Descubra o que são branding books, saiba como aplicá-los e quais são os maiores exemplos de sucesso do mercado

O que são branding books e como aplicar o conceito na sua empresa?

Os branding books têm sido cada vez mais utilizados por marcas que querem definir a sua identidade no mercado. Desse modo, se você é um empreendedor e deseja alcançar a meta citada, veja o que é e como aplicar essa técnica. 

O que são branding books?

Conhecido como guia das marcas, os branding books são documentos de identidade visual e textual da empresa. Inclusive, eles são projetados para garantir que o negócio seja visto por todo o público. 

Principais elementos

Nesses documentos, os principais elementos são a história da marca, missão e valores. Além disso, há outros fatores visuais que também possuem grande relevância, como;

  • logotipo e paleta de cores;
  • elementos gráficos e fotografia;
  • tom de voz e mensagem.

São vários os elementos que conseguem compôr esse guia. Desse modo, se você quer aplicar o conceito na sua empresa, o primeiro passo é defini-los bem para alcançar bons resultados. 

Como aplicar os branding books?

Após definir os pontos do tópico anterior para aplicar os branding books, você precisa criar diretrizes. Ou seja, definir como os elementos visuais vão aparecer para o público. Além disso, aplique outros passos, como:

  • definir o tom, voz e linguagem;
  • criar um layout;
  • aplicar uma revisão.

Cada um dos elementos citados são cruciais para que esse tipo de branding dê certo. Desse modo, para não haver dúvidas durante o seu projeto, veja mais sobre cada um deles logo abaixo. 

Criar diretrizes

As diretrizes abrangem diversos aspectos. Afinal, como foi dito, ela se relaciona a tudo que envolva o elemento visual e textual da marca com o público. Então, com ela, você terá que especificar:

É crucial saber que as diretrizes podem ser flexíveis. Ou seja, haverá sempre a chance de aplicar mudanças em um post para rede social, site e mais. Isso porque, o objetivo central dela é sempre se adequar ao cliente.

Tom, voz e linguagem

O tom, voz e linguagem são basilares, porque eles mostram a identidade da marca. Assim, com eles fica mais fácil para o público entender a sua empresa e com isso, se conectar a ela. Mas, para isso, é crucial definir alguns aspectos, como:

  1. Entender a marca;
  2. Ver como ela vai se comunicar com o público;
  3. Determinar o tom de voz conforme o objetivo;
  4. Escolher a linguagem que combine com o público-alvo;
  5. Realizar testes para ver como ela soa.

Tudo que for construído deve ser revisado regularmente. Desse modo, você vai conseguir ver se ele ainda funciona com o público e caso não, o que será preciso mudar para ter bons resultados.

Layout

Para criar esse tipo de branding, você vai precisar definir o seu layout. Isso porque, ele é um aspecto visual que fica marcado na mente do público e transmite de forma rápida a essência da sua marca.

Por norma, marcas famosas usam cores que se relacionam de forma direta com o produto. Por exemplo, o layout de empresas de pasta de dente, muitas vezes, apostam no azul e no branco, já que lembram limpeza.

Revisão do conteúdo

Há diversas etapas que compõem esse tipo de branding. Então, para garantir que tudo fique conectado, lembre-se de revisar todos os pontos para ver se o projeto final combina com o público.

Quais são os melhores exemplos de branding books?

Um bom exemplo de branding books é a famosa Coca-Cola. Afinal, antes ela era um tônico. Mas, hoje, ela é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Ou seja, ela mudou e se posicionou em relação a sua identidade. 
Outras grandes empresas passaram por esse mesmo processo, como a Amazon, Magazine Luiza e muitas outras. Então, se você quer se tornar uma grande líder de mercado, faça uma gestão de marca eficaz para ter bons retornos.

Image by aleksandr_samochernyi on Freepik

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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