Estudar para prova de digitação

O que são toques líquidos e toques brutos na prova de digitação?

Quando começamos a estudar nos cursos de informáticas, aprendemos sobre windows, office e digitação. Com o passar do tempo começam a inserir siglas e novos termos no dia a dia. Como por exemplo TPM e PPM no Teste de Digitação. Neste artigo veremos o que são os toques líquidos e toques brutos dentro deste cenário.

Os Toques Brutos (TB) correspondem à totalização do número de toques dados pelo candidato, incluindo vírgulas, espaços, pontos e mudanças de paragráfo.

Os Toques Líquidos (TL) serão calculados levandos-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos, segundo a fórmula a seguir:

TL = (TB – Erros ) / Minutos

Os erros serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se um erro cada uma das seguintes ocorrências:

  • inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;
  • falta de espaço entre palavras; espaço a mais entre palavras e letras;
  • falta ou uso indevido de maiúsculas;
  • tabulação desigual; falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.

Prepare-se para a prova

Em alguns casos, como no TJ-MG, em um prova de concurso, será considerado apto na prova prática de digitação o candidato que conseguir 600 (seiscentos) toques líquidos (TL) em 5 (cinco) minutos.

Para cada cargo, será utilizada uma fórmula:

a)    para o cargo de Oficial Judiciário da especialidade Oficial Judiciário:

TL = TB – (erros x 1)/ Minutos

b) para o cargo de Oficial de Apoio Judicial:

TL = TB – (erros x 2)/  Minutos

Lembre-se que quanto mais melhor, tenha uma margem de segurança, tente 160 TL para mais, supere-se.

Na hora de uma prova oficial você irá se deparar com:

  • Nervosismo
  • Monitor diferente do práticado
  • Teclado diferente
  • Pressão
  • Barulhos
  • Concorrência

Uma boa dica aqui é que pratique o máximo que puder antes da prova. Isso quer dizer horas de dedicação. Fazer uma ou duas vezes não te ajudará a aumentar seu desempenho. Aproveite o Teste de Digitação do Fábio G. para acompanhar seu desempenho e evolução a cada treino de seus toques líquidos e brutos.

Você também pode querer ler

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.