A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo (CDL – SP) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para proteger, orientar e defender os direitos dos lojistas associados à instituição. Mas, além disso, também funciona como um hub de soluções para seus associados e é o principal provedor responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito no estado de São Paulo fazendo parte do “Sistema CNDL“, um sistema associativo que desenvolveu o SPC Brasil.
Criada por um grupo de empresários, a CDL surgiu para unir esforços e criar um clube que defendesse os interesses dos empresários locais. Inicialmente, a ideia principal era encontrar maneiras de vender no crediário (em longo prazo) e utilizar a troca de informações como uma das formas de combater a inadimplência.
Cadastro de Proteção de Crédito
Com essa junção de empresários, gerou-se, então, o Cadastro de Proteção de Crédito. Uma rede de informações que continha dados sobre clientes inadimplentes, a que as demais empresas associadas poderiam ter acesso e verificar dados de qualquer consumidor.
Dessa forma, os empresários poderiam vender no crediário, pois contariam com a segurança das informações compartilhadas para saber se aquele cliente, em específico, possuía o nome sujo na praça e se possuía histórico de dívidas entre comerciantes.
Estratégia de marketing digital na CDL
Quando iniciamos o trabalho não tínhamos um site e nenhuma ferramenta de automação de marketing. Todo o processo era focado apenas na prospecção Outbound. Nosso desafio era conseguir atrair leads nos canais digitais, sejam site ou redes sociais trazendo relevância para o nome CDL São Paulo e geração de leads recorrentes.
Briefing de objetivos da empresa para os próximos anos
Antes de colocar a mão na massa foi necessário algumas reuniões e alinhamentos sobre produtos, clientes e processos da empresa como um todo.
Neste processo entendemos como a aquisição entraria no processo e por onde seria trabalhado no funil.
Nesta etapa sentiu-se a necessidade de trabalharmos um ICP.
Desenho de ICP, Persona e Público-alvo
O ICP (Ideal Customer Profile) ou perfil de cliente ideal ainda estava com os vendedores, neste processo foi atualizado e documentado os perfis, juntamente com as personas e seu público alvo que viria a ser trabalhado posteriormente nas outras campanhas e no planejamento de conteúdo.
Planejamento de conteúdo e SEO
O conceito de planejamento de conteúdo é muito bonito e ótimo para garantir previsibilidade à estratégia de conteúdo. Porém, não é o tipo de documento que deve ser preenchido uma única vez e então ser armazenado para não ser revisto nunca mais. É algo que precisa ser transformado em ação.
Foi aí que começamos a ter uma definição consistente junto à equipe de conteúdo para ter postagens de conteúdos recorrentes e pensando em uma estratégia de SEO completa integrada com o público que gostaríamos no site.
Com isso começamos a ter um crescimento constante todos os meses:
![](https://cv.fabiog.com.br/wp-content/uploads/2021/08/image.png)
Nessa estratégia, foi importante também produzir, além dos conteúdos de atração – que são aqueles que solucionam as dúvidas ou se tornam referências nas buscas da web , conteúdos que fizessem a persona ir para fase de consideração e até mesmo se interessasse em webinars que foram produzidos.
Nesta etapa, já estávamos em quase meio milhão de impressões orgânicas, ou seja, sem pagar por anúncio no Google.
![](https://cv.fabiog.com.br/wp-content/uploads/2021/08/image-1.png)
Reestruturação do site e Automação de Marketing
Para conseguir converter os visitantes que estavam chegando, foi necessário fazer ajustes para uma ter uma boa performance e páginas que ajudassem o leitor a converter em uma ação, de contato com a CDL.
Neste processo também foi necessário executar uma integração completa com a ferramenta Hubspot Marketing e CRM integrado com Sales Force.
A HubSpot é uma das ferramentas líder em automação de marketing que sempre recomendo para os meus clientes.
Com ela, é possível extrair resultados de forma completa e integrada quando falamos de leads em canais digitais. Como foi iniciado o planejamento e ação da metodologia de Inbound Marketing, a HubSpot disponibiliza vários tipos de recursos de interação, conversão e análise de dados que possibilitam gerar e monitorar leads e aumentar as oportunidades de vendas.
Estruturação da campanha de mídia paga
Enquanto a campanha de SEO iria sendo trabalhada, não podíamos esperar o resultado apenas dela, foi feito um trabalho de mídia paga, onde foram trabalhados anúncios em Google Ads, LinkedIn Ads, Facebook e Instagram Ads.
As campanhas variaram de acordo com os objetivos do momento, seja divulgação de eventos, tráfego para blog, tráfego e conversão para landing pages e etc.
Uma estratégia não elimina a outra. Trabalhar marketing digital é trazer a melhor estratégia para aquele objetivo ou objetivos no plural.
Com todas essas métricas o projeto não pára por aí, é apenas o começo de uma jornada de sucesso. A CDL São Paulo continua a oferecer seus serviços com qualidade para quem precisa e continuo fazendo com que as pessoas encontrem suas soluções de maneira prática e rápida, junto à essa equipe incrível que é o time CDL-SP.
- Para fazer parte do time da CDL São Paulo acesse aqui!
- Para conhecer os serviços de cobrança e análise de crédito, veja aqui!
- Para falar comigo, entre em contato!
Imagem de Albrecht Fietz por Pixabay