Os influenciadores digitais tem uma grande influência sobre o público na internet, o que pode gerar mais vendas para o seu negócio

Como usar os influenciadores digitais na sua estratégia de marketing?

Os influenciadores digitais produzem conteúdo na internet e tem um grande poder de influência sobre o seu público seguidor. Desse modo, entenda como usar tamanha popularidade e alcance a seu favor para gerar ótimos resultados para a sua marca.

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Você sabe o que são influenciadores digitais?

Os influencers são pessoas que conseguem influenciar o público por meio das redes sociais e uma forte presença digital. Aliás, hoje em dia, esse universo não está restrito apenas a indivíduos reais, como:

  • Felipe Neto;
  • Carlinhos Maia;
  • Kéfera;
  • Carlos Magno;
  • Jade Picon.

Um exemplo disso é Lil Miquela, influenciadora e modelo com mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram. Mesmo que seja apenas um avatar, tem uma grande audiência e faz publicidade em sua conta para marcas de beleza, bem como, de roupas.

Outro perfil de sucesso de um digital influencer inusitado é o gato Chico, do perfil Cansei de ser gato, que também já estampou campanhas publicitárias para empresas de ração e produtos para pets. No Instagram, a sua conta possui 578 mil seguidores.

Os influenciadores digitais tem um forte poder de influência sobre o seu público seguidor. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Como usar influenciadores digitais no plano de marketing?

O potencial dos influenciadores digitais é alto e não se restringe somente às grandes marcas. Dessa forma, até mesmo pequenos negócios têm levantado a questão de como usar o marketing de influência para obter bons resultados.

É preciso que o influencer seja o mais adequado a sua estratégia e porte de empresa, a fim de que possa investir de modo mais assertivo. Já que não é só contratar alguém para divulgar seus produtos ou serviços, requer alguns cuidados para ser bem-sucedido.

Estude o perfil do digital influencer

Antes de definir quais influenciadores digitais mais combinam com a sua empresa, verifique a fundo as suas contas e publicações para que não fujam muito dos valores do seu negócio.

Suponha que você tenha uma loja que vende apenas produtos veganos. Logo, começa a analisar o perfil de um influencer que posta muito conteúdo de fast food e alimentos de origem animal.

Contratá-lo para divulgar a sua marca seria uma péssima escolha, afinal, os seguidores dele sabem que ele não consome itens de origem vegetal. Portanto, seria um erro fatal para a sua estratégia digital de marketing.

Pesquise por influenciadores digitais do seu nicho

Encontre um influencer que atue no mesmo mercado que você. Seguindo o exemplo acima, se a sua marca vende produtos veganos, o mais adequado é associá-la ao perfil de alguém que seja adepto ao veganismo e que levante essa bandeira nas redes sociais.

Dê liberdade de criação de conteúdo ao influencer, mas não em excesso

É importante dar espaço para que o digital influencer crie uma estratégia de conteúdo para a sua marca, mas é essencial oferecer a ele antes um briefing. Ou seja, escreva tudo o que deseja que ele mencione ao divulgar o seu negócio.

Depois que ele definir como vai ser o post, é fundamental que você dê o aval sobre a publicação. Isso para que a mensagem chegue ao público da melhor maneira, a fim de não destoar do tom e linguagem que a sua empresa usa com a própria audiência. 

Pesquise os trabalhos anteriores dos influenciadores digitais e os cases de sucesso antes de contratar um influencer para a sua marca. Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Conheça o mídia kit do influenciador

Um mídia kit traz informações essenciais sobre os influenciadores digitais, isso porque, mostra:

  • dados sobre o público seguidor do profissional;
  • trabalhos realizados;
  • cases de sucesso.

A partir disso, tem-se uma visão mais clara sobre quem é o influencer e se ele é o ideal para divulgar a sua marca nas redes sociais. Por exemplo, suponha que o seu público-alvo são mulheres acima de 25 anos.

Não seria adequado contratar um digital influencer para melhorar a sua reputação digital que se comunica, em geral, com seguidoras adolescentes. Por isso, leve esse aspecto em conta para não errar em sua estratégia.

Quais as vantagens de contratar influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são ótimas apostas hoje em dia, já que podem engajar mais pessoas para o seu negócio, gerar consciência de marca e converter mais vendas.

Encontre o perfil mais adequado de profissional com as dicas acima e aplique o marketing de influência para obter os melhores resultados para a sua empresa.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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