Caso queira trabalhar com gestão de pessoas, o ideal é conhecer bem a área e além disso, seus benefícios para as empresas

A gestão de pessoas e seus 5 pilares principais

A gestão de pessoas, GP, é algo que está se tornando cada vez mais popular e dispensa modelos antiquados. Então, o resultado é uma administração eficiente, humana e que leva em conta o bem-estar do funcionário na empresa.

Do que se trata, afinal?

Esse tipo de gestão, a princípio, surge para abolir o estilo autoritário de um chefe. Dessa forma, ela se trata de uma forma muito mais humana de lidar com funcionários. Assim, é uma maneira de administrar valorizando cada pessoa da equipe.

De certo modo, ela aborda conceitos para melhorar o bem-estar das pessoas em geral. Entretanto, não para por aí, visto que ela também serve para valorizar os talentos. Portanto, seu modo de funcionar é essencial para que a companhia evolua.

O principal objetivo

Para alcançar o sucesso, ter uma boa gestão nesse cenário é essencial. Nesse sentido, pode-se dizer que o maior objetivo é que a equipe tenha suporte. Ou seja, isso significa saber ouvir e solucionar os problemas que podem surgir.

Com isso, entre as várias funções que essa gestão tem, vale o destaque para achar novos talentos e profissões. Além disso, ela também deve contribuir para a parte do desenvolvimento e treinamento deles.

A sigla ARM

Essa é a sigla que se usa para descrever como a GP deve operar na prática. Acima de tudo, ela significa Atrair, Reter e Motivar os trabalhadores dentro de uma organização.

Qual é a importância da gestão de pessoas dentro de uma companhia?

A importância dessa ideia se dá pelo fato de que a empresa só existe por causa das pessoas. Então, para que ela se sustente e possa evoluir é essencial que seus funcionários estejam satisfeitos. Por último, vale destacar algumas de suas vantagens:

  • Aumentar a produtividade e a motivação;
  • Reduzir os custos;
  • Melhora na dinâmica entre os colaboradores;
  • A empresa obtém vantagem sob a concorrência.

Não para por aí, visto que há uma chance maior de reter os talentos contratados. Do mesmo modo, o processo seletivo se torna muito mais eficiente, já que a contratação se faz com maior conhecimento.

Diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Em geral, o modo de operar de cada um é a grande diferença entre eles. Entretanto, vale dizer que eles trabalham em conjunto dentro de uma empresa. Ou seja, eles tendem a se complementar.

A GP trata de aplicar estratégias com o foco em potencializar a equipe na empresa. Enquanto, o RH serve para elaborar e apresentar as melhores ideias para uso da gestão.

A gestão de pessoas e seus 5 pilares

Como você já sabe, o conceito dessa gestão se baseia em trabalhar o capital humano. Dessa forma, há alguns pontos que servem como base para a aplicação dessa ideia. São eles:

  1. Motivação;
  2. Política de Comunicação;
  3. Incentivo ao Trabalho em Equipe;
  4. Conhecimento como base e Competência;
  5. Aplicações de Treinamento e Desenvolvimento.
Foto: A gestão de pessoas tem como um dos seus pilares o trabalho em equipe

Cada um deles é crucial para que a administração da empresa seja mais eficiente. Afinal, eles ajudam a fazer o diagnóstico da companhia para saber quais são as necessidades dos funcionários.

1 – A Motivação

Esse é tido como o ponto que serve de base para os outros quatro. A princípio, ter pessoas motivadas faz parte do caminho para o sucesso de uma companhia. Afinal, elas tendem a ser mais produtivas.

  • Poucos recursos;
  • Não ter propósito no trabalho;
  • Administração pouco flexível.

São estas algumas das causas de desmotivação dos funcionários no trabalho, além da cultura organizacional desagradável. Portanto, o tópico é essencial para evitar esse tipo de situação.

2 – Política de Comunicação

A gestão de pessoas se faz com uma comunicação capaz de unir equipes e gestores. Dessa forma, o ideal é que ela seja sempre muito clara e objetiva. Assim, cada profissional vai se sentir como parte essencial da companhia.

É neste ponto que entram o diálogo e o feedback, elementos cruciais nessa prática. Acima de tudo, eles fazem com que se tenha um retorno de como cada medida foi recebida pelos colaboradores.

3 – Incentivo ao Trabalho em Equipe

Ainda que se cumpra bem os dois primeiros conceitos, não é garantido um bom trabalho em equipe. Então, é preciso que se desenvolva estratégias para melhorar esse atributo dentro da organização.

Vale lembrar que há muitas pessoas com perfis e pensamentos diferentes na companhia. Dessa maneira, a gestão tem papel essencial ao garantir que os conflitos se reduzam para que se possa colaborar.

4 – Conhecimento como base e Competência

Na prática, a gestão de pessoas trata de analisar e colocar à prova o currículo de um novo talento. Isso quer dizer que ele vai ter que mostrar conhecimento e competência para fazer suas funções.

5 – Aplicações de Treinamento e Desenvolvimento

O último ponto, enfim, aborda questões sobre como o líder deve melhorar os atributos de seu time. Antes de mais nada, ele é quem deve aplicar esses treinamentos para aperfeiçoar as qualidades de todos.

Cabe a este profissional fazer uma análise de cada um dos funcionários para saber seus pontos fortes e fracos. Em seguida, deve propor formas de desenvolver e potencializar os membros do time.

A gestão de pessoas é a chave para o sucesso

Como deu para ver, essa é uma área crucial para uma empresa evoluir no mercado. A princípio, os funcionários são parte vital e devem viver em um ambiente saudável. Do mesmo modo, precisam sentir que a companhia dá o devido valor ao seu serviço.Fazer essa administração ser eficiente, entretanto, não é tão fácil. Afinal, requer que os cinco pilares sejam levados em conta, além de outros fatores. Ainda assim, o resultado é atrair novos talentos e reter eles por muito mais tempo.

Foto de fauxels em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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