Abrir um negócio de consultoria pode ser a melhor decisão da sua vida. Afinal, o setor está bem valorizado no mercado, a renda é boa, não há rotina e há diversos ramos de atuação. Então, acompanhe aqui como iniciar nessa área e ter sucesso nessa empreitada.
O que é um negócio de consultoria?
É uma prestação de serviços em que um especialista de certa área dá conselhos sobre gestão, cria projetos, traça estratégias e ajuda na tomada de decisões de outras empresas. Acima de tudo, esse profissional orienta o seu cliente.
Quem tem muito a ensinar, independente do setor, pode se tornar um consultor e abrir o seu próprio negócio. Assim, hoje em dia, existem especialistas de diferentes ramos:
- Finanças;
- Advocacia;
- Engenharia;
- Marketing;
- Arquitetura e muito mais.
Não basta apenas ter o saber técnico, mas também algumas habilidades para ter sucesso nesse empreendimento. Mais adiante você vai conhecer mais sobre isso.
Áreas de atuação
Para entrar no mercado de consultoria, exige-se do profissional certas competências em algumas áreas, confira:
- Estratégia;
- Gestão;
- Operações;
- RH;
- Assessoria financeira;
- Tecnologia ou inovação.
Um negócio de consultoria se beneficia ainda mais quando tem conhecimento sobre diferentes áreas. Dessa forma, pode-se aconselhar mais empresas, fazendo com que elas alcancem todo o seu potencial competitivo, gerando mais oportunidades de mercado.
Como começar um negócio de consultoria
Quem quer se destacar no ramo, acompanhe com atenção as etapas a seguir e prepare-se para colocar todos os passos a seguir em prática.
1 – Busque se aprimorar sempre
Isso é essencial em qualquer setor de atuação, mas quando se trata de consultoria, é ainda mais importante. Afinal, é o seu trabalho criar soluções para os problemas da sua contratante.
Para dar conselhos e apontar direções, o profissional precisa estar capacitado para tal. Portanto, ao iniciar o seu negócio de consultoria, não fique estagnado ao que já sabe. Ou seja, leia bastante, estude, faça cursos, esteja em constante atualização.
Com isso, você vai atender o seu cliente da melhor maneira, também vai se destacar no mercado e ganhar autoridade na área.
2 – Crie relações
O chamado networking não deve ser subestimado. Isso porque, para conseguir atrair clientela, é preciso ter bons contatos.
Para isso, use as suas redes sociais ou vá direto até as empresas e ofereça os seus serviços.
Uma outra opção é prestar uma consultoria gratuita a um empreendimento. Assim, ao mostrar o seu bom trabalho e resultados satisfatórios, a empresa vai considerar contratá-lo no futuro e ainda poderá indicar você a outras pessoas.
3 – Seja maleável em seu negócio de consultoria
É importante que o especialista ouça o seu contratante. Aliás, essa característica é essencial no momento de criar relacionamentos de trabalho também.
Antes de colocar a teoria em prática, certifique-se de que a sua ideia é viável segundo as necessidades do seu cliente. Você é o especialista, no entanto, esteja aberto a escutar sugestões.
4 – Tenha objetivos
Com metas bem estabelecidas, você saberá para onde ir e o que deseja alcançar. Assim, comece com algo do tipo dobrar o número de serviços prestados dali a seis meses.
Essa é uma maneira de se motivar e também ajuda a não desanimar diante das dificuldades. Então, ao atingir o primeiro objetivo, o consultor vai se sentir mais confiante.
5 – Invista
Para abrir um negócio de consultoria ou qualquer outro, é bom estar ciente do investimento necessário. Por isso, coloque em uma planilha todas as despesas, por exemplo:
- Aluguel do imóvel;
- Infraestrutura do escritório;
- Salário dos colaboradores;
- Eletrônicos.
Negócio de consultoria: o que está em alta no mercado?
A cada dia que passa, as empresas têm buscado por consultorias especializadas, para que elas possam ajudar a enfrentar os desafios atuais.
Isso porque, um profissional de fora, tem um tipo de visão muito mais objetivo, o que contribui para otimizar os processos e trazer inovações.
Um empreendimento que está em busca de melhorias, necessita de um consultor capaz de criar soluções precisas. Dessa forma, os negócios de consultoria mais em alta no mercado hoje são:
- Marketing;
- Tecnologia da Informação;
- Gestão de riscos;
- Consultoria financeira;
- Gastronomia e franquias;
- Meio ambiente.
Marketing é destaque para negócio de consultoria
Quando o volume de vendas de uma empresa está abaixo do esperado, pode ser que o problema esteja na ideia do produto ou serviço em questão. Isto é, o seu conceito não está atendendo a demanda do mercado.
Para solucionar isso, basta um consultor de marketing. Pois ele vai estudar o comportamento dos consumidores, descobrir o que eles querem e a partir disso, vai elaborar estratégias para atraí-los até a sua marca e por fim, fidelizá-los.
Empreenda na área desejada
O mercado de consultoria no Brasil tem aumentado nos últimos anos e o futuro para essa área é promissora.
Independente do setor, mais do que um conhecimento teórico, é essencial que o especialista saiba liderar, bem como seja capaz de motivar toda a equipe da contratante para aplicar as melhorias necessárias.
Um negócio de consultoria de sucesso precisa de todos esses elementos juntos para ganhar espaço no ramo e criar autoridade.