Modelo de planilha financeira

Planilha de gastos para você ter um controle financeiro pessoal

Sempre gostei de matemática e mais ainda de dinheiro. Desde meu primeiro salário comecei a controlar todos os gastos e recebíveis para poder ter uma previsão do meu saldo. Neste artigo vou mostrar como eu controlo minhas finanças pessoais através de uma planilha de gastos e ajudar a você ter um controle financeiro pessoal.

Por que controlar as finanças pessoais?

Dinheiro está no nosso dia a dia e saber controlá-lo te ajudará  a planejar viagens, compras e ter aquilo que deseja mas precisa juntar para conseguir.

Porém, mais importante do que quanto você ganha, é quanto você gasta. Sim, nem sempre você precisa ganhar mais e sim administrar melhor o que está saindo todo mês. Esta forma te ajudará a estabilizar de uma maneira a curto prazo, já que, ganhar mais depende de muitos outros fatores.

Criando um controle financeiro pessoal  ou para sua família

Eu criei há muito tempo uma planilha para controlar meus gastos. Da primeira versão, até hoje, fiz muitas modificações e consegui chegar em um modelo em acredito ajudar qualquer pessoa.

Lógico, só por que funcionou para mim não quer dizer que vai funcionar para você sem modificação para sempre, mas com certeza já vai ser meio caminho andado e te atende para começar. Por isso, vou dar uma consultoria gratuita de como administrar melhor indiferente de onde você queira monitorar, seja pela planilha ou aplicativo.

Por quê eu não uso aplicativos disponíveis na internet hoje? Quem me conhece sabe que não sou de ficar prisioneiro de recursos de terceiros. Afinal, aplicativos param de atualizar, param de funcionar e simplesmente você perde toda sua base de informações nessas transições.

Então criar seu modelo próprio é uma forma de que dependerá só de você dar continuação. Eu utilizei o Sheets do Google Docs, o Excel moderno e online (não que a microsoft não tenha, mas o Google é mais popular por causa do Gmail). Com ela é possível acessar do seu smartphone, tablet ou PC (desktop) para você não ter desculpa que dá trabalho atualizar.

Meu modelo de planilha financeira

A planilha está pronta e você pode acessá -la no final da página. Mas é muito importante você saber usá-la e vou te ensinar abaixo. Leia todas as orientações para que não tenha dúvidas sobre o funcionamento.

Antes de começar, quando abrir a planilha, vá em menu arquivo fazer uma cópia. Assim a planilha será sua e estará na sua conta ou se quiser, pode baixar a versão em Excel (no final do texto), mas perderá a opção de editar online e por outros dispositivos como tablet ou smartphone.

Se você baixar a na versão Excel, lembre-se de atualizá-la sempre, como você dependerá do computador para utilizar o software, pode acabar esquecendo e assim perdendo a frequência e os costume das anotações, assim não conseguirá mensurar seus gastos corretamente para ter uma vida estável.

Aba 0 – Dashboard e Previsão [aba opcional]

Esta aba possui a data dos relatórios bem no topo, Recomendo deixar as datas do mês em andamento, por exemplo, 01 do mês à 31 do mês.

Abaixo tem uma visualização geral de recebimentos daquele período selecionado e gastos. É quase um fluxo de caixa da sua vida. 🙂

Planilha financeira

No quadro abaixo, com gráfico é possível ver a previsão de gastos baseado no que for preenchido nos gastos. O valor de entrada é o que for digitado na célula “salário”.

1ª aba – Gastos [aba obrigatória]

Esta aba vai entrar todos os seus passivos, que nada mais é que gastos. Todo, mas todo dinheiro que sair de suas mãos ou do banco deve ser anotado nela contendo a data, de qual caixa (banco, dinheiro vivo, cartão), descrição e categoria.

 

Planilha de gastos - modelo

2ª aba – Recebíveis [aba obrigatória]

Esta aba vai entrar todos os seus ativos, ou seja, tudo que você recebe ou entra em sua conta ou em dinheiro.

Planilha de gastos - modelo recebiveis

3ª aba – Formas de Pagamento [aba obrigatória]

Nesta página, coloque todos os seus meios de pagamento, seja dinheiro, cartões de crédito, débito e tickets. Nesta tela, também é exibido um gráfico de pizza para você entender por qual meio está saindo mais dinheiro e poder controlar melhor.

