O customer success tem foco em ajudar os clientes a atingirem o sucesso e pode ser criado um setor dentro da empresa voltado para ele

Entenda a importância do Customer Success para a sua empresa

O customer success é um conceito que impacta o avanço do negócio quando se tem um setor totalmente voltado para ele. Antes de mais nada, entenda como conquistar o sucesso do seu cliente de forma relevante e que aumente o lucro da sua empresa.

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O que é customer success?

A tradução do inglês significa sucesso do cliente e surgiu com as empresas SaaS para manter seus clientes por mais tempo.

É uma área específica que visa às necessidades dos clientes e onde busca causar satisfação que, em consequência, gera fidelidade. 

O que significa o sucesso do cliente?

Significa se certificar que tudo ocorreu bem e que ele teve uma experiência muito boa. Assim como, causa-se fidelização dos clientes e conquista de novos compradores. 

O que o customer success faz?

Ele mantém e educa o cliente com frequência, de modo a promover sua visão de negócios às preferências e exigências particulares dos seus clientes.

Customer success como departamento

O ideal é que exista um setor próprio e que tenha foco em ajudar clientes a atingirem o sucesso. Ou seja, o ponto é manter os clientes fiéis, desse modo a probabilidade deste cliente comentar sobre sua satisfação com mais pessoas é muito grande. 

Métricas do customer success

É indispensável acompanhar as métricas dos clientes e fazer uma análise para expor o resultado positivo. Portanto, pode-se adotar o Consumer Insight como também as seguintes métricas: 

  • Health Socre;
  • Churn;
  • Vendas adicionais ;
  • Ativação;
  • NPS, Net Promoter Score;
  • LTV, Lifetime Value.

Dessa maneira, para se fazer uma ótima gestão das principais métricas é essencial que você tenha domínio do percentual da taxa de churn.

Taxa de churn

A taxa de Churn, em síntese, é calculada quando se divide os clientes que foram movimentados por um período, depois pelo número que se tinha no início desse período.

Como funciona o customer success na prática?

Assim que a empresa fecha a venda com o cliente a equipe do CS fica responsável em dar continuidade. Eles entram em contato com o cliente, fazem o onboarding e depois o ongoing.

O que são o onboarding e o ongoing?

O onboarding é considerado o momento inicial do relacionamento em que é necessário que o cliente seja instruído sobre o que precisa fazer, bem como, ter sucesso com a solução. Logo depois, o ongoing acontece e tem por objetivo garantir que o cliente alcance o propósito proposto na etapa anterior e que obtenha sucesso na jornada do cliente.

A jornada do cliente no customer success

A somatória do marketing de experiência que o cliente tem desde o primeiro contato até após a venda é chamada de jornada do cliente. Assim, nela contém todas as etapas pelas quais o cliente passou pela empresa.  

Quais são as etapas da jornada do cliente?

O acompanhamento da jornada do cliente é fundamental para se ter a certeza se o cliente obteve sucesso ou não. Por isso existem quatro etapas principais, que são: onboarding, adoção, escalada e renovação.

Vantagens em aplicar o customer success no seu negócio

Já ficou claro que objetivo do CS é preservar os clientes e a receita da empresa, mas existem outros benefícios que a sua empresa poderá experimentar, como:

  • Engajamento dos clientes;
  • Maior expectativa de receita;
  • Crescimento de novos clientes;
  • Melhora das taxas de fidelização.

Estas foram apenas algumas vantagens apontadas quando se tem uma equipe voltada para a satisfação do cliente no pós-venda. Então, ver o cliente como um aliado instiga a sua empresa também a ter sucesso.

Qual é a diferença entre com suporte ao cliente?

Ao passo que o customer success vai até o cliente em busca de feedbacks e para assegurar que ele teve uma excelente experiência, o suporte ao cliente atende as dúvidas que aparecem de uma exigência que o cliente aponta.

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Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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