Conheça as principais competências digitais neste conteúdo e garanta uma ótima visão no mercado de trabalho

O que é estratégia digital e como criar uma para sua empresa?

A grande maioria das empresas hoje em dia está ciente de que os processos digitais e a presença online são essenciais para os negócios. No entanto, algumas delas ainda estão fazendo essas mudanças um passo de cada vez, com pouca ou nenhuma direção. 

Se essas empresas querem assumir a liderança em relação aos seus concorrentes, capitalizar as tendências atuais e se preparar para a próxima inovação, uma estratégia digital eficiente é o único caminho para isso.

Em resumo, uma estratégia digital refere-se a um plano que emprega iniciativas digitais para atingir os objetivos da empresa. Aparentemente pode parecer simples, mas uma estratégia de negócios digital requer conhecimento e experiência para ser implementada com sucesso. 

Se você quer saber por onde começar a implementação de uma estratégia digital na sua empresa, este conteúdo foi feito para você!

Conheça agora 4 passos para criar uma estratégia de negócio digital.

1 – Defina seus objetivos 

Saber qual é o seu objetivo com a estratégia digital é o primeiro passo para torná-lo possível. As metas e objetivos devem ser alcançáveis ​​e mensuráveis ​​a curto e longo prazo se você quiser ter alguma ideia se o que fez funcionou.

Para essa definição de objetivos é muito importante você considerar o cenário atual da sua empresa e verificar se possui recursos de acordo com o que pretende alcançar.

Por exemplo, não adianta querer aumentar as publicações nas redes sociais se você não possui um time suficiente para dar conta da recorrência. Você só vai se frustrar e o objetivo ficará cada vez mais longe.

Lembre-se da metodologia SMART:

  • Específico – O que você está tentando alcançar e por quê?
  • Mensurável – Como você saberá que foi bem-sucedido?
  • Atingível – Suas metas são realistas, considerando os recursos?
  • Relevante- Seus objetivos valem a pena para o seu negócio?
  • Time-based (prazo) – Quais são seus prazos e pontos de partida?

2 – Identifique o seu público

Um erro muito comum que as empresas cometerem hoje em dia é não escolher um público. Destinar os esforços em um segmento e negligenciar outro pode parecer como se você estivesse perdendo uma oportunidade maior, mas a verdade é que, para ter sucesso, você deve concentrar seu tempo e seus recursos. 

Para identificar o público do negócio, você pode consultar várias fontes – sua análise do site, sua equipe de vendas e ferramentas de pesquisa de mídia. Para identificar seu público-alvo, um ótimo ponto de partida é analisar duas visões: começando com seus clientes atuais e depois passando para um público maior e mais amplo de clientes em potencial.

Assim que você tiver traçado o perfil do seu público, é chegada a hora de entender um pouco mais sobre o comportamento dessas pessoas.

3 – Identifique os principais canais

Aqui é onde começamos a entrar diretamente na estratégia digital. 

Hoje, o número de redes sociais que existe é imenso e novos surgem a cada semana que passa. Muitas empresas acreditam que precisam estar em cada um delas, mas a realidade é que você só deve estar onde seu público está. 

Se você analisou e viu que o seu público não está no Twitter, por exemplo, você não precisa se preocupar com essa rede inicialmente. Agora, se o seu público-alvo usa principalmente o Facebook, parte de sua estratégia deve se concentrar no alcance orgânico e pago no Facebook.

4 – Planeje seus recursos

Planeje a equipe e os recursos que você possui. Esse é um princípio importante que muitas organizações ignoram, mas é fundamental para o sucesso do desenvolvimento de uma estratégia digital eficiente.

Considere o tempo, o financeiro e a equipe que você tem disponível e crie estratégias de acordo. Além de ajudar com a estratégia do seu negócio, seus colaboradores agradecem por não terem sobrecarga de trabalho.

Foto Café foto criado por master1305 – br.freepik.com

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.