compartilhar conhecimento crianca aprendendo

O que você faz com seu conhecimento?

Todos nós temos conhecimentos. A cada momento estamos aprendendo algo novo. A cada esquina, a cada outdoor, a cada pessoa que você cruza na rua te faz uma pessoa diferente do que você era antes. Então, vem a pergunta, o que você faz com seu conhecimento? Compartilha? Faz dinheiro? Ou apenas guarda com você?

O objetivo deste texto é te fazer refletir em vários aspectos que podem fazer seu conhecimento ter mais valor. Na verdade, o conhecimento só existe quando ele é compartilhado.

Se você guarda o conhecimento apenas para você, não acredito que seja conhecimento. Quando um conjunto de dados, informações são transformados em ação, eles se tornam conhecimento.

Descrevendo um pouco mais, os dados são os registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise. A informação seria qualquer estruturação ou organização desses dados em um contexto.

Informação não é Conhecimento. A informação (matéria-prima para o conhecimento) é a base que você terá para realizar alguma ação ou tomar alguma atitude em relação.

Ainda há pessoas que acham que o conhecimento deve ser tratado como um nicho onde uma única pessoa seja “dona da informação”, e pensar dessa forma é um erro.

Não se perde conhecimento compartilhando

compartilhar conhecimento velhos experientes

Compartilhar funciona como um estímulo para você buscar mais informações, desafios e evoluir. É uma forma de fazer com que você enxergue novas perspectivas.

Ninguém perde conhecimento por repassar, e sim o inverso. Quando ensinamos temos novas perspectivas e visões que vão ampliar ainda mais o nosso conhecimento.

Como compartilhar conhecimento

Crie um blog ou canal de vídeos: Umas das principais formas de “vender” seu conhecimento é criar um blog, e produzir conteúdo tanto escrito quanto em vídeo (no Youtube/Vimeo). Você pode escrever sobre o assunto que entende e, com o número de visitas, atrair anunciantes e possíveis clientes. Você pode utilizar plataformas como WordPress, Blogger e blogspot que são gratuitos, por exemplo. Outra forma de ganhar dinheiro é adicionando o Google Adsense (anúncios) ou sistema de afiliados. Então pode passar a ganhar dinheiro por anúncios exibidos em suas páginas. De acordo com a quantidade de visitas isso pode dar uma boa grana extra.

Aulas particulares: sempre há pessoas querendo aprender e até pagar pelo conhecimento de pessoas mais experientes. Se você domina algo, e sabe como fazer algo que pode ser útil para outras pessoas. Aulas particulares podem ser um caminho de dividir seu conhecimento e ajudar mais uma pessoa.

Produza conteúdo freelancer: O conteúdo freelancer é uma boa saída do que fazer para ganhar dinheiro na web. Isso porque você pode criar portfólio, levar seu conhecimento adiante e até mesmo conseguir futuros clientes. Uma opção é ser redator freelancer da Rock Content.

Utilize as redes sociais: Se você não quer ou não consegue investir em um blog e canal de vídeos, aposte nas redes sociais. Produzir conteúdo para essas mídias é cada vez mais comum na internet. Uma mídia de destaque hoje é o Instagram. Foque em boas dicas!

Produza cursos online: Você é muito bom em algo que faz? Crie um curso sobre isso! Ou, até mesmo, algumas palestras online para visitantes pré-inscritos. É uma ótima forma de criar uma rede de contatos e possíveis clientes. Você oferece algo “gratuito” em “troca” de um e-mail ou contato para num futuro conseguir trabalhá-los.

Como aumentar o seu conhecimento em 9 passos

  1. Questionar: Questionar é essencial para o conhecimento. Afinal, você não pode resolver uma dúvida se não fizer perguntas sobre ela. Aproveite dos momentos de dúvida e sempre tente abordar algo para complementar seu raciocínio.
  2. Praticar: Seja qual for o conhecimento que você deseje adquirir, faça o possível para transformá-lo em um hábito diário para que você possa praticar até conseguir atingir seu objetivo.Todas as tarefas que você realiza com facilidade são atividades que você provavelmente fez diversas vezes. Ou seja, você se tornou mais capaz devido à prática.
  3. Ter ambição e desejo: Querer aprender é o que trará a motivação necessária para aprimorar seu conhecimento. Sem vontade, essa tarefa se tornará cansativa e o aprendizado não será realmente eficiente. Veja este artigo sobre como sair da inércia. Acredito que pode ser um empurrãozinho.
  4. Faça Leituras: Se você está lendo este artigo até aqui, já foi um belo caminho. Uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento é por meio da leitura. Seja com livros, jornais, artigos como este ou revistas, ler com frequência é o que possibilitará que você aprenda sobre os mais diversos assuntos.
  5. Trabalhe sua memória: Crie desafios para você mesmo para tentar se lembrar da maior quantidade de informações possíveis. Sempre que possível crie situações para você treinar sua memória.
  6. Aprenda algo novo: Mesmo que pareça óbvio, é importante lembrar que aprender qualquer habilidade nova oferece mais conhecimento ao seu cérebro. Por exemplo: ao treinar sua capacidade de tocar um instrumento musical, sua mente vai ficando cada vez mais acostumada a traduzir algo que você vê (a partitura) em algo que você produz e escuta (a música). Tente estudar novas línguas, não precisa ser até ser fluente. Pelo menos comece.
  7. Faça exercícios físicos: Fazer exercícios físicos e manter o funcionamento do seu corpo ativo e saudável é importante para que seu cérebro processe e memorize informações mais facilmente. Além de tirar um pouco da tensão de quando você fica por exemplo apenas sentado respondendo e-mails.
  8. Passe tempo com pessoas que você gosta: Conversar com pessoas que considera importantes para você, ajuda sua mente a pensar mais claramente, além de melhorar seu humor. Para algumas pessoas, muitas informações são processadas mais eficientemente quando compartilhadas com outros e principalmente se você estiver de bom humor. Veja se isso funciona para você e dedique mais tempo a essa atividade.
  9. Tenha uma alimentação saudável: A alimentação ajuda o seu corpo corpo a ser saudável assim como os exercícios. Por isso, procure ter uma alimentação balanceada que inclua todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento dos seus órgãos.

Frases sobre compartilhar conhecimento

  • “Compartilhar conhecimento, é o mesmo que disseminar desenvolvimento.”
  • “A solução dos seus problemas não é dinheiro, políticos ou o governo. É conhecimento compartilhado!”
  • “Aquele que não compartilha seu conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria.”
  • “O conhecimento compartilhado é a engrenagem do desenvolvimento.”
  • “Compartilhar conhecimento é semear sabedoria.”
  • “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe” (Aldous Huxley)
  • “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes.” (Leonardo da Vinci)
  • “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão de conhecimento.” (Stephen Hawking)
  • “O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática” (Anton Tchekhov)
  • “Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria elimine coisas todo dia.” (Khalil Gibran)
  • “O conhecimento é uma ferramenta, e como todas as ferramentas, o seu impacto está nas mão de quem o usa.” (Dan Brown)

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.