O branding pessoal é uma estratégia importante para quem deseja se destacar no mercado, por isso, serve tanto para quem trabalha em seu próprio negócio, como também para quem quer crescer na carreira.
Você sabe o que é branding pessoal?
O branding pessoal consiste em criar e gerenciar uma imagem pessoal, ou seja, gerar no meio externo uma impressão que traduza sua identidade, valores e habilidades. Dessa forma, é possível gerar mais confiança ao lidar com as pessoas em muitas situações, como:
- entrevistas de emprego;
- contato com clientes;
- divulgação de produtos;
- relação com colegas de trabalho.
Vale mencionar que o branding não cria uma imagem profissional fictícia, por isso, é essencial que ele reflita, de fato, as habilidades que a pessoa tem. Ou seja, ele apenas alinha a apresentação pessoal para ressaltar aquilo que o indivíduo deseja transmitir.
Qual é a diferença entre branding e marketing pessoal?
O branding pessoal trabalha a geração de valor em torno da pessoa, a fim de destacá-la como profissional ou expert em sua área, por exemplo. Já o marketing pessoal, por outro lado, foca na divulgação do trabalho para que mais pessoas o conheçam.
É claro que ambos podem caminhar juntos, ou seja, aplicar em paralelo ao desenvolvimento da marca pessoal também as estratégias de marketing. Aliás, isso tende a render resultados mais expressivos a longo prazo.
Quais são os objetivos do branding pessoal?
O branding pessoal visa criar uma reputação sólida e se destacar acima da concorrência. Isso permite que um empreendedor, por exemplo, se destaque em meio aos concorrentes ao se posicionar como uma opção confiável.
Ao agregar valor à marca pessoal, também é possível melhorar os preços e assim, obter um melhor retorno a partir do trabalho. Afinal, os potenciais clientes podem preferir pagar mais para ter a assistência de um expert dentro de sua área.
O mesmo ocorre para quem trabalha em uma empresa, uma vez que pode se sobressair ao concorrer a uma promoção, por exemplo.
Quais são os passos para a construção do branding pessoal?
O primeiro passo para um projeto de branding pessoal é o autoconhecimento, ou seja, entender quais são os seus valores e habilidades. Além disso, é preciso ter bem definidos os objetivos, tanto pessoais como de carreira.
A partir disso, fica mais fácil criar uma estratégia para se posicionar conforme o tipo de profissional que deseja se tornar. Isso envolve aspectos técnicos, como investir na formação necessária para sua área, bem como, em outros elementos, como:
- oratória;
- apresentação pessoal;
- presença nas redes sociais.
Também é essencial aumentar sua rede de contatos, pois é a partir do networking que se pode conseguir novas oportunidades. Então, é válido se manter ativo nas redes sociais, além de participar de eventos e cursos na área de atuação.
Por que investir em branding pessoal?
Criar um projeto de branding pessoal requer pouco investimento inicial, mas pode render um ótimo retorno a longo prazo. Afinal, existem muitas ferramentas gratuitas que podem ajudar a divulgar o seu perfil, como LinkedIn e Instagram, por exemplo.
Para usar esses recursos da melhor forma, no entanto, é crucial ter bem definida a imagem que quer passar para o seu público. Por isso, é preciso pensar em cada detalhe, desde a foto de perfil até o tipo de linguagem a ser utilizada, se mais formal ou descontraída.
Esse processo também ajuda a aumentar a autoconfiança, o que é essencial para o sucesso em qualquer área da vida.
Foto de Emmy E em Pexels