De Belo Horizonte a Ohio University — Um intercâmbio de uma vida em um mês

Tem uma época na nossa vida que começamos a buscar novos rumos e situações diferentes para viver. Pensando nesta etapa, eu ainda tinha uma necessidade pessoal que era fazer um intercâmbio. Não tive condições, enquanto estudante de graduação e nem particular. Mas ainda sim, vou contar neste artigo como cheguei a Ohio University.

Muitos me perguntaram e ainda perguntam como foi essa experiência, então, decidi deixar registrado por escrito para meus “followers” (deixem seu like).

Num certo período me senti acomodado profissionalmente e sem desafios, foi quando comecei a pesquisar sobre trabalho e estudo no exterior. Cadastrei em diversos sites de emprego e de ensino da língua inglesa. Busquei por destinos como Irlanda, Malta, Canadá, Estados Unidos da América e até Reino Unido (os principais para intercambistas de primeira viagem).

Estava disposto a ingressar nessa vida de intercambista e um dos gatilhos foi minha saída do emprego em que estava. Tentei diversas bolsas de estudos para conseguir descontos já que teria que arcar com todos os meus custos. Pois, sabia que essa vivência pode sim nos ajudar a ter uma outra visão do mundo, tanto, politicamente, estruturalmente e conceitualmente.

LAIOB – Latin America Institute of Business

Em busca de bolsas de estudos, conheci a LAIOB, uma empresa que ajuda estudantes e interessados em uma experiência internacional a conseguir de forma menos burocrática, a estudar em instituições estrangeiras de renome.

Vi um processo seletivo para fazer cursos de Management e Marketing em Ohio com bolsas de 50%, 70% e 100%. E foi em diversos sites, como, exame, fundação estudar e etc. Logo, me inscrevi, porém o resultado ainda demoraria a sair.

Neste meio tempo recebi uma proposta para de emprego para liderar um projeto em uma empresa que achei oportuno na época. Considerando a alta da moeda estrangeira (euro e dólar), decidi segurar um pouco mais este projeto e fazer num futuro não tão distante essa experiência internacional.

Consegui uma bolsa de estudos no exterior, e agora?

Um semana após começar meu trabalho na nova empresa recebi o resultado do processo seletivo para a bolsa de estudos, conseguindo 50% no valor do curso, incluindo estadia em Athens, na Ohio University para o curso de Marketing através da LAIOB.

Tive que pensar rápido sobre as possibilidades, mas consegui conciliar e adiar o intercâmbio em 6 meses e conciliar com o trabalho em um período onde as coisas já estariam mais tranquilas.

Não seria a minha primeira vez no exterior, mas teria diversas situações novas em que viveria, como primeira vez na neve (inverno bem severo), moradia estudantil, cursos completamente em inglês (deveria praticar ainda mais a língua até lá), preparar passagens e lógico um roteiro dos lugares para se conhecer e aproveitar ao máximo essa experiência.

Fazendo amigos e planos (Networking)

Com a ajuda da LAIOB, conseguimos ter um grupo de todos os intercambistas daquela temporada e já agilizamos diversas atividades como viagens para conhecer outras regiões, jogos de basquete, patinação e as famosas compras de outlet.

Escala em SP para New Jersey
Escala em SP para New Jersey

O network já estava sendo trabalhado antes mesmo de ir. Pessoas de diversas empresas de vários portes de todo o Brasil/mundo. Isso gerou até entrevistas na ida para alguns participantes.

A amizade começou logo na escala em São Paulo, onde, muitos fizeram conexões  e voaram até mesmo nos mesmos vôos.

Welcome to Ohio University (Universidade de Ohio)

Ao chegar na universidade, foi oferecido um jantar de boas vindas com apresentações e esclarecimentos de dúvidas e de como seria o dia a dia a partir dali.

O primeiro dia de aula foi bem tranquilo. As aulas eram divididas em comunicação Business English durante a manhã e as aulas de marketing estratégico a tarde.Sala de aula - Ohio University

Alimentação e dia a dia

Dentro da instituição existiam alguns restaurantes bem completos e com estruturas incríveis.

Todos os restaurantes continham opções de massa, salada, sanduíches e comidas típicas de algumas regiões. Atendendo assim, todo tipo de nacionalidade. E sim, tinha sobremesa incluída. 🙂

Refeitório da Ohio University
Refeitório da Ohio University

Sobre os cursos e aprendizados

Nesta temporada, fomos em duas turmas. Uma para o curso de Marketing, na qual eu participei e outra para o curso de Management.

