A gestão de pessoas, GP, é algo que está se tornando cada vez mais popular e dispensa modelos antiquados. Então, o resultado é uma administração eficiente, humana e que leva em conta o bem-estar do funcionário na empresa.
Do que se trata, afinal?
Esse tipo de gestão, a princípio, surge para abolir o estilo autoritário de um chefe. Dessa forma, ela se trata de uma forma muito mais humana de lidar com funcionários. Assim, é uma maneira de administrar valorizando cada pessoa da equipe.
De certo modo, ela aborda conceitos para melhorar o bem-estar das pessoas em geral. Entretanto, não para por aí, visto que ela também serve para valorizar os talentos. Portanto, seu modo de funcionar é essencial para que a companhia evolua.
O principal objetivo
Para alcançar o sucesso, ter uma boa gestão nesse cenário é essencial. Nesse sentido, pode-se dizer que o maior objetivo é que a equipe tenha suporte. Ou seja, isso significa saber ouvir e solucionar os problemas que podem surgir.
Com isso, entre as várias funções que essa gestão tem, vale o destaque para achar novos talentos e profissões. Além disso, ela também deve contribuir para a parte do desenvolvimento e treinamento deles.
A sigla ARM
Essa é a sigla que se usa para descrever como a GP deve operar na prática. Acima de tudo, ela significa Atrair, Reter e Motivar os trabalhadores dentro de uma organização.
Qual é a importância da gestão de pessoas dentro de uma companhia?
A importância dessa ideia se dá pelo fato de que a empresa só existe por causa das pessoas. Então, para que ela se sustente e possa evoluir é essencial que seus funcionários estejam satisfeitos. Por último, vale destacar algumas de suas vantagens:
- Aumentar a produtividade e a motivação;
- Reduzir os custos;
- Melhora na dinâmica entre os colaboradores;
- A empresa obtém vantagem sob a concorrência.
Não para por aí, visto que há uma chance maior de reter os talentos contratados. Do mesmo modo, o processo seletivo se torna muito mais eficiente, já que a contratação se faz com maior conhecimento.
Diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos
Em geral, o modo de operar de cada um é a grande diferença entre eles. Entretanto, vale dizer que eles trabalham em conjunto dentro de uma empresa. Ou seja, eles tendem a se complementar.
A GP trata de aplicar estratégias com o foco em potencializar a equipe na empresa. Enquanto, o RH serve para elaborar e apresentar as melhores ideias para uso da gestão.
A gestão de pessoas e seus 5 pilares
Como você já sabe, o conceito dessa gestão se baseia em trabalhar o capital humano. Dessa forma, há alguns pontos que servem como base para a aplicação dessa ideia. São eles:
- Motivação;
- Política de Comunicação;
- Incentivo ao Trabalho em Equipe;
- Conhecimento como base e Competência;
- Aplicações de Treinamento e Desenvolvimento.
Cada um deles é crucial para que a administração da empresa seja mais eficiente. Afinal, eles ajudam a fazer o diagnóstico da companhia para saber quais são as necessidades dos funcionários.
1 – A Motivação
Esse é tido como o ponto que serve de base para os outros quatro. A princípio, ter pessoas motivadas faz parte do caminho para o sucesso de uma companhia. Afinal, elas tendem a ser mais produtivas.
- Poucos recursos;
- Não ter propósito no trabalho;
- Administração pouco flexível.
São estas algumas das causas de desmotivação dos funcionários no trabalho, além da cultura organizacional desagradável. Portanto, o tópico é essencial para evitar esse tipo de situação.
2 – Política de Comunicação
A gestão de pessoas se faz com uma comunicação capaz de unir equipes e gestores. Dessa forma, o ideal é que ela seja sempre muito clara e objetiva. Assim, cada profissional vai se sentir como parte essencial da companhia.
É neste ponto que entram o diálogo e o feedback, elementos cruciais nessa prática. Acima de tudo, eles fazem com que se tenha um retorno de como cada medida foi recebida pelos colaboradores.
3 – Incentivo ao Trabalho em Equipe
Ainda que se cumpra bem os dois primeiros conceitos, não é garantido um bom trabalho em equipe. Então, é preciso que se desenvolva estratégias para melhorar esse atributo dentro da organização.
Vale lembrar que há muitas pessoas com perfis e pensamentos diferentes na companhia. Dessa maneira, a gestão tem papel essencial ao garantir que os conflitos se reduzam para que se possa colaborar.
4 – Conhecimento como base e Competência
Na prática, a gestão de pessoas trata de analisar e colocar à prova o currículo de um novo talento. Isso quer dizer que ele vai ter que mostrar conhecimento e competência para fazer suas funções.
5 – Aplicações de Treinamento e Desenvolvimento
O último ponto, enfim, aborda questões sobre como o líder deve melhorar os atributos de seu time. Antes de mais nada, ele é quem deve aplicar esses treinamentos para aperfeiçoar as qualidades de todos.
Cabe a este profissional fazer uma análise de cada um dos funcionários para saber seus pontos fortes e fracos. Em seguida, deve propor formas de desenvolver e potencializar os membros do time.
A gestão de pessoas é a chave para o sucesso
Como deu para ver, essa é uma área crucial para uma empresa evoluir no mercado. A princípio, os funcionários são parte vital e devem viver em um ambiente saudável. Do mesmo modo, precisam sentir que a companhia dá o devido valor ao seu serviço.Fazer essa administração ser eficiente, entretanto, não é tão fácil. Afinal, requer que os cinco pilares sejam levados em conta, além de outros fatores. Ainda assim, o resultado é atrair novos talentos e reter eles por muito mais tempo.
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