O desenvolvimento ágil com scrum é um método colaborativo para projetos, então, entenda tudo sobre o conceito e como aplicar

Desenvolvimento ágil com scrum: o que é e como usar essa metodologia em projetos

O desenvolvimento ágil com Scrum é uma metodologia usada para a criação de produtos com base em um manifesto com 12 princípios. Então, entenda nesse artigo um pouco desse conceito de gestão, bem como, se dá aplicação desses aspectos.

Leia também:

E então, o que é Scrum?

Scrum é um método de desenvolvimento de software de forma interativa, além de incremental. Assim, toda a equipe, mesmo com seus papéis bem definidos, atua de forma transparente no projeto e oferece valor ao cliente durante todo o processo.

De modo geral, o Scrum é uma estrutura rápida, adaptável, flexível e eficaz onde todos os envolvidos têm uma responsabilidade coletiva. Ainda assim, com transparência na comunicação, bem como um progresso contínuo para finalizar o que se propõe.

A origem do método Scrum

O termo surgiu em um artigo de Harvard em 1986 que falava sobre o modelo de trabalho colaborativo baseado em equipe e de forma escalável. Assim, era usado por grandes empresas como a Canon, Honda e Fuji-Xerox na criação de seus produtos.

Já o termo tem origem no esporte Rugby que trata do momento que o jogo é reiniciado por conta de uma falta ou quando a bola sai do campo. Mas, somente em 1993 que Jeff Sutherland e sua equipe na Easel Corporation usaram processo na criação de software.

Desenvolvimento ágil com Scrum, o conceito

A metodologia de desenvolvimento ágil com Scrum é uma forma de criar produtos com base nos 12 princípios do Manifesto Ágil. Portanto, a entrega é fracionada em pedaços do de funcionalidades dirigidos por pequenas equipes com suas responsabilidades no todo.

Esse processo permite a correção durante o projeto por parte do cliente, bem como, possíveis alterações quando necessário. Então, o modelo substitui o processo tradicional em cascata onde grandes tarefas eram entregues em longo período de tempo e com erros.

O método ágil tinha foco exclusivo para a área de TI para a criação de softwares. No entanto, hoje já é realidade em vários setores como a indústria, serviços e conhecimento. Assim, as demandas podem ser ajustadas em qualquer fase do projeto.

Desenvolvimento ágil com Scrum e o manifesto Ágil

Esse manifesto é um documento com os princípios e valores criado em 2001. Por isso, tem em sua estrutura 4 regras vitais e 12 princípios obrigatórios para desenvolver qualquer software.

Cerca de 17 profissionais que já atuavam com essa estrutura criaram o documento no estado americano de Utah. Então, confira em seguida quais as regras e princípios do manifesto.

4 Valores Centrais do Manifesto Ágil

Os 4 valores que baseiam o desenvolvimento ágil com Scrum na criação de qualquer software são:

  1. Responder às mudanças seguindo um plano;
  2. Colaboração do cliente acima da negociação de contratos;
  3. Software funcional acima de documentação abrangente;
  4. Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas.

A soma desses valores resulta em um programa com foco na resolução do problema do cliente. Assim, ele tem uma entrega completa em menos tempo e bem mais assertiva. Veja em seguida, os 12 princípios do método.

12 Princípios do Manifesto Ágil

Você viu os valores desse modelo de desenvolvimento. Então, confira em seguida a lista dos 12 princípios que são cruciais quando se fala em Manifesto Ágil:

  1. Em intervalos regulares a equipe ajusta o comportamento para se tornar mais eficaz;
  2. Os melhores projetos são feitos por equipes auto-organizadas;
  3. Simplicidade é essencial;
  4. A atenção contínua aumenta a agilidade;
  5. Processos Agile promovem a sustentabilidade;
  6. Software funcional é a principal medida do processo;
  7. A conversação frente a frente é o meio de comunicação mais eficaz;
  8. Indivíduos motivados trabalham melhor;
  9. Empresários e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto;
  10. Procure entregar um software funcional em menor prazo;
  11. Acolha as mudanças, mesmo que atrasem o projeto;
  12. Tenha como prioridade entregar um software valioso de forma antecipada e contínua.

Há diversas práticas deste método no mercado. Com isso, veja em seguida uma lista com os modelos mais populares além do desenvolvimento ágil com Scrum.

Principais Metodologias Ágeis

Outras metodologias ágeis mais populares e usadas não só para o desenvolvimento de softwares, são:

  • Behavior Driven Development (BDD);
  • Kanban;
  • Feature Driven Development (FDD);
  • Método de Desenvolvimento Dinâmico de Software (DSDM);
  • Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD);
  • Programação Extrema (XP).

Cada um com seus aspectos principais e foco na criação de projetos de forma mais rápida e colaborativa com toda a equipe.

Veja como o desenvolvimento ágil com Scrum acontece 

O primeiro integrante é o dono, ou seja, quem vai passar os detalhes do tipo de produto a ser criado. Então, isso significa que ele é o responsável pelo backlog, que é uma lista de exigências e tarefas do produto final, bem como, informar as prioridades.

Depois disso vem o sprint, que são os períodos para a entrega do conjunto de tarefas do backlog. Então, de modo geral, duas semanas é um tempo comum para essas tarefas. Por fim, as equipes se atualizam todos os dias nos chamados Daily Scrum ou Daily Stand-Ups.

Cada sprint termina com uma retrospectiva para checar possíveis falhas, onde o processo pode melhorar e o que fazer para que isso aconteça.

Faça uso do desenvolvimento ágil com Scrum!

Agora que você já conhece o desenvolvimento ágil com Scrum, seu conceito e aplicação, basta colocar em prática em qualquer projeto que deseja realizar. Assim, você poupa tempo e faz a gestão de sua equipe de forma mais assertiva.

Vale ressaltar que há diversas ferramentas analógicas e online disponíveis no mercado para tornar o processo bem visual. Então, veja a que melhor se adequa à sua realidade.

Foto de Parabol em Unsplash

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.