Gestão do Tempo

Como administrar melhor seu tempo, estratégias práticas!

Antes de começar este artigo, tive de assistir muitas palestras, workshops para conseguir definir meu próprio método eficaz. Graças às minhas duas últimas leituras, dos autores, Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, e Paulo Labegalini, consegui estruturar um formato de trabalho, de modo a garantir a qualidade e a produtividade das atividades que realizamos no dia a dia.pan>

Precisamos inicialmente identificar e minimizar ou anular os desperdiçadores de tempo, organizando uma rotina pessoal para seguir de forma precisa.

Gerindo seu tempo de forma consciente

Se o tempo diário é o mesmo para todos, quem souber se organizar, mais tempo terá para se dedicar às coisas importantes. Caso uma grande parcela do tempo não tem nosso controle direto, quem não fizer uso de técnicas adequadas, pode vir a ter problemas como: ansiedade, estresse, sobrecarga de trabalho, improdutividade, desmotivação, erros etc.

Administrar o tempo significa, portanto, ter planejamento diário, minimizar o tempo improdutivo, reeducar hábitos pessoais, concentrar-se nas prioridades e controlar os resultados.

A palavra método vem do grego – méthodos, de metá e hodós, que significa, literalmente, caminho para chegar a um fim. Para que alguma coisa seja feita é preciso um roteiro, uma estrutura lógica, uma forma de se concluir a atividade.

Na escola você aprendeu diversos métodos; na sua vida você tem uma maneira própria de escovar os dentes, fazer a cama, dirigir seu carro, conhecer pessoas, trabalhar, etc. Você pode até não ter consciência disso, mas sempre utiliza um método para fazer as coisas.

Quando seu método não é eficaz, o resultado é trabalho dobrado, perda ou falta de tempo, cansaço, estresse e por aí vai.

Se você não tem tempo para nada, se vive em situação de urgência ou se está sempre atrasado, a culpa é do método que está sendo empregado em sua rotina. Gestão do tempo não é mágica, é uma ciência que estuda um meio sistemático de melhorar sua performance.

Administre seu tempo com os quatro C’s

Paulo Labegalini, nos disponibiliza no seu livro um poderoso instrumento que possibilitará reduzir o aparecimento de problemas.

  • Causas;
  • Consequências;
  • Combate;
  • Controle.

Para cada atividade ou problema que surja, preencha as lacunas dos C’s, isso te dará um norte do que está acontecendo de anormal e como você conseguirá tratar daqui para a frente.

Entenda as causas daquela situação e o que ela poderá gerar de consequências se executadas ou se não executada, principalmente no tempo certo. Logo, crie um plano de execução para tratá-la e documente como controlá-la.

A Tríade do Tempo

O conceito de Tríade do Tempo (de Christian Barbosa)  se baseia na divisão das atividades em três critérios: importante, urgente e circunstancial. As três esferas juntas compõem toda a forma como você utiliza seu tempo.

A esfera a ser priorizada é aquela que contém as atividades verdadeiramente importantes em sua vida, ou seja, são as tarefas que trazem os resultados mais efetivos.

Urgente é toda tarefa que deve ser feita imediatamente, que gera algum tipo de problema se não for executada. Uma tarefa urgente não tem prazo, ela tem de ser feita já!

De todas as esferas da tríade, a que exige maior preocupação e atenção é a das circunstâncias. A definição para circunstância é qualquer tipo de atividade na qual você é levado a agir em função de uma situação, condição, ambiente ou de outra pessoa.

Se você vive em esferas circunstanciais, você está sendo levado sem escolhas de ação e vive apagando incêndios. Você deve ter muita atenção e possivelmente aplicar a regra dos C’s.

Lembre-se: Quando você decide não escolher, você escolheu deixar alguém escolher por você.

A mudança de postura para se conseguir o que precisa

É possível que você já tenha descoberto as causas e o que você precisa fazer para ter melhores resultados na sua gestão de tempo. Mas mesmo assim ainda não implantou mudanças de fato.

Muitas pessoas vivem à espera do momento certo para mudar de vida, mudar de estilo, mudar de hábitos. Sabemos que o primeiro passo é o mais difícil, mas a partir dele conseguimos evoluir, um passo de cada vez.

Mudar e ter sucesso depende de você, seguindo a tríade Sonho, Escolha, Ação.

Sonhar é o início de qualquer processo de mudança, seja pessoal ou profissional. Se não tiver “porquê”, não há motivos para se criar um novo padrão.

Escolha é constante e acontece o tempo todo na vida de todos. A todo momentos temos de escolher entre um e outro, aquilo e isso etc. Dessa forma, se você não escolhe, coloca o controle da sua vida nas mãos do acaso.

Depois de sonhar e decidir viver por esse sonho é preciso agir. Infelizmente é aqui que as pessoas param no processo de gerenciar sua vida e começam a trazer desculpas ou problemas para continuar evoluindo.

Chorão (da banda Charlie Brown JR) já dizia “O futuro é um labirinto pra quem não sabe o que quer”  e “Então vai, fazer o que te faz feliz”.

Agora sáia da inércia e comece a mudar de vida em 10 minutos.

Dicas de leitura relacionadas ao tema

60 Estratégias Práticas Para Ganhar Mais Tempo (Christian Barbosa)
A Tríade do Tempo (Christian Barbosa)
Administração do Tempo (Paulo Labegalini)

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.