Entenda os benefícios de construir uma reputação digital por meio de algumas dicas simples e que podem engajar mais o seu público

Você sabe como e por que começar a construir a sua reputação digital?

A reputação digital se torna cada vez mais necessária para os dias atuais. Afinal, não importa a profissão ou setor de atuação de uma empresa, todos que desejam prosperar no meio virtual a usam para conquistar clientes na web. Então, saiba como construir a sua.

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O que é reputação digital?

A reputação online é a forma com que uma marca ou uma pessoa é conhecida, seguida e querida pelo público na internet. Portanto, isso acontece pelo jeito com que o perfil divulga uma série de dados sobre: 

  • A própria pessoa;
  • Um serviço;
  • Produto;
  • Negócio.

Desta forma, todas as informações que te citam de algum jeito podem te ajudar na construção da sua reputação na internet. Além disso, os conteúdos que você posta e a frequência também podem influenciar nisso.

Já um empreendimento que não tem uma presença online, pode ter uma reputação negativa. Afinal, hoje em dia, o usuário procura tudo o que precisa na internet e quando não encontra, isso causa desconfiança no consumidor.

Como construir uma reputação digital?

Sendo assim, desde o tipo de post que faz de forma voluntária, as suas interações nas redes sociais, seus comentários e avaliações em diversas páginas, podem te ajudar na construção da sua reputação eletrônica. 

Nos casos da reputação digital de uma empresa, por exemplo, é preciso combinar uma série de fatores. Além disso, é bom levar em conta os objetivos do marketing empresarial e alinhar todas essas ideias.

Qual é a importância de uma reputação eletrônica positiva?

Devido ao mundo cada vez mais conectado, torna-se essencial estar presente nas principais redes sociais, a fim de divulgar tudo o que possa te aproximar do seu cliente. Dessa forma, a reputação online pode ajudar a:

A construção da sua reputação digital é apenas o começo. Pois por meio dela, é possível tanto fidelizar os clientes que já possui, quanto atrair novos, graças a sua visibilidade na web.

Você sabe quais fatores alteram a construção da reputação online?

Agora já dá para ter uma ideia do que é uma reputação digital e os vários critérios que podem aumentar a sua autoridade online. Mas, é essencial ver mais sobre eles para que não erre quando começar a construir a sua pouco a pouco.

Fatores externos a construção da reputação eletrônica

São aqueles que dependem da divulgação na internet por meio de:

  • Parceiros de negócios;
  • Clientes;
  • Portais de notícias.

Esses são elementos que você não pode controlar de forma direta. Mas, podem ser “influenciados” por meio de boas relações e da qualidade do seu produto. Assim, esses fatores acabam sendo sujeitos de forma direta sobre o que sua marca entrega.  

Os elementos internos para construir uma reputação digital

Já esses vem de dentro da sua organização. Por isso, podem ser desde a forma como os colaboradores se comportam até a maneira que ocorre as ações na empresa.

Com isso, eles têm menos chances de causar uma reputação digital negativa. Porém, a forma como você se situa e investe na divulgação nas mídias sociais, também regulam os fatores internos. 

Por que você deve pensar em construir uma reputação eletrônica?

A medida que fica cada vez mais presente nas redes sociais, maior pode ser seu impacto. Por isso, o que se entrega de forma gratuita junto com a opinião de outros sobre o seu produto ou serviço, ajuda as pessoas a entender mais sobre você.

Dessa forma, as opiniões positivas te ajudam a reforçar os benefícios do seu produto e trazem novos clientes. De fato, isso só é possível por meio de uma boa estratégia criada por um consultor de marketing digital.

Mas afinal, como construir a sua autoridade digital?

A melhor forma de firmar a sua reputação digital é compartilhar conteúdos relevantes e que possam agregar de alguma maneira a vida do seu seguidor.

Só que fazer isso sem estratégia nenhuma não vai render bons frutos. Por isso, para que seus esforços no mundo digital não sejam em vão, é preciso:

  • Definir um objetivo e alinhar seus posts a esse objetivo;
  • Selecionar os perfis que mais fazem sentido para você e seu público;
  • Criar uma forma direta e efetiva de se comunicar com os seus clientes;
  • Ter um alto padrão de atendimento;
  • Definir algo que agregue valor a sua marca;
  • Alinhar os fatores internos e externos para dentro do seu objetivo;
  • Gerir e minimizar os eventos negativos.

Comece hoje mesmo a construir a sua reputação digital

Agora que você sabe de todas as vantagens e a importância de construir sua reputação online, comece hoje mesmo. Mas, não esqueça de fazer tudo com estratégia e definir uma meta de forma bem estruturada para ter sucesso.

Perguntas frequentes

Porque você deve pensar na sua reputação na internet?

É a sua reputação digital que molda o ponto de vista das pessoas sobre a sua empresa. Assim, boas avaliações é uma das formas de gerar credibilidade ao seu negócio. 

Como administrar sua reputação online?

Tenha atenção em relação aos conteúdos que compartilha, monitore o comentário de outras pessoas e ajuste as suas configurações de privacidade do seu perfil. 

Como fazer para recuperar a reputação?

A percepção de uma imagem na internet não muda de repente, então, é preciso ter uma outra atitude e mostrar por meio de atos que aprendeu com os erros.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.