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Melhor profissional de SEO do Brasil

Meu nome é Fábio Gomes e sou profissional de SEO comentando sobre esta área que já atuo há vários anos. Neste artigo vou falar sobre os requisitos que são necessários para se tornar o melhor profissional de Marketing SEO do Brasil.

Este profissional que desempenha ações para otimizar sites e blogs para mecanismos de busca, é chamado de profissional de SEO. Este perfil é um dos mais procurados entre as diversas especialidades do marketing digital, mas muita gente ainda não sabe exatamente quais são as atribuições dessa função.

Este conteúdo visa trazer um pouco do que é preciso para ser considerado o melhor profissional de SEO baseado nos mais de 200 projetos de marketing de conteúdo e marketing de busca que participei.

O marketing de busca é uma das mais importantes dimensões do marketing online, já que se você não é encontrado nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, dificilmente irá gerar a exposição necessária para alavancar seus negócios online.

É nesse ponto que o profissional de SEO entra em cena. Este profissional é o responsável pela aplicação das técnicas de Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca, no site e seu conteúdo. Mas não é só isso, é fazer o site aparecer usando técnicas em que você não precisa pagar por palavras ou leilões nessas plataformas, o caso de mídias pagas, como Google Ads e Bing Ads.

Um site não aparece entre as primeiras posições do Google por acaso. Para que isso aconteça, é necessário aplicar uma série de técnicas, tanto no desenvolvimento do conteúdo do site, quanto na sua inserção no ambiente online.

O responsável de SEO é justamente o profissional responsável pela a elaboração das estratégias de posicionamento nas ferramentas de busca e aplicação das diversas técnicas nas diversas etapas do projeto de SEO.

O que o melhor profissional de SEO precisa saber?

Primeiro, que ele não precisa saber tudo, mas precisa saber onde encontrar as respostas. É muito comum alguém se apresentar como Guru da área e tentar arranjar uma solução rápida e fácil para resolver problemas sem se basear em histórico e fatos.

Conhecimentos de Inglês

A maior parte dos artigos e blogs de referência e atualizações em marketing, estão em inglês, por isso, dominar a língua é muito importante para quem deseja seguir carreira em SEO. Sem isso, você estará fadado a ficar desatualizado e sem condições de competir com outros profissionais da área. Existe sempre a opção do Tradutor do Google, mas webinars e workshops estrangeiros ficarão de fora do seu aprendizado, caso não desenvolva essa área.

Google Analytics

Todo e qualquer profissional de marketing digital precisa conhecer profundamente os conceitos de web analytics e ferramentas como o Google Analytics. Para monitorar os resultados do trabalho de otimização de sites e blogs e refinar suas estratégias é necessário dominar essa ferramenta de forma técnica e aprofundada.

O Google Analytics possibilita que você saiba exatamente tudo o que acontece com seu site, incluindo:

  • Número total de visitantes, visitantes que retornaram ao seu site e os que o visitaram apenas uma vez;
  • Origem do tráfego: o Analytics mostra de onde os acessos do seu site estão vindo;
  • Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Metas e conversões: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
  • Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
  • Marketing: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.

Conhecimentos de Programação

Embora a atividade de um profissional de SEO não envolva diretamente a questão de programação, é essencial para o diagnóstico de SEO ter noções básicas de HTML, serviços Web, JavaScript e XML – Já que alguns fatores de posicionamento dos sites nas SERPs envolvem questões estruturais do site que precisam ser avaliadas.

A equipe de SEO técnico é a responsável por pontos importantes de um site, como:

  • Desempenho;
  • Usabilidade;
  • Estrutura de informações,
  • Código-fonte limpo.
  • Eles têm, ainda, que se antecipar às atualizações ou mudanças de algoritmos que influenciam no projeto SEO.

Conhecimentos de Google Search Console

Também conhecido como Google Webmaster Tools é um serviço gratuito para webmasters gerenciado pelo Google. Ele permite que os webmasters verifiquem o status de indexação e otimizem a visibilidade de seus sites.

  • Enviar e verificar um sitemap e também ajuda os webmasters a verificar se há algum erro com o sitemap;
  • Verificar e definir a taxa de rastreamento e visualize estatísticas sobre quando o Googlebot acessa um site específico;
  • Escrever e testar um arquivo robots.txt para ajudar a descobrir acidentalmente as páginas bloqueadas no arquivo robots.txt;
  • Listar páginas internas e externas vinculadas ao site;
  • Obter listas de links que o Googlebot teve dificuldade para rastrear, incluindo o erro que o Googlebot recebeu ao acessar os URLs em questão;
  • Ver o que as pesquisas de palavras-chave no Google levaram ao site listado nas SERPs e as taxas de cliques dessas listagens;
  • Receber e gerenciar notificações do Google sobre penalidades manuais;
  • Verificar os problemas de segurança, se houver algum com o site; (Site invadido ou ataques de malware)

Conhecimentos de Indexação

O processo de indexação é o processo de como o Google entender os conteúdos e os classificam para uma melhor representação, em geral, são descritas três operações básicas inerentes à atividade de indexação, sendo elas:

  • Análise – leitura e segmentação do texto para a identificação e a seleção de conceitos;
  • Síntese – construção do texto/contexto com os conceitos selecionados;
  • Representação – ou tradução, por meio de linguagens representativas em diferentes formatos.

