Com uma estratégia de conteúdo bem feita, é possível ter bons resultados, mas, também é uma forma de se aproximar do público

Estratégia de conteúdo: saiba como fazer um planejamento para os negócios

A estratégia de conteúdo é uma opção que está em uso para muitas empresas. Assim, é uma forma de atrair mais clientes para os negócios e ter bons resultados. Além disso, cria-se uma ótima relação entre a marca e o público com o marketing.

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O que é a estratégia de conteúdo

Fazer marketing é uma opção que tem sido um grande sucesso para os negócios. Por exemplo, 6 em cada 10 empresas, conseguem aumentar os seus investimentos. Mas, é preciso usar as técnicas certas para chegar longe e seguir alguns passos:

  • Planejamento;
  • Criação;
  • Distribuir.

É preciso estar sempre atento aos resultados para saber se precisa mudar algo. Assim, deve-se ter uma grande dedicação e acompanhamento para dar certo e gerar lucros. Dessa forma, tudo precisa ser feito com uma boa estratégia para funcionar. 

Como começar

Uma estratégia de conteúdo precisa chamar a atenção dos possíveis consumidores. Por isso, antes de qualquer outro ponto, é preciso definir os seus objetivos. Então, irá saber qual caminho deve seguir para obter sucesso com o material.

Pelo estudo de persona, dá para levar em conta pontos como a localização e os comportamentos. Ou seja, saber qual será o estilo dos clientes que deseja atrair para o seu negócio. Por exemplo, se precisa de consumidores jovens, deve-se chamar sua atenção.

Foto: Uma estratégia de conteúdo precisa ser bem planejada para dar bons resultados

Faça um planejamento na estratégia de conteúdo

Nesse começo, é preciso saber qual será o objetivo principal para começar. Dessa forma, se o desejo é gerar leads, aumentar o acesso do produto e entre outros. Para isso, quem deseja criar um blog, por exemplo, deve levar em conta pontos como:

  • SEO;
  • Palavras-chaves;
  • Revisão de texto.

É preciso saber se vai ter uma equipe certa para trabalhar com o que deseja. Mas, também saber quanto de orçamento tem disponível para fazer o planejamento. Assim, quando essa parte estiver definida, já é possível passar para o próximo passo.

Crie conteúdo

Quando se decide quem é a persona e os objetivos, a estratégia de conteúdo, pode ir adiante. Para isso, é um momento pessoal de cada um, com escolhas próprias. No entanto, é essencial que seja relevante para as outras pessoas, ou seja, deve chamar atenção. 

Para esse conteúdo chamar atenção, ele não pode ser algo que pode ser visto em outro local. Portanto, ele pode ser uma novidade, utilidade ou autoridade para a marca. Assim, para essa etapa, uma pesquisa de mercado pode ser uma ótima ajuda.

Distribuição da sua estratégia de conteúdo

Faz parte dessa estratégia fazer com que o conteúdo se espalhe por vários lugares. Porque, ele precisa ser visto ou lido pelos outros para que tenha mais sucesso. Além disso, fazer esse processo de promoção, pode ser feito de forma gratuita com:

  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Blogs.

Alguns escolhem a mídia paga, para promover todo o conteúdo e gerar leads. Assim, isso pode ser feito por meio do Google Ads, Bing e entre outros. Ou até mesmo pelos próprios anúncios do Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. 

Monte um calendário

Para que a sua estratégia de conteúdo funcione, ela não pode ser cansativa. Ou seja, precisa chamar atenção, mas os consumidores não podem se cansar dela. Para isso, é possível fazer um calendário, ainda mais para quem está no começo.

Escolher as datas de publicação e os responsáveis é uma ótima opção para esse momento. Dessa forma, se garante que tenha alguém para publicar e ter atenção aos prazos. Assim, se torna um processo mais seguro e pode gerar mais engajamento.

Veja os resultados da sua estratégia de conteúdo

Com esse ponto, é preciso entender que precisa de acompanhamento sempre. Porque, é necessário saber se a estratégia funciona ou se deve fazer mudanças. Portanto, deve-se ter total atenção aos pontos mais essenciais como esses:

  • Acompanhar os dados;
  • Fazer análises;
  • Definir o que acompanhar.

Dá para se atentar ao que gerou resultados e o que pode ser descartado. Dessa forma, pode ver quais foram e o que foi feito para isso. Então, a estratégia pode continuar até o momento em que ela continua sendo viável para os negócios.

Faça sua estratégia de conteúdo

Dá para ter muitas vantagens ao fazer o seu planejamento completo. Porque, é uma ferramenta essencial para criar uma relação entre a marca e o público-alvo. Assim, quando é feito do jeito certo, traz ótimos resultados para um negócio.

Todas as etapas precisam de cuidado ao serem feitas, para evitar algum erro. Mas, uma vez que dá certo, gera lucros e traz muito mais clientes para os negócios. Dessa forma, uma equipe completa e que entenda de marketing, pode ser bem eficaz.

Image by Freepik

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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