Formas de pagamento

4ª aba – Categorias de Gastos [aba obrigatória]

Importante função, pois vai permitir saber onde os gastos estão mais altos para que você tome uma providência. É exibido um gráfico dos consumos facilitando a identificação da categoria que mais gastou naquele período.

categoria de gastos

4ª aba – Fontes de Renda [aba obrigatória]

Cadastre todas suas fontes de renda nesta aba, seja ela trabalho atual, anterior ou próximo e todos que você possa receber algum valor. Isto também inclui freelances e até aquela aula particular que você possa dar.

Fontes de renda

5ª e 6ª aba – Planilha dinâmica de gastos e de recebíveis [aba opcional]

Para quem gosta de um BI (Business Intelligence) vai gostar deste recurso. Estas abas permitem agrupar informações por data, valores ou categorias ao seu gosto e montar relatórios bem dinâmicos. Exige um pouco mais de conhecimento em tabela dinâmica do nosso famoso Excel.

Está disponível apenas na na versão online. A versão de download para excel não está configurado este recurso. Caso queira é possível adicionar utilizando o recurso Tabela Dinâmica.

7ª aba – Controlando empréstimos [aba opcional]

Nesta aba aproveite para registrar e documentar, pois sabemos que pode acabar saindo um “me empresta R$ 20,00” de alguém da família. Utilize deste recurso e coloque para quem você emprestou, o valor e quando será devolvido, para que você lembre de cobrá-lo, caso a outra pessoa também esqueça. Para isso é bom colocar a descrição do empréstimo para facilitar lembrar quando ou para que foi o valor.

Controle emprestimos

Entendendo seus gastos

Quando você termina seu primeiro mês, já pode estudar suas finanças desde o recebimento até o último centavo gasto.

Coloque filtro de datas, visualize tipo de gastos, valores médios mensais, crie metas e acompanhe.

Quanto mais tempo você utilizar o controle, seja por essa planilha ou por outro meio, melhor será sua análise. Pense nas decisões que você pudesse tomar se soubesse seu gasto anual com gasolina, ou melhor, em mobilidade. Poderia decidir em ter carro ou andar de Uber, qual seria mais barato?

Então comece desde cedo a registrar, os dados serão sua fonte de decisão que poderão te ajudar a ter mais dinheiro ou como investir melhor.

Espero que tenham gostado deste modelo. Hoje esse formato está me atendendo perfeitamente e lógico se eu sentir uma necessidade posso atualizar do meu jeito, assim como vocês também podem agora. O mais importante é você ter seus gastos por categoria e com datas. Assim você poderá entender como foi seus gastos em cada período e com o que tem gastado mais.

A melhor forma de se segurar suas finanças é entendendo com o que você tem gastado, só assim poderá limitar ou ajustar para o seu objetivo que deseja alcançar.

Se tiverem alguma ideia comentem abaixo ou me mandem um e-mail que eu posso atualizar e disponibilizar novamente. Até a próxima!

Dicas extras

Dica 1) É possível personalizar seu dashboard (Aba de resultados) de forma deixar as informações mais fáceis para se tomar decisões.

Por exemplo, abaixo temos todos os lançamentos, incluíndo os previstos de todo o ano. E o melhor, não foi necessário nenhuma fórmula mirabolante.

dashboard-resumo-painel-de-gastos-finaneiro

Dica 2) Caso você tenha uma planilha de gastos em conjunto, você pode inserir uma nova coluna na aba de gastos e de recebidos com o campo “parceiro” onde poderá adicionar o recurso de selecionar quem do casal fez a ação. Assim, você pode até gerar relatório de quanto cada um gastou.

Então, fique à vontade para adaptar a sua necessidade

Links para a planilha modelo

Modelo de Planilha Online Google Docs Spreadsheet

Modelo de Planilha Excel para Download

Sugestão de leitura

Agora que você entende o seu cenário, leia este artigo como sair da inércia em 10 minutos e começar seu plano de ação.

Precisa de uma planilha para controlar seu ponto e jornada de trabalho?

Livros relacionados:

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.