Saiba o que é e como funciona o marketing institucional, além disso, descubra as vantagens de aplicá-lo em seu negócio

O que é marketing institucional e como funciona?

O marketing institucional é uma estratégia que foca em construir e melhorar a imagem de uma marca, para torná-la ainda mais sólida no mercado. Por isso, entenda um pouco mais sobre o assunto e saiba como e porque aplicar as técnicas em sua empresa.

O que é marketing institucional?

Marketing institucional ou corporativo é uma vertente dessa área que se dedica à gestão da imagem de uma marca. Nesse sentido, ela pode cuidar ainda:

  • do posicionamento;
  • da reputação da empresa;
  • da identidade e cultura.

É ideal, então, conhecer as técnicas que fazem parte dessa estratégia para aprender como aplicar no seu negócio com o máximo de sucesso.

Qual é o objetivo desse marketing?

O foco principal desse conjunto de táticas é criar uma imagem positiva e sólida no mercado e perante o público. Portanto, veja a seguir mais detalhes sobre o objetivo da técnica.

Identidade da marca

Essa tática de marketing ajuda a definir a identidade da marca, como os pontos conhecidos por:

  • missão;
  • visão;
  • valores.

Ainda assim, ajuda a criar, fortalecer e manter uma imagem positiva da empresa, levando a mesma se tornar uma autoridade ou referência em seu setor.

Com isso, ela eleva à confiança perante seu público-alvo. Isso é vital para atrair clientes, investidores, parceiros, talentos novos para a marca e outros stakeholders.

Relações públicas

De modo geral, as relações públicas possuem um papel crucial neste modelo de marketing, pois envolvem a gestão de laços com a mídia, comunidades e outras partes interessadas. Isso ajuda a controlar a narrativa em torno da empresa e gerenciar crises de maneira eficaz.

Endomarketing

O modelo também se dedica ao público interno da empresa, ou seja, aos membros da sua equipe de trabalho. Afinal, manter todos do seu time engajados e satisfeitos também faz parte dos objetivos da marca.

Do mesmo modo, isso leva a criar embaixadores para os seus produtos e serviços, além disso, de quebra, retém os grandes talentos em seu negócio.

Destaque-se dos demais

Por meio do marketing, as empresas podem se destacar e focar no que as distinguem em relação as outras. Com isso, você pode sair na frente e estourar a possível bolha em que sua marca se encontra, por exemplo.

Quais são as vantagens do marketing institucional?

O marketing institucional oferece diversas vantagens para uma marca, como a melhoria da sua reputação no mercado e perante os clientes. Além disso, pode-se destacar os seguintes pontos dessa tática:

  • fidelização de clientes;
  • destaque no mercado;
  • melhor gestão de crises;
  • maior atração de talentos.

Ainda assim, quando uma marca é vista positivamente no mercado, ela tende a ter acesso a mais chances de negócios, o que a leva a crescer ainda mais. Isso pode levar a um futuro melhor e mais saudável para a empresa.

Por fim, ainda pode-se destacar a maior eficiência em suas estratégias de SEO e SEM, as quais são ainda melhores ao solidificar o seu nome no mercado.

Vale a pena aplicar o marketing institucional?

Graças às suas vantagens, vale, sim, a pena aplicar o marketing institucional. Afinal, esse modelo é sólido e tem diversos cases de sucesso, como a Natura, por exemplo, além da Toyota e do banco Itaú, cada um à sua maneira.

A Ambev também é uma marca que usa de diversas táticas para reforçar sua imagem, já que tende a associá-la a elementos das vidas das pessoas que elas mais amam.

Image by DCStudio on Freepik

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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