livros de gestao - lideranca

5 livros para quem quer ser gestor

Um gestor de sucesso precisa ter diversas características, como habilidade de comunicação, habilidades interpessoais, julgamento orientado à ação, inteligência emocional e facilidade para tomar decisões. 

O contato com diversos projetos e cursos de marketing podem ajudar no desenvolvimento de qualquer profissional. 

Quem deseja ser um gerente de marketing ou gestor em qualquer área também não pode se esquecer dos livros. Eles inspiram e ajudam a potencializar o nosso conhecimento. 

Neste artigo, separamos diversas livros para quem quer ser gestor, destacando as suas características e os principais ensinamentos. 

Quer dar grandes passos em sua carreira? 

Então, continue com a leitura deste texto e conheça livros indispensáveis para gestores. 

1) Fora de Série – Malcolm Gladwell

A inspiração é muito importante no desenvolvimento de qualquer profissional. A história de vencedores e, principalmente as suas atitudes, podem servir como exemplo nas tomadas de decisão ao longo da carreira. 

Para guiá-lo em sua jornada, o autor Gladwell investigou a história de grandes nomes da nossa sociedade, como Bill Gates, os Beatles e Mozart. Por meio dessas personalidades, você entende porque algumas pessoas conseguem alcançar um sucesso espetacular, que pode ser denominado de “fora de série”. 

A obra ainda mostra que, para ter sucesso em qualquer área, o profissional precisa fazer pelo menos 10 mil horas de prática. Sem dúvidas, essa  é uma das melhores obras para gestores.

2) O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Muitas pessoas identificam o autor dessa obra como o pai da administração moderna. Ele já publicou mais de 30 livros e diversos best-sellers, inclusive, O Gestor Eficaz. 

Neste livro, Drucker desenvolveu um manual prático para os líderes que desejam ter performance acima da média. Para o especialista, a principal proposta de um líder é ser eficaz e essa habilidade pode ser trabalhada e desenvolvida constantemente.

3) Originais – Adam Gran

Provavelmente, você já teve contato com um profissional que era considerado “único” pelos colegas de empresa. Eles ganhavam essa fama pela forma diferente de ver o mundo, os negócios invasores que construíram e o jeito peculiar de guiar as outras pessoas para o sucesso. 

Neste livro, ele explica alguns mitos que ainda está presente em nossa sociedade em relação às mentes criativas. Segundo o autor, quando um profissional tem muita habilidade com uma ferramenta ou um conceito, ele perde a criatividade. 

4) O gerente – Minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnso

A próxima obra da nossa lista é indispensável para os gestores que estão em busca de sucesso na carreira. Trata-se de uma fábula de negócios que mostra quais são as melhores técnicas para o bom desempenho de uma empresa. 

  • Objetivos-minuto;
  • Elogios-minuto;
  • Repreensões-minuto. 

Apesar de ser considerada simples, elas são bastante eficientes, de acordo com os autores. Para os especialistas, as ferramentas potencializam a produtividade e melhora a satisfação dos colaboradores. 

5) High Output Management – Andrew S. Grove

Este livro é indicado para os profissionais que buscam ensinamentos para a sua rotina. O gestor aprende quais são as melhores técnicas e indicadores para aperfeiçoar o recrutamento nas empresas; como melhorar a performance da equipe e como motivar as pessoas para alcançar grandes resultados. 

6) Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal – Stephen R. Covey

Quem tem como meta se tornar um gestor de marketing não pode deixar de ler esse livro. Ele defende a ideia de que as pessoas precisam transformar primeiro o seu interior para querer mudar o mundo. 

A publicação mostra quais são os caminhos que os futuros gestores precisam seguir para conseguir sucesso mental, espiritual, emocional e social. 

7) Os Cinco Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Vamos finalizar a nossa lista falando de uma fábula que mostra a incrível história de uma presidente. Ela assumiu o cargo mais alto de uma empresa no Vale do Silício. 

Já no início da sua trajetória, a profissional encontra uma equipe de trabalho sem motivação. Ao longo da fábula, ela desenvolve um modelo que ajuda a virar o jogo. 

A leitura diária melhora a criatividade, imaginação, a escrita e até a nossa memória. Então, não há desculpas para adicionar as obras que foram mencionadas neste artigo em sua biblioteca. 

Após descobrir quais são os melhores livros para quem quer ser gestor, acesse esse artigo e conheça referências para se manter atualizado em Marketing, outro conteúdo essencial para quem deseja líder nessa área. 

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.