A ideia de persona está em alta e você pode estar perdendo vendas por não conhecê-la, porque ela representa o seu potencial cliente

Persona: por que seu negócio precisa desse conceito?

A persona é uma peça essencial para o seu negócio e representa o seu cliente ideal. Sobretudo, é usada como ferramenta para criar um perfil de um potencial comprador. Por isso, é interessante que você saiba mais sobre ela.

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O que é persona?

É a representação semifictícia de uma pessoa que tem dúvidas e necessidades reais. Ou seja, ela se baseia em dados como comportamento, desafios, motivações, objetivos, entre outros aspectos. Também orienta na estratégia de conteúdo do seu marketing.

Qual é a diferença para público-alvo?

O público-alvo, em contrapartida, é a definição de um segmento de pessoas com atributos em comum, enquanto o perfil de cliente ideal é bem específico em cada aspecto sobre o provável comprador.

Por que a persona é essencial para o seu negócio?

Ela é essencial para quem trabalha com estratégia de marketing digital visando atrair novos compradores. Desse modo, saber quem é o seu potencial cliente é necessário para que mais pessoas conheçam o seu serviço ou produto. 

Observe alguns pontos do porquê você precisa deste conceito no seu negócio:

  • ajuda a descrever suas estratégias de marketing que irá focar no público certo;
  • mostra o tipo de conteúdo relevante para atingir os objetivos esperados;
  • define o tom e o estilo do texto.

É crucial enviar a sua mensagem para as pessoas certas e com a criação da persona, você conseguirá alcançar o seu propósito. Aliás, deve ser uma das primeiras etapas da empresa criar uma, mesmo que ainda não tenha clientes.  

Objetivo de se ter uma persona

O objetivo é criar um perfil que resuma os aspectos primordiais dos clientes para que a empresa crie estratégias alinhadas ao seu público e para que estejam aptos a atendê-lo no que precisam.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona para o seu marketing empresarial, você precisa responder algumas perguntas acerca da pessoa que representa seu cliente. Faça uma pesquisa profunda e obtenha dados dos atuais, analise tudo, estruture e compartilhe com a sua equipe. 

Como pesquisar dados para criá-la?

Você pode usar os dados pessoais dos clientes que você já tem ou elaborar um questionário para ser respondido com perguntas para saber mais sobre a personalidade deles e os hábitos, por exemplo.

Quais são os tipos de personas?

Existem alguns tipos diferentes e cada uma tem um propósito diferente que são o proto, brand, audience e buyer persona. Esta última é a mais comum e representa o comprador ideal.

Para que serve uma buyer persona?

Ela se baseia nas pesquisas profundas que você já fez e ela serve para que a sua empresa possa entender melhor o seu cliente e o que ele quer exatamente. Em outras palavras, é o nome dado ao público que o marketing B2C quer alcançar.

Quantas personas você pode criar?

Com os dados obtidos será fácil avaliar quantos tipos de perfis existem e por meio disso, quantificar o número de personas que devem ser criadas, porém, é preciso que haja uma estratégia persuasiva para cada uma delas.

Crie estratégias para o seu futuro comprador

Não se esqueça de criar estratégias de marketing para alcançá-la. Faça uma otimização de layout de um site, promova campanhas com mensagens mais atrativas, produza conteúdo e invista em e-mail marketing.

Crie conteúdos específicos para a sua persona

Ela deve estar sempre presente no seu planejamento, assim como nas metas e objetivos de suas campanhas. Antes de tudo, defina para qual persona o seu conteúdo será destinado e o que é mais importante para ela, pois ela irá observar os tópicos onde você publicar.

Invista no seu perfil ideal de cliente

Desperte a curiosidade e chame a atenção dele com a sua comunicação, mas faça isso de forma certeira com foco no seu provável comprador. 

Image by lookstudio on Freepik

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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