teste-digitacao-fabio-g-relatorio-desempenho-produtividade

Como avaliar Desempenho e Velocidade na Digitação

Para começarmos é necessário entendermos o que é desempenho em um conceito geral para depois aplicá-lo em um contexto, no caso, em uma avaliação na digitação.

Desempenho está ligado a maneira como atua ou se comporta alguém ou algo, avaliada em termos de eficiência, de rendimento.

No caso da informática, na digitação, a avaliação de desempenho está diretamente ligado a velocidade em que os dedos teclam e geram conteúdo.

Cursos de Digitação

Em geral, as pessoas procuram cursos de digitação ou curso de datilografia como era chamado anteriormente devido a necessidade comprovar o conhecimento na informática.

Os cursos de informática que oferecem estes curso, visam a postura e a correta posição dos dedos. A velocidade se ganha com o tempo portanto siga estes passos de postura para digitar melhor.

Lembre-se que o que vai te ajudar com o tempo é a postura correta, portanto, se monitore sempre.

TPM (toques por minuto) e WPM (words per minute), o que são e como avaliar?

TPM ou toques por minuto é a unidade de medida que irá avaliar o desempenho baseado em quantos toques ou teclas você consegue pressionar corretamente durante um minuto.

WPM ou words per minute é bem similar ao TPM, porém a unidade principal de medida é a quantidade de palavras por minuto, ao invés de teclas. Hoje em dia é muito mencionado palavras por minuto em speedtests e typetests fora do Brasil.

Em geral as duas unidades de medidas vão ser proporcionais devido a velocidade, quanto mais toques por minuto mais palavras tendem a ser digitadas no mesmo período.

Existem seleções de concurso e provas para cargos que exigem este tipo de habilidade que podem exigir um dos dois ou ambos.

O melhor site para medir sua velocidade de digitação é Teste de Digitação Online, que já está no ar há quase 10 anos e conta com um ranking dos melhores que passaram por lá.

Entenda os gráficos de desempenho de digitação

A primeira exibição é de toques por minuto onde também mostra o valor aproximado de palavras por minuto. Lembrando que quanto menos erros melhor será seu desempenho, considerando que estes erros poderiam ser acertos.

Relatório de desempenho de toques por minuto e palavras por minuto (TPM e WPM)

O teste online também fornece um gráfico de evolução do seu treinamento podendo acompanhar seu crescimento tanto de erros quanto de toques por minuto.

Relatório de desempenho de toques por minuto (TPM e WPM)
Relatório de desempenho de toques por minuto (TPM e WPM)

A linha verde(TPM) indica quantos toques por minuto foi feito e na mesma coluna na cor vermelha (Erros) indica quantos caracteres digitados errados foram cometidos naquele teste.

A média (na cor amarela) fornecida é um valor considerado “ok” para quem utiliza computador no dia a dia. Se você está acima dessa média, Parabéns! Quanto mais rápido melhor será sua produtividade e também sua postura.

Para acessar este relatório você precisa ter praticado pelo menos 2 vezes no site e entrar na página de desempenho utilizando seu e-mail digitado no teste.

Se gostou comente abaixo sua velocidade e diga como você pratica no dia a dia. 🙂

Você também pode querer ler

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.