Entenda como os objetivos do marketing empresarial são essenciais para atrair pessoas que garantem o sucesso do seu negócio

Os objetivos do marketing empresarial: a sua ponte com clientes e parceiros

Conheça os objetivos do marketing empresarial e descubra porque ele é a chave para o sucesso do seu negócio. Afinal, fazer um bom plano pode ser o diferencial que você precisa para atrair mais clientes e se tornar uma referência no assunto.

Entenda o que é o marketing empresarial

Os termos que se referem a esse mundo se misturam e podem confundir algumas pessoas. Mas, o que pouca gente sabe é que o marketing empresarial envolve um conjunto de estratégias menores que objetivam alcançar a melhor posição no mercado.

As táticas para atrair o público por meio da divulgação de conteúdo e pela presença nas mídias digitais são apenas uma parte de um plano maior. Assim, antes de chegar a esses níveis menores, o marketing empresarial define o básico.

É uma estratégia mais ampla que estuda o mercado e os clientes para fazer uma oferta atrativa tanto para compradores quanto para parceiros de trabalho. Dessa forma, os famosos 4 Ps são os pontos que norteiam os objetivos do marketing empresarial

4 Ps do marketing

São os elementos principais que uma empresa deve definir para atingir metas tanto no sentido financeiro quanto na boa relação com parceiros e clientes. Eles são produto, preço, praça e promoção.

O primeiro é o objeto ou serviço que você vai ofertar. É importante que ele resolva o problema do cliente e gere valor para a vida dele. Afinal, uma experiência marcante é crucial para garantir a compra seguinte.

Já o segundo, é o preço que vai custar adequado ao público-alvo. Por exemplo, se a sua persona é um jovem de classe média baixa que não tem renda fixa, não adianta oferecer um produto de R$ 10 mil.

Por último, praça e promoção andam juntos. A primeira é onde seu negócio vai estar presente, isso envolve tanto meios físicos quanto digitais. Já a promoção, é o como e qual o melhor meio para divulgar o produto.

Veja como surgiu esse conceito

A teoria dos 4 Ps tem a sua origem em 1949. Professores especialistas em marketing e economia a desenvolveram ao longo dos anos. Por isso, ela é até hoje uma referência para negócios de qualquer nicho.

Quais os objetivos do marketing empresarial?

Diante de um cenário tão complexo, saber a importância de se comunicar da forma correta com os colaboradores e clientes é a chave para o sucesso da empresa. Portanto, a seguir, conheça alguns objetivos do marketing empresarial:

  1. Entender a necessidade da persona;
  2. Oferecer soluções;
  3. Ser referência;
  4. Conquistar clientes;
  5. Fidelizá-los.

1- Entender a necessidade da persona

Antes de tudo, um dos objetivos do marketing empresarial é conhecer o seu cliente ideal. A partir de pesquisas e estudos sobre o que ele está buscando, é possível oferecer um produto que agregue valor, que seja desejável e que caiba no bolso dele.

2- Oferecer solução é um dos objetivos do marketing empresarial

Depois de saber quem está procurando o que você deseja vender, é possível oferecer a resolução do problema. Mas, é importante que essa meta não foque apenas no produto. Afinal, comprar ou contratar um serviço mostra que existe uma dor específica.

Nesse cenário, ele deixa de ser apenas uma venda e se torna um meio de mudança de situação ou até de vida para o cliente em questão. Sabendo de tudo isso, portanto, é mais fácil garantir parcerias e criar uma boa relação com os consumidores.

3- Ser referência é um dos objetivos do marketing empresarial

O que também se espera aplicando uma estratégia que envolva os 4 Ps do marketing para empresas é ganhar autoridade no mercado. Com ela, mais pessoas conseguem enxergar a organização como uma referência e a buscam para solucionar seus problemas.

4- Conquistar clientes

Um dos objetivos do marketing empresarial é atrair mais clientes para a sua marca. Afinal, sem eles, é impossível seguir com o negócio. Levando em conta todas as boas estratégias, é possível não só conquistar mais pessoas, mas fidelizar os que já tem.

5- Fidelidade

No caso em que o produto, o preço, a praça e a promoção atendem às expectativas do consumidor, ele se torna um fiel defensor da marca. Assim, você tem a chance de conseguir vender muito para a mesma pessoa por um longo período.

Qual é a importância do marketing empresarial para o meu negócio?

O cliente de hoje usa mais critérios para avaliar o produto e a empresa antes de finalizar uma compra do que antes. Afinal, com a internet, ele pode pesquisar não só o objeto ou serviço, mas também comparar os preços e ler a opinião de outras pessoas.

Para ganhar a atenção dele, portanto, os objetivos do marketing empresarial precisam estar claros. Com ele, além de ter mais compradores, outras instituições vão vê-la como autoridade no assunto, o que atrai também mais colaboradores.

Tudo isso significa ter mais reconhecimento e retorno financeiro, além da chance de expandir o seu negócio. Portanto, inovar nesse plano amplo para depois investir no marketing online ou offline vai gerar mais resultados positivos.

Defina os objetivos do marketing empresarial hoje

Como você viu, essa estratégia é a chave do sucesso das grandes organizações atuais. Então, não fique de fora disso e use esse conhecimento para fazer o seu negócio crescer por meio de:

  • Apoiadores;
  • Clientes;
  • Autoridade;
  • Reconhecimento;
  • Fidelidade;
  • Lucro.

Existem muitas vantagens em trabalhar dessa maneira, portanto, comece hoje a pensar e estudar para definir os objetivos do marketing empresarial. Assim, o seu produto ou serviço será de qualidade e ganhará destaque à frente dos concorrentes.

Foto de Kindel Media no Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.