Como configurar um teclado ABNT no Windows

Configurar um teclado no Windows é bastante simples, mas nem todos sabem como fazer. Ao comprar um computador, muitas vezes o periférico não está configurado de acordo com o idioma local, o que pode acarretar em problemas ao redigir um trabalho, por exemplo. Para acabar com o contratempo, o TechTudo preparou este tutorial, que ensinar ajustar seu teclado em poucos passos.

Passo 1. Vá até o menu “Iniciar” e clique em “Painel de Controle”;

Acessando o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 2. Navegue até ”Relógio, Idioma e Região: Alterar os teclados ou outros métodos de entrada”;

Selecione a opção Relógio, Idioma e Religião (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecione a opção Relógio, Idioma e Religião (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que abrir, clique em ”Alterar teclados…”;

Clique sobre o botão Alterar teclados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique sobre o botão Alterar teclados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Uma nova janela, chamada de “Serviços Texto e Idiomas de Entrada”, aparecerá na tela. Na guia “Geral”, verifique se a opção “Português (Brasil – ABNT2″) está selecionada. Se estiver, seu teclado já está configurado corretamente.

A opção Português (Brasil -ABNT2) é a configuração-padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A opção Português (Brasil -ABNT2) é a configuração-padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Caso a opção não seja esta e outro tipo de teclado esteja selecionado, clique em “Adicionar”;

Clicando na opção “Adicionar…” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando na opção “Adicionar…” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na próxima janela, chamada de “Adicionar Idioma de Entrada”, procure o idioma “Português”. Clique no sinal de “+”; Ao abrir, vá novamente no sinal de “+”. Em “Teclado, selecione a opção ”Português (Brasil – ABNT2″) e depois clique em ”OK”.

Adicionando o idioma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando o idioma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Seu teclado está configurado para o Português do Brasil. Para testar, abra um documento do Microsoft Word ou bloco de notas e escreva palavras que possuam acentuação. Caso a grafia esteja correta, você seguiu todos os passos corretamente.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.