No contexto da indexação de busca, os metadados são dados que informam aos mecanismos de busca o assunto de uma página da internet. Frequentemente, o título e a meta descrição é que são exibidos nas páginas de resultados dos mecanismos de busca e não o conteúdo da página de internet visível para os usuários.

Conhecimentos de ferramentas de Crawling e Tracking

Várias ferramentas podem fazer este trabalho de crawler/identificação de páginas e conteúdos.

Como não é possível saber o total de páginas de sites que existem na internet, os bots rastreadores começam por uma semente, ou uma lista de URLs conhecidos. Então, rastreiam primeiro as páginas desses URLs e, ao fazê-lo, encontram hiperlinks para outros URLs que são adicionados à lista de páginas que rastrearão a seguir.

Devido ao vasto número de páginas da internet que poderiam ser indexadas para pesquisa, esse processo poderia durar quase indefinidamente. Um web crawler, no entanto, segue determinadas políticas que o tornam mais seletivo quanto a quais páginas rastrear, em que ordem devem ser rastreadas e com que frequência devem ser rastreadas novamente para verificar se há atualizações de conteúdo.

Também existem crawlers que utilizam destes bots para identificar links quebrados, páginas com erros de performance, serviços, arquivos etc. Ferramentas que o profissional de SEO precisa conhecer.

Conhecimento de erros e serviços de performance de servidor

Saber se o site é rápido é o básico, mas fazer comparativos de performance por páginas, imagens e arquivos HTML, CSS e javaScript é outro diferencial. Mais do que usar plugins para tentar solucionar os problemas, é necessário entender o porquê daquilo e como é feito por trás. Somente assim terá um entendimento real se a solução está realmente resolvendo os problemas.

Além disso, é necessário conseguir conversar com as pessoas de infraestrutura para solucionar erros 404, 300, 3001 e 500+.

Conhecimentos de produção de conteúdo para internet

O profissional de conteúdo SEO precisa entender de jornada de compra, persona, estágios de funil, e técnicas de copywriting para conseguir criar um enredo de relevância ao público, informando sobre o produto e/ou segmento em questão, ao mesmo tempo que aplica estratégias de otimização, como:

  • Palavras-chave;
  • Campo semântico;
  • Links internos;
  • Links externos;
  • Estruturação do HTML;
  • Estrutura do conteúdo.

Outros fatores que devem ser levados em consideração na produção de conteúdo são a persona e a profundidade do tema abordado, que é dividida como topo, meio ou fundo de funil. Além disso, é importante que ele convença o leitor a completar sua jornada e se tornar um cliente ou um lead qualificado.

A equipe de Estratégia SEO é responsável pelo gerenciamento do projeto. Seus profissionais deverão conhecer o cliente e seu segmento para, assim, conseguirem traçar as ações mais assertivas.

Além disso, há uma análise e seleção de palavras-chave que deverão ser trabalhadas no conteúdo a ser publicado. Tais termos devem oferecer as melhores chances de boas posições nos resultados de buscas do Google.

Marketing Digital 

O SEO não funciona sozinho, muito pelo contrário, ele é altamente integrado a outras áreas do marketing online, portanto, a formação do profissional de SEO começa justamente pelo conhecimento de todas as áreas do marketing digital para que você tenha uma visão global do marketing.

Falar sobre SEO é difícil

O profissional de SEO deve se aproximar o máximo possível de todos os stakeholders. Conversar e alinhar as expectativas do negócio, necessidades técnicas e de conteúdo. Deixar claro que é um projeto amplo, fortemente ligado com a capacidade da organização de enfrentar diferentes cenários no futuro.

Profissional de SEO não é barato

…Mas te economiza muito dinheiro.

Alguns clientes procuram um consultor ou agência de SEO para trabalhar num projeto com o seguinte pensamento: “O Google é de graça, por que devo gastar tanto com SEO? Por que eu deveria pagar para estar no Google”

De fato, se você quer aparecer no Google é de graça, se você quer aparecer em posições de destaque, ou você paga por elas, ou você paga para otimizar. A principal diferença é que o tráfego orgânico é mais sustentável a longo prazo do que a mídia paga. Se você quer aparecer rápido e ser sustentável ao mesmo tempo, terá que arcar com as duas estratégias.

Esse pensamento é justificável em alguns casos, dependendo da maturidade digital do cliente.

SEO demanda capacitação, ferramentas e acompanhamento constante do mercado onde o cliente está inserido. Nada disso é barato. Afinal, tempo é dinheiro também. Com isso, você já sabe identificar o melhor profissional de SEO do Brasil, talvez do mundo.

Quer conhecer um pouco do meu trabalho? Fale comigo aqui!

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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