Marketing de experiência: o que é e como aplicar essa estratégia em meu negócio?

O marketing de experiência é uma tendência que tem melhorado a relação da empresa e cliente. Portanto, entenda como funciona e aprenda a aplicá-lo em seu negócio, bem como, veja as vantagens que ele é capaz de oferecer.

Descubra o que é marketing de experiência

Esse tipo de marketing foca em utilizar a emoção dos leads e clientes para conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los. Assim, em todo o processo de compra cria estímulos que geram algum tipo de resposta emocional.

A ideia é entregar ao seu cliente uma experiência marcante. Ou seja, vai além da qualidade do produto e serviço. Aliás, está aplicado desde o momento da compra até quando ele recebe ou usufrui deste bem.

Os 3 v’s

Dentro do marketing de experiência3 V’s essenciais e que fazem parte de todo o processo. Então, são eles:

  • Verdade: sempre basear-se em algo real;
  • Vontade: desperte o interesse do seu público;
  • Valor: por fim, faça com que os clientes sintam essa entrega.

Use como base esses três pontos em todas as suas ações. Com isso, conseguirá criar uma boa relação com seu público. Assim, faz com que sejam mais fiéis à sua marca.

Como esse conceito é visto pelos clientes

Quando se fala de experiência, há formas diferentes de percepção. Ou seja, a sua entrega pode despertar sensações distintas de acordo com o perfil de seu cliente.

Em geral, podem criar identificação, despertar sentidos e sentimentos. Por fim, ainda tem a opção de gerar uma nova ação, que antes não acontecia.

Explore as sensações e sentidos

No marketing de experiência é indicado explorar os sentidos e as sensações. Por exemplo, emocionar e surpreender o público com sua entrega. Assim, aumenta as chances de gerar compras recorrentes.

Para que as ações funcionem da forma esperada é essencial que conheça seus clientes. Afinal, com esse perfil é possível traçar quais as estratégias causam impactos reais neles.

Qual a importância do marketing de experiência?

As ações de experiências são muito importantes para empresas de todos os setores. Isso porque, ajudam a criar conexão com seu público e parceiros. Além disso:

  • Geram emoções nos clientes;
  • Agregam valor para a empresa;
  • Melhora a relação com o público;
  • Destaca-se da concorrência;
  • Melhora o atendimento.

De modo geral, essas ações são bem vistas pelo público. Afinal, mostram que a empresa não se preocupa apenas em vender, mas em gerar uma experiência boa e única.

Impacto de uma experiência ruim

Neste ponto, vale ainda lembrar como um processo ruim pode impactar suas vendas. Por exemplo, se um cliente tiver uma impressão negativa de sua empresa, as chances de comprar novamente são mínimas.

Quando a experiência é positiva, o cliente vira promotor. Ou seja, é comum que divulguem sua marca e comentem com pessoas próximas sobre a entrega. Com isso, promovem sua empresa e despertam o interesse.

Foto: O marketing de experiência ajuda a fidelizar seus clientes

Dicas para aplicar o marketing de experiência

Aplicar este marketing em seu negócio é mais simples do que imagina. Então, veja dicas que vão ajudá-lo a implementar essa estratégia:

  • Inove em sua entrega;
  • Incorpore a ideia na cultura da empresa;
  • Aposte na relação com o cliente;
  • Use apoio, como chatbots;
  • Reformule os pontos de vendas;
  • Dê destaque nas entregas.

No marketing de experiência a criatividade e inovação são essenciais. Afinal, a intenção é surpreender seu cliente de forma positiva. Portanto, diversifique nas ações para alcançar esse objetivo.

Online e offline

Vale lembrar que essa conexão com o cliente deve acontecer de forma online e offline. Assim, você deve criar estratégias que abordem cada uma das etapas de compras, para fidelizá-los.

Vantagens para seu negócio

Apostar neste tipo de marketing faz diferença no dia a dia de seu negócio, bem como, melhora as vendas e a relação com os clientes. Então, entre as principais vantagens estão:

  • Fideliza os clientes;
  • Gera identificação;
  • Melhora os feedbacks da empresa;
  • Atrai um novo público;
  • Cria conexões.

Todos os benefícios citados são pontos buscados por empresas de todos os segmentos. Portanto, pense nas estratégias que podem ajudá-lo a atendê-los e ter os resultados esperados.

Fidelização

Vale destacar como o marketing de experiência ajuda a fidelizar os clientes. Aliás, segundo pesquisas, para as empresas, o custo de manter um cliente é de 5 a 7 vezes menor do que conquistar um novo. Ou seja, ajuda a otimizar seus gastos e gerar vendas.

Ainda, um cliente fiel também costuma divulgar sua marca de forma orgânica. Então, você também estará fortalecendo uma vertente de marketing sem custos para seu negócio.

O marketing de experiência veio para ficar?

Não pense neste tipo de marketing apenas como uma tendência, mas sim como uma ação permanente em sua empresa. Afinal, criar essa conexão com seu público sempre trará resultados positivos.

Conheça quem são seus clientes, as expectativas que possuem e os surpreenda. Dessa forma, as chances de venda aumentam e seus feedbacks serão mais do que satisfatórios. Então, seja qual for seu negócio, aposte nesta estratégia.

Foto: Customer created by freepik

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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