O curso de Marketing na Ohio University visa capacitar o profissional atuante na área para lidar com as constantes mudanças que vêm ocorrendo no novo contexto global de negócios. Com o advento de novas tecnologias, práticas e comportamentos vêm se alterando drasticamente, requerendo que o profissional de Marketing esteja alinhado às mais atualizadas metodologias e conhecimentos da área.

No período da manhã, estudávamos listening, speaking, grammar, reading e vocabulary.

No curso de marketing, foi estudado  relacionamento com o cliente, entrega de valor através do marketing, estratégias corporativas e de marketing, clientes e mercado e buyer behaviormarketing research e analytics.

Já na segunda parte do curso foi estudado público alvo e segmentação, desenvolvimento e gerenciamentos de produtos e serviços, pricing, ad, promotion, relações públicas, marketing interativo e personal selling.

Visita à empresas locais

Na sexta-feira da primeira semana de curso são realizadas visitas à algumas empresas da região, com o intuito de que os alunos conheçam a operação e estratégias de algumas micro e pequenas empresas norte-americanas.

Tivemos a oportunidade de conhecer a Abercrombie & Fitch Office, com seu centro de distribuição e logística, onde foram passados processos e boas práticas implantadas.

Também fizemos visitas às agências Ologie e NR Media Group onde pudemos conhecer um pouco sobre seus processos de marketing, linha de produção e estrutura.

Diversão, entretenimento, Bares e Bobacats

Em Athens, Ohio, devido a ser uma cidade universitária, possui muitos bares e centros esportivos, principalmente o da própria universidade onde os times locais são denominados de Bobcats, em cada categoria (com direito a líderes de torcida).

Kendall Jessing - Basketball Player
Kendall Jessing – Basketball Player

Durante o estudo imersivo, incluímos em nossa jornada todas as partidas em que o time Bobcats entrou em cena, seja de basquete, beisebol, futebol americano e etc.

Os jogos aconteceram nos próprios ginásios da universidade com direito a interação. Assim, como a estrela do basquete local, Kendall Jessing interagindo com a torcida mais animada do estádio.

Toda a estrutura esportiva é extremamente profissional e é possível ver o quanto participar dos times tem seu valor e status na região.

 

Female Basketball Game
Ginásio de Basquete – Ohio University
Drink com Corona
Drink com Corona

Sugestões para aproveitar as noites, são bares ou pubs. Os principais que marcaram toda a viagem foram o Jacke’Os (melhores cervejas artesanais e música ao vivo), Buffalo Wild Wings (para assistir jogos e comer em uma mesa com os amigos), Broneys (com Tacos, comida mexicana e drinks gigantes, como uma garrava de corona de cabeça para baixo dentro do copo) e Red Brick Tavern (com sua balada hip-hop e a opção de pedir um funk para matar a saudade da galera – evento de despedida foi aqui).

No inverno, uma boa opção é aproveitar as atrações geladas, como snowboard e hockey. Mad River está bem próxima da faculdade onde é possível visitar e aprender snowboard.

Finalizando…

No último dia foi feito uma cerimônia com entrega dos diplomas dos cursos e um jantar de encerramento, para fechar com chave de ouro, com direito a discurso e palestra do CEO e participantes do projeto. Uma experiência única que proporcionou aprendizado da língua, cultural, networking e diversão. O tempo ou a duração do seu intercâmbio pode contar para alguns, mas o que vai te ajudar mesmo é sua imersão e a intensidade em que você vivencia aquele período.

O intercâmbio é algo que você deve aproveitar a oportunidade de fazer e caso não tenha, crie essa oportunidade no futuro. Com certeza é uma das experiências mais ricas que se pode viver.

Sua imersão pode fazer você crescer tanto como pessoa como profissional em muito pouco tempo e isso nenhum curso vai te ajudar. Suas conquistas e seu aprendizado são dependentes de suas atitudes. Faça amigos e aproveite este período que você tem, pois não acaba no fim do intercâmbio, apenas começa.

Agradeço à todos que compartilharam momentos e aprendizados comigo e agora estão lendo este artigo. Podem ter certeza que me ajudaram a crescer e espero que eu também tenha contribuido com vocês. Nos vemos neste mundão

#bestTeamLaiobEver #goThomas

Formatura da LAIOB em Ohio

Observação: Façam seguro de viagem, recomendação #ironman

Vídeo feito para registrar a minha experiência

Vídeo da formatura LAIOB

Mapa da Ohio University

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.