Criar conteúdo relevante é a melhor maneira de atrair o seu público, portanto, aprenda como produzir esse tipo de material

Conteúdo relevante: saiba como criar e atrair o interesse do seu público

Criar um conteúdo relevante na internet não é fácil, isso porque, já existe uma grande quantidade de informações na web. Portanto, é essencial focar na criatividade e buscar ser o mais original possível para ficar na primeira página do Google.

O que é um conteúdo relevante?

É aquele que se destaca em relação aos demais, ou seja, é o que mais atrai a atenção dos usuários. Em resumo, são textos ou vídeos de qualidade.

Não é apenas criar um conjunto avulso de palavras, mas algo que agregue informação. Pois, essa é uma forma de levar conhecimento para outras pessoas. 

Quando você lê um artigo na internet e pensa como ele é interessante, nota-se que este é um conteúdo relevante. Afinal, conseguiu prender a sua atenção e o seu foco, algo que um texto irrelevante não faria.

Um ponto de vista diferente dos demais é o que mais atrai o público. Aliás, essa é uma das características de um post de qualidade, como você vai ver a seguir. 

Saiba o que pode ser usado para validar seu conteúdo

O que traz validade para um argumento é o seu posicionamento bem definido. Em outras palavras, ele não deve ficar “em cima do muro”. Por isso, é essencial produzir algo que reflita os seus valores e interesses.

É importante que um conteúdo relevante traga fatos verídicos e com comprovação. Além disso, precisam ter base em fontes de confiança. Já que, isso agrega valor ao que você diz no seu blog, perfil ou canal de qualquer plataforma. E isso, gera autoridade a sua marca.

Use fatos em sua criação de conteúdo

Para um texto ter valor, ele precisa ter boas fontes de pesquisa. Porque, isso mostra que a pessoa que criou a matéria se preocupou com a verdade. 

Aplique o seu conteúdo relevante na prática

O argumento de valor precisa se conectar com a realidade. Dessa forma, após a pessoa ler ou ouvir, a intenção é que ela possa colocá-lo em prática. Ou seja, que ele possa contribuir de alguma maneira para a vida dessa pessoa.

Uma dica importante é buscar o que o seu público-alvo deseja e atender a essa demanda. Assim, você produz algo que realmente atraia a atenção dele.

4 dicas para criar um conteúdo relevante

Agora você já sabe o que é, como identificar e a maneira de validar um conteúdo de qualidade. Então, neste momento, veja algumas sugestões, a fim de criar um material de interesse:

  1. Saiba o que a sua audiência precisa;
  2. Atente-se aos assuntos mais populares;
  3. Conheça blogs que sejam especialistas em seu nicho;
  4. Analise a concorrência.

1 – Saiba o que sua audiência precisa

Quem entende o próprio público, sabe reconhecer as suas dores, bem como os seus interesses. Dessa forma, produz materiais de sucesso com base nisso. 

2 – Atente-se aos assuntos mais populares

Um recurso muito interessante são as trends das redes sociais. Isso porque, elas revelam no que as pessoas estão interessadas hoje. Dentro dessa realidade, é mais fácil produzir um conteúdo relevante com foco no que o público quer ver.

3 – Conheça blogs que sejam especialistas no seu nicho

Um especialista possui mais propriedade em um tema, porque ele estuda para isso. Portanto, ele pode ter ideias que vão te ajudar na sua criação de conteúdo. 

4 – Analise a concorrência 

O que deve fazer parte da rotina de um produtor de conteúdo é a análise dos concorrentes. Com isso, você conhece as últimas tendências do seu próprio nicho. 

Tenha constância na criação de conteúdo

O que você mais encontra na internet são cursos e formas milagrosas para produzir conteúdos relevantes. Mas, o que muitas vezes não dizem é que para ter sucesso, é preciso ser constante. Aliás, com isso, o seu foco se mantém.

Isso faz com que se tenha sempre em mente os seus objetivos. Também te ajuda a refletir mais sobre como alcançar cada um deles. Então, é essa disciplina que te incentiva a não desistir no meio do caminho até atingir a sua meta.

Muitas vezes, produzir um conteúdo relevante é difícil, exige trabalho. No entanto, traz resultados satisfatórios no fim. Além do mais, nada é mais gratificante do que alcançar aquilo que se almejou.

Ser constante também ajuda a fidelizar o seu público. Dessa forma, uma frequência de postagens faz com que os visitantes confiem cada vez mais em você e no material que produz.

Esteja atento para criar conteúdo relevante

Como você já percebeu até aqui, produzir bons textos e materiais exige muita pesquisa e dedicação. Além disso, requer originalidade, afinal, é isso que o usuário busca.

Siga as dicas e crie algo que você domine bem. Assim, será possível que o visitante perceba a sua paixão pelo tema e isso, sem dúvida, vai atrair a atenção do mesmo e vai fazer com que ele se interesse por outros posts relevantes da sua página.
Caso continue tendo dificuldades na criação de bons materiais, entre em contato com quem mais entende do assunto, os profissionais do marketing de conteúdo.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.