O CMS é como um solucionador de problemas para quem não entende nada de programação ou precisa de uma otimização em seu site

CMS: entenda como ele pode ajudar a sua empresa

O CMS existe para te ajudar e facilitar a edição, organização, publicação de conteúdos e até mesmo fazer algum tipo de modificação em seu site. Mas antes, entender como usá-lo da melhor maneira e porque é tão útil adquiri-lo para a sua empresa é importante.

O que significa o CMS?

Content Management System é um termo em inglês, cuja tradução é Sistema de Gestão de Conteúdo. Trata-se de um sistema online que autoriza pôr um site no ar de um jeito prático e rápido. Entretanto, o seu maior diferencial é a chance de gerir conteúdos ativos de um modo fácil. Assim, conserva um site de qualquer segmento que seja, e que precisa de uma atualização contínua. 

Quais são as suas principais funções?

Para produzir e publicar quaisquer tipos de conteúdo online tem bastante elemento por trás. Como consequência, o aprender desenvolvimento desse sistema é primordial para que tudo isso aconteça. Portanto, algumas das suas principais funções são:

  • edição de texto;
  • publicação de páginas;
  • instalação de plugins.

Estas são apenas algumas das muitas funções, assim como, sistema de vendas e controle de estoque, nos casos de e-commerce, entre outras.

Como funciona?

Com a utilização de um CMS não é necessário digitar os chamados códigos front-end ou back-end. Da mesma forma, esses códigos são duas partes essenciais de um site moderno. O primeiro é a parte do que os usuários que a visitam podem visualizar. O segundo é o banco de dados e as funcionalidades deste. Diante disso, ele permite que um editor de conteúdo crie a página do site e que todo o seu conteúdo seja colocado online.  

Como escolher um CMS?

Diversos pontos devem ser observados antes de se escolher um, pois para cada site há um que funcione melhor. Por isso, priorize o que é realmente importante para você no momento em que tiver de fazer sua escolha. Então, tenha em mente qual é o tipo que você necessita, o design que você quer, as funções que você precisa, o quanto você está disposto a investir e se futuramente outros recursos serão requeridos.

Como migrar de um para outro?

Mas se o que você precisa é migrar para um novo, acima de tudo realize um backup do seu banco de dados e das informações, bem como busque o suporte do novo Sistema de Gestão de Conteúdo, uma vez que, a grande parte possui algum tipo de tutorial que possa ajudar novos clientes.

Como iniciar o uso de um?

É preciso, em primeiro lugar, hospedar a instalação de um CMS e para isso você precisa de uma empresa de hospedagem. Depois, fazer a escolha de um domínio e registrá-lo. Agora é o momento de instalá-lo em sua conta de hospedagem. Desse modo, você pode entrar no blog pelo domínio e iniciar a produção e criação. Inclusive, se você ainda precisar criar um site, existem várias ferramentas na internet que podem te ajudar.

O CMS é perfeito para quem busca uma ferramenta que cuide de todo o processo de criação e edição de um site. Imagem de Rawpixel no Rawpixel

Quais são as vantagens do CMS?

Há diversas vantagens em adquirir um CMS para gestão de conteúdo e entre eles estão: fácil uso, fácil manutenção, quantidade de recursos adicionais, fácil criação, possibilita uma otimização de busca orgânica, velocidade no carregamento, versátil para qualquer tamanho ou tipo de projeto, do mesmo modo tem um custo baixo de manutenção e para atualizar.

Como escolher a melhor hospedagem?

Estabeleça qual tipo de hospedagem você quer entre as 4 que existem: em nuvem, compartilhada, servidor dedicado e VPS. Logo depois, diminua o leque de opções para as empresas melhores avaliadas do campo, que dão suporte ao Sistema de Gestão de Conteúdo que você procura. Por último, verifique atendimento, preços e recursos e aprenda a como criar metas inteligentes para aplicar. 

Por que a sua empresa precisa de um?

O uso de um CMS possibilita que você edite e crie blogs ou sites de quaisquer gêneros sem que seja necessário entendimento sobre programação. E para isso, é de extrema importância, atender os seus usuários e disponibilizar recursos precisos.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.