Descubra aqui como é o trabalho de um gestor de tráfego, quais recursos utiliza e como começar a trabalhar na área

Por que o gestor de tráfego é um profissional tão buscado e como é o trabalho?

O gestor de tráfego é um profissional cada vez mais requisitado no mercado. Então, se você quer iniciar nessa área, conheça mais sobre a rotina, as funções que pode realizar, bem como a formação necessária.

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Descubra o que faz um gestor de tráfego

É o responsável por gerir os anúncios pagos de uma empresa, a fim de obter mais visitas na página de seu cliente. Com isso, a profissão visa chamar a atenção do público para a marca ou serviço. Ainda, veja alguns benefícios do trabalho de um gestor para empresas: 

  • Atração de novos clientes, com um custo menor;
  • Melhora nas vendas;
  • Expansão da marca no mercado.

As redes sociais se tornaram um meio importante de vendas para diversas marcas. Por isso, essa função oferece cada vez mais oportunidades.

Análise de dados e resultados de campanhas

Cabe ao gestor de tráfego, ainda, fazer a análise de quais anúncios estão tendo bons resultados. Desse modo, caso precise, pode fazer os ajustes e investir nas campanhas com melhor retorno.

Quais as ferramentas de trabalho do gestor de tráfego?

Na execução das tarefas, o gestor precisa estar atento aos dados das campanhas para acompanhar os resultados. Nesse sentido,algumas ferramentas ajudam no trabalho, por isso, confira abaixo as mais comuns: 

  • Google Analytics: além de gratuito, fornece informações e gráficos completos;
  • mLabs: permite programar publicações e acompanhar os resultados;
  • Google Trends: também sem custo, indica as palavras-chave mais buscadas;
  • Para gerar apresentações dos resultados, tem o recurso do Google Data Studio.

Há diversas opções disponíveis no mercado, com recursos parecidos. Por isso, cabe ao gestor de tráfego ver qual melhor se adapta às suas necessidades e o perfil de anúncios que gerencia.

Em que redes atua o profissional?

Dentre os principais canais de anúncios estão o Google Ads, Facebook Ads e Linkedin Ads, por exemplo. Cada rede social tem os mecanismos de busca e as formas próprias de impulsionar publicações. 

O expert na área pode, então, se especializar em uma rede específica. Apesar de reduzir o campo de atuação, apostar em um nicho pode aumentar os ganhos do gestor, já que tem maior conhecimento no mesmo.

Saiba qual a formação necessária para ser um gestor de tráfego

Para iniciar na área, não se exige uma faculdade ou formação específica. No entanto, é possível buscar cursos para obter o conhecimento sobre o nicho. Ainda, é importante se manter atualizado, uma vez que as atividades na internet estão em constante mudança.

Uma boa forma de aprender, no caso da gestão de tráfego, é na prática. Por isso, ainda que não tenha clientes no início, você pode fazer testes em sua própria página, ou de conhecidos, para validar o seu método.

Quanto um gestor de tráfego ganha?

No início da carreira, a remuneração média fica em torno de R$ 2,5 mil. Conforme ganha experiência, no entanto, o gestor pode alcançar valores maiores, entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. 

Os grandes nomes da área, por sua vez, podem chegar a remunerações muito superiores, aos R$ 20 mil. Isso porque em muitos casos, o gestor de tráfego, que atua em um lançamento, por exemplo, pode obter um valor proporcional ao resultado obtido.

Vale a pena trabalhar como gestor de tráfego?

Esta é, sem dúvida, uma área muito promissora, que entre 2020 e 2021 cresceu cerca de 20%. Portanto, a tendência é que esse seja um profissional cada vez mais escasso no mercado. 

Com a facilidade de não precisar de uma faculdade para atuar como gestor de tráfego, é necessário ter autonomia para aprender. Apesar disso, para quem gosta de uma profissão dinâmica, esse é o caminho, já que as regras de cada rede social mudam a todo tempo.

Seus resultados te recomendam

Pode parecer fácil ter sucesso em uma área com muita demanda. Mas, só se destaca no mercado quem traz resultados para seus clientes e para conseguir isso, é essencial entender a fundo o trabalho.

Busque referências dentro da área, veja o caminho que percorreram outros profissionais para se inspirar. Por fim, use as experiências como aprendizado e se atualize para estar sempre em dia com as mudanças.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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