantes

Alunos apreciam a relevância imediata. É um grande incentivo quando o treinamento é imediatamente valioso e útil para o trabalho ou a vida pessoal.

Concentre-se em conhecimentos práticos e habilidades

Relacionado à estratégia acima, tente se concentrar no desempenho do local de trabalho (ou vida real), e não em fatos e teorias fora de contexto.

Forneça opções

Os adultos geralmente gostam de escolhas que promovem a autodireção. Quando possível, permita que os alunos escolham os cursos que farão dentro de um currículo ou categoria de assunto. Mesmo que você forneça uma ordem sugerida, permita que os alunos tenham aulas em uma sequência que funcione para eles.

Facilite a exploração

Forneça recursos, referências, vídeos e podcasts para criar um ambiente ideal para exploração pessoal. Os adultos têm uma amplitude de experiência. Exploração fornece uma oportunidade para construir conhecimento de uma forma que seja significativa para cada aluno.

Construir uma comunidade através de tecnologias sociais para e-learning

Implemente uma estratégia de mídia social como parte de uma experiência de aprendizado. Use aplicativos e serviços de redes sociais para criar grupos com interesse ou meta comuns. Compartilhar conhecimento e experiência através de redes informais é uma maneira motivadora e natural de aprender.

Acomodar as interações do grupo

Proporcionar oportunidades de discussão em grupo, colaboração e resolução de problemas em grupo.

Coloque um rosto no aprendizado on-line

Quando estiver de acordo com seus objetivos, deixe os alunos saberem que há uma pessoa real por trás de um curso de aprendizado on-line. Forneça oportunidades para que esse especialista interaja com o público por meio de sessões de perguntas e respostas ao vivo ou on-line.

Desafio através de jogos

Quando os membros da sua audiência estão envolvidos no desafio de um jogo ou estão focados em resolver problemas em um ambiente virtual, o aprendizado se torna um aspecto incidental de ganhar ou encontrar soluções. Embora isso geralmente exija um orçamento maior do que outras estratégias, procure jogos pré-programados que funcionem com o conjunto de ferramentas. Uma sugestão rápida, Quiz com pontuações e premiações.

Use um personagem espirituoso

O humor é uma ótima maneira de manter os alunos motivados. Use personagens humorísticos que reflitam situações e personalidades familiares para despertar interesse.

Informação em pedaços

Outra razão para organizar as informações em pequenos pedaços é criar confiança, o que é motivador. Pequenos pedaços de informação são mais fáceis de processar, compreender e reter do que grandes blocos.

Adicione uma dose de suspense

Não dê tudo de primeira. Faça os alunos quererem descobrir mais, começando com um cenário de suspense que os alunos precisam resolver.

Individualize o aprendizado

Durante eventos interativos, use feedback sensível ao contexto para uma resposta mais precisa à entrada do aluno. Melhor ainda é se você puder fornecer vários caminhos por meio de um curso para que os alunos sejam guiados pelas escolhas que fazem.

Esse tipo de individualização pode ajudar uma pessoa a construir estruturas precisas de conhecimento, o que melhora a competência e a confiança.

Acomodar interesses individuais e objetivos de carreira

Cada aluno é um indivíduo único com seus próprios objetivos. Capacitar uma pessoa para trabalhar em direção a essas metas por meio de treinamento é um poderoso incentivo para aprender.

Estimule a mente

Faça perguntas instigantes e ofereça problemas que não tenham uma resposta correta. Desafie os alunos a pensar em exceções a uma regra ou questionar a sabedoria convencional. Os alunos apreciam quando você respeita a inteligência deles.

Deixe a aprendizagem ocorrer através de erros

Em nossa vida cotidiana, aprendemos com nossos erros. Podemos simular isso em experiências de aprendizado estruturado, oferecendo feedback sensível ao contexto durante jogos, análises e testes.

Ofereça recursos just-in-time

Poucas pessoas podem reter todo o conteúdo de um curso. Forneça aos alunos ajudas de trabalho, sistemas de suporte on-line, como wikis e tecnologias de microblog, para obter suporte just-in-time no local de trabalho.

Transmita emoção

Quando você toca na dimensão emocional do seu público, você pode deixá-los fisgados e engajados. Adicione histórias realistas, refira-se às memórias queridas de um indivíduo ou diga algo controverso. Faça o que for preciso para envolver o público emocionalmente.

Encoraje a aprendizagem de domínio

Ajude os alunos a adquirirem confiança e competência à medida que aprendem. Certifique-se de que os cursos estejam no nível certo para cada aluno.

Proporcionar oportunidades para as pessoas retomarem os cursos até que tenham dominado o conteúdo.

Torne isso visualmente atraente

Pode ser difícil fazer com que um curso pareça ter sido produzido por especialistas em 3D, mas existem maneiras de baixo orçamento para torná-lo esteticamente atraente. As pessoas são programadas para fotos, então use recursos visuais para motivar seu público. Escolha bons templates de slides e materiais gratuitos na internet.

Simule o local de trabalho

Tire suas sugestões do local de trabalho. Descubra os problemas ou dificuldades que seu público está enfrentando e baseie cenários e pratique atividades em experiências do mundo real. Isso torna o aprendizado significativo.

Incentive os alunos criarem organização visual

Incentive os alunos a representarem visualmente o conteúdo que estão aprendendo. Isso pode mantê-los engajados e ajudá-los a estruturar seus novos conhecimentos para fácil recuperação no futuro.

Peça feedback

Encontre uma maneira de permitir que seu público contribua para um curso. Deixe-os saber que podem fornecer feedback para ajudá-lo a melhorá-lo. Isso pode ajudar alguns alunos a comprar o programa.

Apresente os benefícios

Às vezes, motivar os alunos é tão simples quanto apresentar os benefícios de um curso. “Este curso ajudará você a se tornar mais produtivo com seu tempo, provavelmente economizando 20 minutos por dia. Em um ano, isso soma 121 horas! ”

Crie uma experiência, não apenas um curso

O que você pode fazer para tornar um curso inesquecível? Crie uma experiência de aprendizado on-line e off-line.

Muito mais do que passar conhecimento, é você passar emoções e sensações que ajudem a assimilar o conteúdo e que lembrem daquela experiência de forma positiva. Uma outra maneira de melhorar seus conhecimentos é fazendo uma especialização na área de educação.

E ai, você utiliza algum método ou técnica que não foi citada aqui? Me conte nos comentários!

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.