Principais utilidades em integrar um CRM

Principais utilidades em integrar um CRM ao seu negócio

Ter sucesso em um negócio é o principal objetivo de todo empresário. Isso exige muito esforço e sabemos que não é uma tarefa simples. Há muitos processos que precisam ser otimizados e estratégias a serem estabelecidas para que a empresa esteja no caminho certo da conquista de um novo patamar no mercado.

O processo de vendas de uma empresa é muito importante, pois é a porta de entrada principal dos lucros de uma empresa. Por isso, é primordial que esse processo seja eficiente, para que o dinheiro investido pela empresa nessa área seja aplicado da melhor forma para gerar lucro.

Pensando nisso, os softwares CRM (sistema de gerenciamento de clientes) foram criados e têm sido utilizados por milhares de empresas que desejam automatizar processos. Com o crescimento constante do uso de redes sociais na atualidade, esses sistemas começaram também a oferecer a integração das diversas redes de uma empresa, para que o setor de vendas possa ter um controle maior dos clientes. Isso é inovação!

Por isso, hoje em dia se tornou fundamental que uma empresa tenha um sistema CRM para organizar seus processos. Além disso, a escolha de um software CRM ideal para o seu negócio deve ser um ponto importante, já que será necessário um certo investimento para obter essa plataforma.

Esse investimento será muito importante para a sua empresa, mas você precisa entender como e para quê usar um CRM, afinal ninguém compra um produto novo sem conhecer suas especificações e funções. Com esses aspectos em mente você estará pronto para conquistar uma nova fase para os seus negócios.

Portanto, é essencial que você tenha conhecimento sobre as funcionalidades de um sistema CRM para a sua empresa, independente do porte, pois isso pode ser um grande passo positivo para alavancar o crescimento do seu negócio. Vamos conhecer alguns dos benefícios do CRM e suas principais utilidades? Vem comigo!

1.  Controle e organização dos dados dos clientes

Diversas vantagens do CRM podem ser apontadas e dentre elas está a capacidade de organizar os dados dos clientes em um banco de dados que pode ser salvo na nuvem. O CRM é capaz de integrar diversas plataformas simultaneamente como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • WhatsApp.

Isso é importante para que não seja necessário acessar cada rede social e de mensagens para responder os clientes individualmente, sem que tenha como controlar os clientes que ainda aguardam resposta ou tem prioridade no atendimento.

Todas as informações que sua equipe de vendas conseguir coletar dos clientes poderão ser armazenadas e acessadas com muita facilidade e por várias pessoas ao mesmo tempo. Isso não seria possível, por exemplo, se você estivesse usando um WhatsApp Business sem a integração com o CRM, pois somente duas pessoas poderiam acessar o WhatsApp ao mesmo tempo (pelo computador e pelo celular).

O software também permite que sejam gerados relatórios precisos com os dados coletados e assim, esses dados poderão ser usados como base para o planejamento de estratégias novas para alcançar novos clientes e para testar as estratégias em andamento no momento.

2.  Aumenta a qualidade do atendimento ao cliente

Uma das funções de um CRM com maior relevância é a melhoria que poderá proporcionar ao atendimento dos clientes.

O atendimento ao cliente representa a face da empresa, ou seja, o cliente terá a primeira impressão sobre a empresa como um todo ao procurar o suporte ou a equipe de vendas. Por isso, um atendimento diferenciado é tão importante e deve ser um alvo de investimento do seu negócio.

O sistema CRM permite que você tenha conhecimento de muitas informações úteis sobre os clientes como:

  • Produtos já adquiridos;
  • Redes sociais mais usadas;
  • Problemas ou dificuldades anteriores;
  • Satisfação do cliente;
  • Intenções de compras.

Com essas informações, a sua equipe de vendas será capaz de oferecer um atendimento individualizado, justamente por já conhecer o cliente. Qual cliente não gosta de saber que seu atendente conhece seu histórico de compras ou problemas? Todos! Eles se sentem mais importantes e dignos de muita atenção quando isso ocorre.

Outro detalhe é que alguns clientes não têm seus casos solucionados no mesmo momento, necessitando de um auxílio de algum outro setor da empresa. Nesses casos, é interessante que você consiga organizar aqueles clientes que precisam de um retorno da empresa ou aguardam uma resposta. O CRM é capaz de fazer isso e impede com que o cliente se sinta abandonado e sem atenção, tendo que aguardar muito tempo para ter seu problema resolvido.

3.  O controle das finanças na palma da mão

A última e não menos importante utilidade de um CRM é permitir um controle maior das finanças da empresa.  Isso ocorre através da possibilidade de analisar os resultados de suas estratégias de vendas e automatização de vários processos da empresa.

Conhecendo bem seus gastos e onde deve-se investir mais ou não, você é capaz de planejar seu investimento futuro e utilizá-los para o crescimento da empresa.

Como vimos, um sistema CRM poderá automatizar muitas funções e isso requer menos ferramentas extras a serem utilizadas e menos funcionários no processo de vendas, gerando economia para a empresa. Por isso, o investimento realizado para obter um software CRM é muito vantajoso para o seu negócio e trará frutos excelentes!

Foto de fauxels no Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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