calcular hora planilha de ponto manual

Modelo de folha de ponto manual em Excel, para você controlar sua jornada de trabalho

Ao contrário do que vemos em outros sites, este artigo visa disponibilizar uma planilha com os cálculos já efetuados para você controlar suas horas de trabalho manualmente no Excel.

O objetivo é você ter controle das suas horas extras e também das horas devidas. Nem todas empresas disponibilizam um controle de ponto adequado. Portanto, você ter um nem que seja no início é bom para se organizar.

A planilha também ajuda profissionais freelancers que precisam contabilizar horas gastas em projetos e também para estagiários e trainees que tem um controle de horas diferenciados ou as vezes não tem.

Como controlar as horas trabalhadas usando uma folha de ponto manual?

O processo é bem simples. Na tela inicial (primeira aba) temos o relatório de horas trabalhadas e o total de horas extras do período.

Na primeira aba também é possível controlar quantas horas você trabalha de segunda a quinta-feira e na sexta-feira um horário diferente, caso seja sua situação.

Algumas empresas tem uma hora a menos na sexta-feira, então a planilha suporta isso. Se isso não for seu caso, você pode colocar a carga horária idêntica e dos outros dias da semana e funcionará perfeitamente.

Para alterar as horas destes dias utilize as células da coluna B entre linhas 2 e 3.

folha de ponto excel manual

A segunda aba da planilha é onde serão preenchidos com data, hora de entrada, almoço e saída. A planilha já consta com fórmulas para calcular hora extra baseada nas horas configuradas na primeira aba, além de fazer o corte das horas do almoço. Portanto, vale a pena conferir se as horas preenchidas na primeira página está sem horas de almoço, assim sendo, somente as horas trabalhadas.

Para o preenchimento das datas não é necessário fazer todas. Basta preencher duas células > fazer a seleção das duas > clicar na caixinha do lado inferior direito e arrastar para baixo. Desta forma o Excel irá fazer o autocompletar de datas para você até onde arrastar.

Outra coisa, você pode colocar a data como “19/05/2020” e escolher como será exibido, se você quer o dia da semana por exemplo ao invés do numeral.

Basta ir nas configurações de exibição de formatos de data e hora e personalizar ao seu gosto.

planilha-hora-ponto

A planilha já te disponibiliza alguns formatos predefinidos e você pode montar o seu próprio também.

planilha-hora-ponto

Use o autocompletar de fórmulas

Nos campos de Saldo e Extra estão preenchidos com fórmulas

Saldo está  =(E5B5)(D5C5)

Hora Extra com sexta-feira está =IF(WEEKDAY(A5)=6;F5‘Relatório’!$B$3;F5‘Relatório’!$B$2)

Portanto, caso você apague, você poderá usar o autocompletar igual mencionando acima com a Data. Basta selecionar um item com a fórmula e arrastar para baixo utilizando o seletor no canto direito inferior da célula.

folha de ponto excel manual

Se você gostou da minha planilha, comente e compartilhe com seus amigos de trabalho. Eles também podem está precisando.

Download da planilha de controle de horas

Link para modelo Google Docs Online: Planilha modelo para controlar horas (folha de ponto manual)

Está planilha está no Google Docs, portanto, você deverá criar uma cópia para sua conta, acessando menu > Arquivo > Fazer uma cópia.

Link para download do modelo em Excel: Planilha em Excel para controlar horas (folha de ponto manual)

Quando falamos do Excel para Windows, temos que ter cuidado por que Horas Negativas por padrão aparecem como “###########”. Como o exemplo abaixo:

Para resolver isso você precisa ir no menu de configurações do Excel > Avançado e marcar a opção “Use 1904 Date System”.

Pronto, seu Excel passará a exibir horas negativas.

Abraço e até a próxima!

Sugestão

Quer ter uma planilha para controlar seus gastos e sua vida financeira?

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.