As profissões digitais estão cada dia mais presentes no mercado de trabalho, portanto, confira quais delas vão estar em alta em 2022

Profissões digitais: quais estão mais em alta?

Novas profissões digitais surgem todos os meses. De acordo com dados publicados pela EBIT/Nielsen, o e-commerce no Brasil bateu recorde e atingiu R$ 53 bilhões só no primeiro semestre de 2021. Dessa forma, conheça as tendências de carreira para 2022.

Confira também estes conteúdos:

Quais as profissões digitais em alta em 2022?

Nos últimos anos, muitas pessoas deixaram o seu emprego presencial para trabalhar de modo online. Isso porque, com a crise da pandemia, não apenas o mercado mudou, mas os desejos também. 

A cada ano novas profissões surgem. Como resultado, o número de chances para quem quer tanto trabalhar para uma empresa ou empreendendo sozinho no digital não param de crescer.

Existem algumas funções que já estão firmes no mercado. Com o avanço das redes sociais, por exemplo, o gestor de mídias se tornou popular. Além disso, outras atividades tem se destacado como as que estão a seguir:

  • Web Designer;
  • Especialista em e-commerce;
  • Gestor de tráfego pago;
  • Copywriter.

O avanço da tecnologia e da internet não param. Dessa forma, as demandas mudam todos os dias. Portanto, é preciso ter pessoas com cada vez mais conhecimento para atender clientes exigentes.

Tendências de carreira para 2022

Os resultados do e-commerce no país mudaram a atuação das empresas no mercado. Assim, todo setor deve buscar o seu espaço online. Então, até mesmo a Medicina precisa de profissões digitais. Com isso, em 2022, espera-se que algumas se destaquem.

Você conhece o Chefe de Listening Officer?

É alguém que monitora a comunicação das marcas. Não apenas aquela que acontece dentro da empresa, mas, também a externa em redes sociais. Afinal, é essencial saber o que os clientes querem.

Seu principal foco é obter dados do público. Dessa forma, após a coleta, ele precisa criar métodos e estratégias para melhorar as relações das duas partes.

Observa-se o CLO como um passo à frente do gestor de mídias sociais. Porque, além de fazer a gestão de relação e redes sociais, também é responsável por:

  • Responder dúvidas;
  • Verificar o engajamento;
  • Desenvolver relação com influenciadores;
  • Auxiliar nos planos de campanhas.

O que é preciso para ser Chief Listening Officer?

Este é um exemplo de profissões digitais que precisam ter o jeito certo para chegar ao sucesso e se manter no mercado. Além disso, você deve se relacionar bem com as pessoas, ter simpatia com público e também ter:

  • Pensamento crítico;
  • Criatividade para buscar soluções;
  • Usar muitas redes sociais;
  • Ser organizado e ter disciplina.

Além das habilidades para um profissional melhor se destacar na área, o ideal é possuir um diploma em Comunicação ou Marketing. Entretanto, é bom lembrar que em alguns casos, o perfil certo conta mais do que um certificado.

Especialista em SEO é uma das profissões digitais?

A rotina do especialista em SEO envolve tarefas que incluem planejamento e estratégias. O objetivo é aumentar o número de visitas em um determinado site. Portanto, parte de seu trabalho é:

  • Analisar a concorrência;
  • Identificar pontos de melhoria no site;
  • Garantir que os sites possuem fácil acesso;
  • Pesquisar palavras-chave;
  • Entender de tráfego pago e tráfego orgânico.

Para quem está pensando em ingressar na área, a sugestão é se formar na área de IT. Uma vez que é importante saber como um site funciona, assim como detectar problemas.

Onde aprender sobre SEO?

Há diversos conteúdos gratuitos na internet, não apenas para entender o que é SEO. Como também aprender mais sobre essa que é uma das profissões digitais mais pedidas no mercado no presente.

Você sabe o que faz um Designer de App?

A busca por aplicativos não para de crescer, não apenas os tipos, mas também o número de funções aumenta todos os dias. Então, há aqueles para realizar as mais diversas tarefas do dia a dia. Por isso, são úteis para o trabalho e para a vida pessoal.

Por trás deles, há pessoas responsáveis pelo seu visual e performance. Afinal de contas, além de funcionar bem, também precisa ser atraente aos olhos do usuário.

Entra em cena o designer de app, que em suma, tem a função de ser responsável por desenvolver gráficos e conceitos. Não apenas para que sejam bonitos, como também criativos e fáceis de usar.

Como se tornar um designer de apps?

Para aqueles que gostariam de iniciar uma carreira nesta área, é importante ter uma formação. Além disso, desenvolver habilidades como:

  • Empatia;
  • Boa comunicação;
  • Persuasão.

Os perfis sociais também são muito importantes. No entanto, além destas, é preciso ter uma formação que atenda o mercado. Pode ser um curso de Designer Gráfico, assim como uma formação em Análise de Sistemas.

Quais são as oportunidades das profissões digitais?

As novas carreiras surgem de acordo com as necessidades do mercado. De acordo com 

as tecnologias, produtos e sistemas que aparecem. Além das citadas acima, há também:

  • Desenvolvedor de App;
  • Especialista em Cloud Services;
  • Analista de Big Data.

Para quem quer acompanhar a nova direção do mercado de trabalho, há várias opções. Além disso, há aqueles que estão cansados do regime de trabalho presencial, do transporte cheio e do trânsito. Portanto, gostariam de entrar na era do digital.

Com a facilidade de aprender de forma gratuita pela internet, é possível começar hoje mesmo. Assim, não apenas ao desenvolver habilidades, mas também aprender uma profissão no meio online. Este pode ser o primeiro passo para iniciar uma nova carreira.

Perguntas frequentes

O que é profissão digital?

A profissão digital é qualquer serviço que esteja relacionado com o ambiente virtual como redes sociais, aplicativos e plataformas online.

Como trabalhar na área digital?

O primeiro passo é fazer um curso relacionado a área. Depois de formado, é preciso enviar currículos para empresas que precisem da sua expertise.

Quais são as profissões digitais?

Algumas das profissões digitais que se destacam são especialista em marketing digital, desenvolvedor de software, analista de big data, social midia, customer experience e mais.

Foto de Luke Peters on Unsplash

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.