Como criar uma marca forte na era digital: dicas de digital branding

O digital branding é um termo cada vez mais comum no mundo do marketing digital. Assim, com o crescente peso da presença online das empresas, a gestão da marca em uma presença digital tornou-se vital para o sucesso dos negócios.

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O que é digital branding?

O digital branding é a gestão da marca no ambiente digital, que inclui todas as interações online da empresa com o público. Veja em seguida, uma lista com os canais principais:

  • website;
  • rede social;
  • aplicativos móveis;
  • e-mail marketing;
  • outros canais digitais. 

A meta é criar uma imagem positiva da marca, promovendo-a de forma relevante aos clientes por meio de conteúdo criativo, engajamento social, anúncios online, SEO, bem como, outras técnicas.

Qual a importância do digital branding?

A presença online é cada vez mais relevante para o sucesso dos negócios. Isso porque, com mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet em vários canais, as empresas têm um alcance global sem precedentes para o marketing do seu negócio.

A concorrência online, no entanto, também é acirrada, o que torna vital a criação de uma imagem forte e única da marca. Nesse sentido, o digital branding permite que as empresas se destaquem na multidão, com uma conexão emocional positiva e com foco.

Como construir uma estratégia de digital branding eficiente?

Para criar um plano de digital branding eficiente, é preciso seguir 8 passos vitais para o sucesso:

  • definir o propósito da marca;
  • conhecer o público-alvo;
  • criar uma identidade visual forte;
  • focar em vivências positivas para o cliente;
  • usar storytelling para criar conexões emocionais;
  • ser consistente em todas as interações da marca;
  • manter um diálogo constante com o público;
  • adaptar o plano de branding conforme necessário.
O digital branding ajuda a posicionar a sua marca na Internet, bem como, na mente dos clientes. Imagem de MK +2 no Unsplash

Como definir o propósito da marca?

Antes de construir uma ação de branding, é vital ter um propósito claro para a marca. Dessa forma, defini-lo ajudará a guiar todas as decisões e a construir uma imagem autêntica e coerente. 

O que fazer para definir o público-alvo?

Uma das estratégias centrais de branding é conhecer bem o público-alvo. Isso porque, é útil entender suas urgências, desejos, valores e condutas para criar mensagens de marca relevantes e significativas. 

Conhecer o público-alvo também ajuda a checar os canais de comunicação mais eficazes para alcançá-los. Afinal, a sua marca deve estar onde o seu público está.

É importante criar uma identidade visual forte no digital branding?

A identidade visual é uma parte decisiva do branding. Pois, é o que permite que a marca seja reconhecida de forma fácil pelos clientes. 

Uma identidade visual forte e autêntica deve ser coerente em todas as interações da marca e transmitir a sua figura e os seus valores.

Por que é importante focar em experiências positivas?

Gerar vivências positivas para o cliente é uma das melhores formas de criar uma conexão emocional com a marca. Nesse sentido, isso pode incluir aprimorar o trato com o cliente, oferecer produtos de qualidade e criar uma estratégia de conteúdo envolvente e útil.

Como fazer o uso do storytelling na sua estratégia de digital branding?

As pessoas se conectam com histórias que tem emoção. Por isso, usar storytelling pode ser uma poderosa forma de branding. As histórias devem ser reais, relevantes, bem como, envolventes para criar conexões fortes com o público.

O seu plano de branding digital é responsável por tornar a sua marca única no universo online. Imagem de Christin Hume no Pexels

De que forma você deve interagir com a sua audiência no digital branding?

Ser consistente em todas as interações da marca é essencial para construir uma base forte e conhecida. Mas, isso inclui desde a identidade visual até a mensagem e o trato com o cliente.

É necessário manter o diálogo constante com o público no digital branding?

As empresas devem manter um diálogo constante com o público para construir relações duradouras. Então, esse processo pode ser feito por meio de mídias sociais, e-mails, pesquisas, entre outras formas de interação. 

O diálogo ajuda a entender melhor as urgências do público-alvo e a construir uma imagem mais autêntica, assim, se diferencia da concorrência com vários tipos de marketing.

Você pode usar uma estratégia única de digital branding para seus clientes?

A estratégia de branding deve ser adaptada conforme necessário para se manter relevante e eficaz. As empresas devem estar atentas às mudanças no mercado, nas tendências e nos hábitos do público para ajustar seu plano de marca.

Quais os principais benefícios do digital branding?

Uma estratégia de digital branding eficaz pode trazer diversas vantagens para as empresas, como:

  • maior exposição da marca;
  • aumento da confiança dos clientes;
  • melhora do engajamento do público.

Uma presença forte e consistente online ajuda a construir o reconhecimento da marca, tornando-a mais célebre para o público. Assim como, uma imagem positiva e autêntica e ajuda a construir a confiança da audiência.

Essas ações, crescem as chances de eles fazerem negócios com a empresa. Por fim, com um plano de digital branding bem executado pode criar um engajamento significativo com o público, o que aumenta a fidelidade à marca e recomendações.

Vale a pena investir nesse modelo para o seu negócio?

O digital branding é uma parte vital para o sucesso das empresas na era digital. Portanto, a gestão eficiente da marca em um ambiente online pode trazer diversos benefícios para os negócios, como maior exposição.

Além da confiança dos clientes e engajamento do público. Para construir uma estratégia eficiente, é preciso definir a identidade da marca, criar um plano de conteúdo relevante e investir em anúncios online, bem como, SEO.

As empresas que investem nesse modelo têm a oportunidade de se destacar na multidão, criando uma conexão emocional positiva com o público e construindo uma imagem forte e única da marca.

Imagem de Austin Distel disponível em Unsplash.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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