Uma boa comunicação interna gera um bom clima na empresa e estimula o engajamento da equipe, o que reflete no atendimento

Uma boa comunicação interna pode trazer mais produtividade para a empresa?

A comunicação interna é um fator muito importante para a gestão de pessoas e o sucesso de uma equipe. Por isso, é essencial saber como melhorar esse aspecto a fim de melhorar o clima interno e alcançar mais eficiência no trabalho.

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O que é comunicação interna?

A comunicação interna se traduz na estratégia para transmitir as mensagens de forma clara entre os indivíduos de uma companhia. Isso vale tanto para as ordens vindas dos superiores como para a colaboração entre os membros do mesmo nível hierárquico.

Esse diálogo é essencial para que todos se mantenham alinhados em relação às suas atribuições, bem como, quanto aos valores da empresa em que trabalham. Além disso, permite que todos saibam como criar metas inteligentes.

Isso também torna mais fácil a transmissão de conhecimento entre os membros da equipe, o que torna o dia a dia mais produtivo. 

A comunicação interna é essencial para que todos estejam cientes de suas tarefas dentro da empresa. Imagem de fauxels no Pexels

Qual a importância da comunicação interna em uma empresa?

A comunicação interna é de vital importância para manter o engajamento da equipe, uma vez que permite que todos se conscientizem de sua importância dentro da empresa. Além desse ponto, veja a seguir outras razões para se preocupar com esse aspecto.

Alinhamento da equipe

Uma comunicação clara faz com que fique mais fácil organizar as tarefas em um projeto, e assim evita problemas como atrasos e retrabalho. Afinal, cada pessoa envolvida tem a exata noção daquilo que precisa entregar. 

Fora isso, a comunicação interna é vital para que haja uma consciência dos impactos que uma falha pode acarretar a toda a equipe. 

Melhora na produtividade

Ao passo que cada um sabe quais são as suas atribuições, é possível atingir uma maior produtividade no trabalho, uma vez que todos cooperam entre si para completar as tarefas. 

Isso ocorre porque as pessoas se sentem mais abertas a conversar e expor suas dúvidas e dificuldades. Assim, se uma das partes está sobrecarregada, pode solicitar ajuda para poder concluir suas tarefas dentro do prazo.

Clima organizacional

Uma boa comunicação interna leva a um ambiente de trabalho mais saudável, uma vez que evita mal entendidos entre os envolvidos. Dessa forma, gestores e subordinados têm espaço para expor suas ideias e debater as melhores formas de solucionar problemas. 

Como reflexo, há uma melhora na imagem da empresa perante os clientes, pois isso impacta na forma como é conduzido o atendimento. Afinal, todos estão alinhados em relação aos procedimentos e aos valores da companhia. 

Uma comunicação interna eficiente pode trazer mais produtividade para o time. Imagem de Fox no Pexels

Como melhorar a comunicação interna na empresa?

Ações simples, como simplificar os processos e estimular a interação entre os setores podem melhorar muito a comunicação interna. Aliás, essa está entre as habilidades para um profissional melhor no mercado.

Muito embora a divisão em setores seja importante para organizar fluxos, isso não deve se tornar um obstáculo para que haja a troca de informação quando é necessária para a conclusão de uma tarefa. 

Logo, o primeiro passo é promover a integração entre os times para que se sintam abertos a procurar outras áreas quando for preciso. Isso reduz etapas e pode acelerar a solução de problemas cotidianos.

Outro ponto importante é aproximar a equipe, ou seja, incentivar os gestores a acompanhar mais de perto o dia a dia da área. Com isso, é possível ouvir de quem está na frente de trabalho quais são os pontos de melhoria.

Por fim, é essencial eliminar a noção rígida de hierarquia, que pode fazer com que as pessoas tenham receio de expor suas dúvidas. Portanto, o ideal é preparar os gestores, inclusive ao indicar bons livros sobre liderança para estudo.

Quais os benefícios de ter uma boa comunicação interna?

A principal vantagem em investir na comunicação interna é aumentar o engajamento e satisfação da equipe. Com isso, os funcionários passam a colaborar mais entre si, o que reduz a rotatividade. 

Como resultado, a empresa consegue reter talentos e por reflexo ter um ganho na produção, uma vez que o time se torna mais experiente e existe a troca de informação.

Logo, essa é uma prática que é boa para todos os membros da empresa, inclusive para os clientes externos, que podem notar quando há um clima saudável. Dessa forma, vale a pena incentivar o diálogo dentro da equipe.

Foto de Diva Plavalaguna em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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