Marketing e academia tem em comum

O que a academia tem a ver com marketing?

Já parou para pensar que nada é instantâneo? Tudo na vida precisa de um prazo para acontecer. E hoje trouxe um exemplo de como podemos aplicar o marketing relacionado com o dia a dia de uma pessoa que faz academia. Legal né?

Algumas vezes, intensidade é relevante, mas quando se trata do marketing a constância é algo que tem mais valor do que a intensidade.

Vejamos o exemplo abaixo.

Correr durante 5 horas uma vez por semana ou correr 1 hora por dia durante cinco dias? Qual das duas opções você que conseguirá ter um resultado melhor tanto em queima de calorias, adaptação do corpo, ganho de resistência?

A resposta é simples, voltamos ao caso de constância. Portanto, a opção de várias vezes por mais períodos te torna mais resistente do que uma grande intensidade. Posso dar vários exemplos, como, estudar inglês uma vez por semana ou ter várias aulas semanais? Escovar os dentes durante uma hora todo dia ou escovar 2 minutos 3 vezes ao dia?

Marketing no meio digital

Assim como uma vertente do marketing, o marketing de conteúdo, qualquer ação que façamos no meio digital hoje envolve uma constância e periodicidade.

Muitas pessoas acham que marketing de conteúdo por exemplo é só postar um texto por semana estará pronto sua máquina de vendas.

A atualização periódica irá te trazer muito mais benefícios do que mais conteúdos, mas obviamente não se eliminam e sim complementam em um força exponencial.

Não adianta postar 10 conteúdos num dia e ficar duas semanas sem nada novo. Pequenos retoques e atualizações constantes ajudarão a ter um googlebot treinado para localizar novidades e até mesmo um engajamento com sua persona mais alinhado.

William Deming dizia que “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

Sempre intercale durante um projeto de longo prazo pequenas tarefas de resultado curtos para reduzir sua ansiedade.

Marketing de curto prazo na prática

Tráfego

Criar conteúdo de qualidade como parte de uma estratégia perspicaz tem o potencial de impulsionar o tráfego do seu site. Outra boa maneira de incentivar o tráfego é promover o seu conteúdo, uma vez que é eficaz ao usar uma variedade de métodos de próprios, conquistados e pagos. Aproveite do Google Adwords e impulsionamento em redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.

Gerar um elevado volume de tráfego é algo que, na maioria dos casos, provavelmente facilitará o alcance dos outros objetivos que você tenha, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Conversões

Com o conteúdo agindo como catalisador para as pessoas acessarem seu site, você estará em uma posição onde pode incentivar os clientes e os prospectos a realmente converter. Eduque e ensine ele a gostar de você

Porém no início não há tanto tráfego, mas podemos preparar o motor para o modo automático. Newsletters, listas vips e conteúdos exclusivos geram leads. No entanto, para obter um número maior de conversões, será necessário estabelecer um plano de ação mais fundamentado e acompanhamento frequente com diversos testes A/B.

Lembre-se, aproveite a pouca movimentação para deixar a automação trabalhando para você, listas e fluxos automáticos para todas as ações chaves.

Criar materiais ricos para geração de leads será talvez o seu maior desafio para cumprir os objetivos. Construir algo de muito valor gasta tempo e neurônios, comece cedo e não perca o ritmo.

Compromisso e Engajamento

Também chamado de “envolvimento do cliente”, o compromisso consiste em compartilhar conteúdo através das mídias sociais, o que pode incentivar uma maior taxa de engajamento atrás de likes, retweets, compartilhamento e comentários. Forneça conteúdos para o dia a dia da sua persona, solucione dores, dê dicas e o faça se divertir.

Retenção

Aproveite dos conteúdos para educar ainda mais seu cliente, mostre que você é referência e dê motivos para ele gostar ainda mais de você. Isso fará com que ele pense duas vezes antes de te largar.

O marketing é muito mais do que fazer flyers e panfletos bonitos. Marketing é estratégico e te ajuda a atrair, converter e gerar valor. Use e abuse de dados e comportamentos para o seu negócio.

Até a próxima!

🙂

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.