O plano de negócio é elaborado como um instrumento para levantar capital de potenciais investidores, banqueiros e outros credores.

Como criar um plano de negócio sem complicação

Os investidores confiam no plano de negócio para avaliar a viabilidade antes de financiá-lo. Por isso que são comumente associados à obtenção de um empréstimo. Mas, há várias razões convincentes para considerar escrevê-lo, mesmo que você não precise.

Criação do plano de negócio

Criá-lo é um exercício inestimável para esclarecer suas ideias. Portanto, pode ajudá-lo a entender o escopo do seu negócio, bem como a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para começar.

Avaliando ideias

Se você tem várias ideias em mente, criar um  plano para cada uma pode ajudá-lo. Pois irá concentrar seu tempo e energia naquelas com maior chance de sucesso.

Pesquisar

Para desenvolver uma estratégia para sua empresa, você precisará pesquisar seu cliente ideal e seus concorrentes. Pois, essas informações ajudarão a tomar decisões mais estratégicas.

Recrutamento

Seu plano de negócio é uma das maneiras mais fáceis de comunicar sua visão a potenciais novos contratados. Portanto, pode ajudar a aumentar sua confiança no empreendimento, especialmente se você estiver nos estágios iniciais de crescimento.

Parcerias

Se você planeja se aproximar de outras empresas para colaborar. Nesse sentido, ter um olhar geral e claro de seu ponto de vista, seu público e sua estratégia tornará muito mais fácil para eles identificarem se sua firma é adequada para eles.

Formatos de planos de negócios

O plano de negócio pode abranger de uma a várias páginas com gráficos e relatórios detalhados. No entanto, não há uma maneira de criar um plano de negócios. Mas, o objetivo é transmitir as informações mais importantes sobre sua empresa para os leitores.

Existem alguns tipos comuns que vemos por aí. Então, veja quais são os principais que existem mas não estão limitados somente a estes:

  • Plano de negócio tradicional;
  • Plano de negócio enxuto;
  • Plano de negócio sem fins lucrativos.

Estes são os mais conhecidos, confira em mais detalhes como e cada um. Sendo assim, conhecer cada tipo lhe ajudará e escolher o melhor modelo para o seu projeto.

Plano de negócio tradicional

Estes são os mais comuns. Pois, o plano de negócio tradicional leva mais tempo para serem escritos e podem ter dezenas de páginas. Portanto, empresas de capital de risco e credores pedem esse plano. 

Plano de negócio enxuto 

Um plano de negócio enxuto é uma versão mais curta de um clássico. Segue o mesmo formato, mas inclui apenas as informações mais importantes. Então, as empresas usam esse plano para integrar novas contratações ou modificar os planos existentes. 

Plano de negócio sem fins lucrativos. 

Um plano de negócios sem fins lucrativos é para qualquer entidade que opere para benefício público ou social. Abrange tudo o que você encontrará em um plano de negócios tradicional, além de uma seção que descreve o impacto que ela planeja causar. 

Por exemplo, uma marca de alto-falantes e fones de ouvido que visa ajudar pessoas com deficiência auditiva. Os doadores geralmente solicitam esse plano. 

Erros comuns ao escrever um plano de negócio

Outros artigos nunca lhe diriam o que estamos prestes a dizer: seu plano de negócio pode falhar. A última coisa que você quer é tempo e esforço para ir pelo ralo. Evite estes erros comuns:

Péssima ideia de negócio. 

Nem toda ideia vai ganhar. Mas, às vezes, sua ideia pode ser muito arriscada e você não conseguirá financiamento para ela. Outras vezes é muito caro ou não há mercado. Procure ideias de pequenas empresas que exijam pouco dinheiro e evitem os custos altos. 

Nenhuma estratégia de saída.

Os investidores que leem seu plano de negócio querem saber se seu projeto lhes dará dinheiro. Então, se você não mostrar uma estratégia de saída ou um plano para que eles saiam do projeto com o máximo de lucros, você terá pouca sorte em encontrar capital. 

Equipes desequilibradas.

Um ótimo produto é o custo de entrada para iniciar. Mas uma equipe incrível o levará ao topo. No entanto, muitos negligenciam uma equipe equilibrada. Eles assumem que os leitores querem ver os lucros potenciais, sem se preocupar em como irá fazer isso. 

Se você está lançando uma nova ideia de software, faz sentido ter pelo menos um desenvolvedor ou especialista em TI em sua equipe. 

Faltam projeções financeiras.

Seus números são a parte mais interessante para os leitores, portanto, não deixe de fora seu balanço patrimonial, demonstrativos de fluxo de caixa e demonstrativos de renda. 

Inclua sua análise de ponto de equilíbrio e cálculos de retorno sobre o investimento para criar um plano de negócio bem-sucedido.

Erros de ortografia e gramática. 

Algumas empresas acham que contratar um editor profissional é um exagero. A realidade é que todas as melhores organizações têm um profissional revisando seus documentos. 

Se alguém encontrar erros de digitação ao ler a estratégia do seu projeto, como eles podem acreditar que você irá administrar uma empresa de sucesso?

O plano de negócio oferece uma base sólida para o crescimento

Um plano de negócio pode ajudá-lo a identificar os próximos passos claros e deliberados para o seu projeto, mesmo que você nunca planeje atrair investidores. Mas, pode ajudá-lo a ver lacunas em seu plano antes que elas se tornem problemas. 

Se você escreveu um para uma nova ideia de negócio on-line, uma vitrine de varejo, expandindo seu negócio estabelecido ou comprando um negócio existente, agora você tem um guia completo e as informações necessárias para ajudá-lo.

Blog CV do Fábio

Quer ficar por dentro das experiências digitais no meio digital? Então, acesse o site CV do Fábio para acessar mais notícias sobre negócios.

Foto de fauxels em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.